ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: GINCANA ORGANICA
AUTORES: CAMPOS, FABIANO RODRIGUES (IFMT) ; FACHIN, JAKELINE MODESTA ALMEIDA (IFMT)
RESUMO: A MAIORIA DOS ALUNOS APRESENTAM GRANDE DIFICULDADE EM RELACIONAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA ESTUDADO EM SALA DE AULA, COM O SEU COTIDIANO, A DIFICULDADE TAMBÉM ESTA EM IMAGINAR COMO SÃO AS ESTRUTURAS ESTUDADAS NA QUÍMICA ORGÂNICA; PENSANDO EM SANAR, OU AO MENOS DIMINUIR ESSAS DIFICULDADES, VISOU-SE COM ESTE TRABALHO LEVAR O ALUNO A COMPREENDER COM A PRÁTICA,E AUMENTAR O INTERESSE PELA QUÍMICA.O TRABALHO COMPREENDEU NA APLICAÇÃO DE UMA GINCANA DE CONHECIMENTO E INSTRUMENTALIZAÇÃO,ONDE FOI ABORDADO O CONTEÚDO FUNÇÕES QUÍMICAS, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS UMA FORMA DIVERTIDA DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS DA QUÍMICA, INCENTIVANDO A BUSCA PELA PESQUISA, A FIM DE FACILITAR O APRENDIZADO DAS DIFERENTES FUNÇÕES ORGÂNICAS E SEUS GRUPOS FUNCIONAIS BEM COMO SUA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM
PALAVRAS CHAVES: gincana, funções quimicas, quimica organica
INTRODUÇÃO: AS PROPRIEDADES DE ALGUNS COMPOSTOS ORGÂNICOS SÃO CONHECIDOS DE MUITOS SÉCULOS ATRÁS. CADA COMPOSTO ORGÂNICO POSSUI PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS PECULIARES, ISTO SE DEVE AOS DIVERSOS ARRANJOS MOLECULARES QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONA. O ESTUDO DA QUÍMICA ORGÂNICA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER AS DIVERSAS CARACTERÍSTICAS OU PROPRIEDADES E APLICAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, DESTA FORMA, A QUÍMICA ORGÂNICA É ORGANIZADA DE FORMA SISTEMÁTICA, E PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO OS COMPOSTOS ORGÂNICOS SÃO DIVIDIDOS EM FUNÇÕES QUÍMICAS. AS FUNÇÕES QUÍMICAS SÃO COMPOSTAS POR ELEMENTOS QUE POSSUEM PROPRIEDADES QUÍMICAS SEMELHANTE, DESTA FORMA, A DIVISÃO EM CLASSES FUNCIONAIS FACILITA A COMPREENSÃO E O ENTENDIMENTO DESTES GRUPOS DE COMPOSTOS QUÍMICOS.
ESTE TRABALHO PROPÔS UMA GINCANA DE CONHECIMENTOS DENOMINADA “GINCANA ORGÂNICA”, COM O OBJETIVO DE PROPICIAR AOS ALUNOS, ATIVIDADES QUE FACILITEM A COMPREENSÃO SOBRE AS FUNÇÕES ORGÂNICAS, IDENTIFICANDO SUAS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES.
MATERIAL E MÉTODOS: REALIZAMOS UMA GINCANA DE CONHECIMENTO E INSTRUMENTALIZAÇÃO, ONDE FOI ABORDADO O CONTEÚDO FUNÇÕES QUÍMICAS. A GINCANA FOI REALIZADA COM TRÊS TIPOS DE PROVAS: PERGUNTAS E RESPOSTAS, MONTAGEM DE MOLÉCULAS E RELAÇÃO ENTRE FORMULA ESTRUTURAL, A FUNÇÃO QUÍMICA E A APLICAÇÃO. PROCEDIMENTO DA GINCANA: A SALA FOI DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS. OS PROFESSORES FORAM OS MEDIADORES. DESCRIÇÃO DAS PROVAS: PARA A PROVA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS FORAM ELABORADOS DOIS CARTÕES COM CINCO PERGUNTAS RELACIONADAS COM A QUÍMICA ORGÂNICA E AS FUNÇÕES QUÍMICAS. FOI FEITA UMA PERGUNTA A CADA GRUPO, QUE TINHA DE 1 A 5 MINUTOS PARA RESPONDER. CADA ACERTO CORRESPONDEU A 10 PONTOS. O GRUPO PODIA CONSULTAR O CADERNO PARA RESPONDER AS QUESTÕES. NA PROVA DE MONTAGEM DE MOLÉCULAS, CADA GRUPO TINHA QUE MONTAR UMA MOLÉCULA REFERENTE A UMA FUNÇÃO QUÍMICA, QUE FOI DETERMINADA POR MEIO DE SORTEIO. O GRUPO RECEBEU UMA QUANTIDADE DE BOLAS DE ISOPOR SUFICIENTES PARA MONTAGEM DA MOLÉCULA QUE SERÃO COLORIDAS CONFORME LEGENDA PADRÃO. QUEM CONSEGUIU MONTAR A MOLÉCULA PRIMEIRO, MARCOU 50 PONTOS A OUTRA EQUIPE SE CONSEGUISSE MONTAR A MOLÉCULA CORRETAMENTE MARCAVA 30 PONTOS. NA PROVA DE RELACIONAR FORMULA ESTRUTURAL, NOMENCLATURA, A FUNÇÃO QUÍMICA E A APLICAÇÃO, CADA GRUPO RECEBEU 15 CARTÕES DIFERENTES, EM CINCO CARTÕES TINHA, UMA FORMULA ESTRUTURAL, EM OUTROS CINCO CARTÕES UMA NOMENCLATURA DE UMA SUBSTÂNCIA E SUA RESPECTIVA FUNÇÃO QUÍMICA, NOS ÚLTIMOS CINCO CARTÕES TINHA, UMA DETERMINADA APLICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA NÃO REVELADA. CADA GRUPO TINHA QUE RELACIONAR CINCO GRUPOS DE CARTÕES RESPEITANDO A SEGUINTE ORDEM: FORMULA ESTRUTURAL+NOMENCLATURA E FUNÇÃO QUÍMICA+APLICAÇÃO.PARA CADA GRUPO DE CARTÕES DISPOSTOS E ORDEM E COM AS TRÊS INFORMAÇÕES CORRETAS ATRIBUIREMOS 15 PONTOS OU 10 PONTOS SE DUAS INFORMAÇÕES ESTIVEREM CORRETAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO: ANTES DA REALIZAÇÃO DA GINCANA, FOI APLICADA UMA AULA EXPOSITIVA E CONCEITUAL SOBRE O TEMA DA GINCANA (GINCANA ORGÂNICA), VERIFICANDO QUE OS ALUNOS OS ALUNOS POSSUÍAM GRANDE DIFICULDADE NA NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS, SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES QUÍMICAS E NÃO CONSEGUIAM COM FACILIDADE RELACIONÁ-LAS COM SUAS DEVIDAS APLICAÇÕES. FOI SOLICITADO AOS ALUNOS QUE PESQUISASSEM SOBRE O TEMA, NO INTUITO DE QUE ESTIVESSEM PREPARADOS PARA O DIA DA GINCANA. ANTES DE INICIAR A GINCANA OS ALUNOS COMENTAVAM SOBRE SUAS PESQUISAS EM LIVROS E PRINCIPALMENTE NA INTERNET O QUE DEMONSTROU QUE ESTAVAM EMPENHADOS EM SE PREPARAR PARA O DIA “D. DURANTE A GINCANA OS ALUNOS DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE E EMPENHO, QUANDO TINHAM DIFICULDADES, CONSULTAVAM OS MATERIAIS E INTERAGIAM COM OS COLEGAS. VERIFICOU-SE QUE REALMENTE ELES SE PREPARARAM, POIS DURANTE A PROVA NÃO TIVERAM MUITAS DIFICULDADES PARA REALIZÁ-LAS. APÓS A GINCANA, NOTOU-SE A SATISFAÇÃO DOS ALUNOS, EM UM DEBATE ELES APONTARAM TODAS AS DIFICULDADES QUE TINHAM ANTES DESTE TRABALHO, AFIRMANDO QUE A COMPETIÇÃO QUE A GINCANA PROPÔS, OS INSTIGOU A ESTUDAR PESQUISAR E TAMBÉM FACILITOU A INTERAÇÃO E CONSEQÜENTEMENTE O TRABALHO DE EQUIPE, EM QUE AS BARREIRAS DA VERGONHA E MEDO DE ERRAR, FORAM VENCIDAS. ANTES E DURANTE AS PROVAS VERIFICAMOS QUE OS ALUNOS INTERAGIRAM E PROMOVERAM A PESQUISA INDIVIDUAL E COLETIVA ENVOLVENDO O TEMA DA GINCANA, INSTIGANDO OS ALUNOS O INTERESSE, PROMOVENDO UMA MELHOR FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA QUÍMICA ORGÂNICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO. NITIDAMENTE OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS DE FORMA SIGNIFICATIVA APRENDERAM O CONTEÚDO DO TEMA DA GINCANA.
CONCLUSÕES: O ENSINO DA QUÍMICA É COMPLEXO E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO,PODENDO AS VEZES NÃO CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS. O PROJETO GINCANA ORGÂNICA ENVOLVEU OS ALUNOS, DESPERTANDO O GOSTO PELA PESQUISA, ANTES E DURANTE, FAZENDO COM QUE ASSIMILASSEM MELHOR O CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA. CONSEGUIRAM IDENTIFICAR COM MAIOR FACILIDADE AS DIFERENTES ESTRUTURAS, FUNÇÕES ORGÂNICAS, GRUPOS FUNCIONAIS E APLICAÇÃO, E TAMBÉM COMPREENDENDO A GEOMETRIA DAS MOLÉCULAS. PERCEBEMOS UM GRANDE ENVOLVIMENTO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS FAZENDO COM QUE FIXASSEM MELHOR OS CONTEÚDOS,RELACIONANDO-OS COM O COTIDIANO.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, RICARDO, QUÍMICA, V. 03, 6 ED, SÃO PAULO, EDITORA MODERNA, 2004.
PERUZZO, FRANCISCO MIRAGAIA; CANTO, EDUARDO LEITE; QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO, VOL. 03, 3 ED., SÃO PAULO, MODERNA, 2003.
NOBREGA, O. S.; SILVA, E. R.; SILVA, R. H.; QUÍMICA, VOLUME ÚNICO, 1 ED, SÃO PAULO, ÁTICA, 2005.
MACEDO, MAGNO URBANO; CARVALHO, ANTÔNO, QUÍMICA, VOLUME ÚNICO, SÃO PAULO-SP, ED, IBEP. 2000.
SILVA, EDUARDO R.; NÓBREGA, OLÍMPIO S.; SILVA, RUTH H., TRANSFORMAÇÕES E APLICAÇÕES, SÃO PAULO – SP, ED, ÁTICA. 2001.