ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Ensino-aprendizagem da tabela periódica com utilização do bingo.
AUTORES: ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA (IFMT) ; ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA (IFMT) ; ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA (IFMT) ; ENSINO-APRENDIZAGEM DA TABELA PERIÓDICA (IFMT)
RESUMO: O presente projeto desenvolvido em sala de aula, foi com a finalidade da memorização dos símbolos de elementos, massa atômica.Utilizando de atividades práticas que são as que mais prendem a atenção dos alunos e possuem um significado mais amplo quando se refere ao processo de ensino aprendizagem.Neste projeto utilizamos o bingo dos elementos da tabela periódica, com a elaboração das cartelas, com elementos aleatórios totalizando 15 elementos em cada cartela e o sorteio realizado com os símbolos escritos em bolinhas de isopor.O rendimento da aula ocorreu de maneira satisfatória, pois houve uma participação significativa dos educandos e após foi possível perceber uma aprendizagem proveitosa de conhecimento que pode ser utilizado nas aulas seqüenciais.
PALAVRAS CHAVES: ensino, química, bingo
INTRODUÇÃO: O ensino de química no nível básico é, ainda hoje, um desafio para muitos professores e alunos. Percebemos que há uma insatisfação grande por parte dos professores, que não conseguem atingir certos objetivos educacionais propostos e uma desmotivação entre os alunos, que consideram a química uma disciplina difícil. Recentemente, esforços vêm sendo feitos na tentativa de encontrar estratégias para a melhoria do ensino de química. Mediante as dificuldades apresentadas pelos alunos em compreender, entender a forma como a tabela periódica esta estruturada, identificar os elementos químicos representativos por símbolos, e a busca incessante do educador em viabilizar novas formas de aprendizagem de forma diferenciada. Memorizando os elementos e sua localização na tabela periódica. Pretendemos com este projeto facilitar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos que são desenvolvidos em sala de aula. Para isso serão realizadas oficinas de atividades práticas na busca do entendimento mais significativo, oportunizando assim a aprendizagem de forma satisfatória e prazerosa com intuito de sanar possíveis dificuldades, onde “os estímulos são o alimento das inteligências”. Os jogos podem exercitar o raciocínio, facilitando assim os estudos e sendo úteis no favorecimento do intelecto e a memorização de certos conceitos. Pode propiciar auto-estima, apresentando desafios intrigantes e estimulantes, que sejam possíveis de serem superados. E para realizar a motivação são interessante que o educador apresente aulas atrativas com a realização de experiências, jogos, oficinas estabelecendo uma aprendizagem mais significativa.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionados os elementos representativos da tabela periódica para serem utilizados no bingo, possuindo em cada cartela 15 elementos escolhidos de forma aleatória. Nas cartelas estavam apenas os símbolos dos elementos e sua massa atômica. Os materiais utilizados na construção das cartelas forão: Cartolina, papel ofício para imprimir as cartelas, plástico transparente, tesoura, computador, impressora, bolinhas de isopor ( aquelas pequenas), canetinhas coloridas para escrever nas bolinhas de isopor o símbolo do elemento e sua massa atômica, pequenas vasilhas de plástico para guardar as bolinhas de isopor e outra para colocar as peças que foram sorteadas. Foi confeccionado as peças á serem utilizadas no sorteio do bingo estava escrito o símbolo do elemento químico e a massa atômica. Para dar início ao jogo distribuiu-se uma cartela para cada aluno e grãos de feijão para que os mesmos pudessem utilizá-los para marcar os elementos sorteados. À medida que foram sendo chamados os elementos pelo professor os alunos marcaram nas suas cartelas e um dos componentes do grupo do projeto foi organizando os elementos e ou símbolos que foram sorteados para que quando um aluno(a) completasse a cartela, pudesse ser conferido a mesma, definindo assim um ganhador ou prosseguindo o jogo. Sendo que o jogo só acabou quando um aluno completou toda a cartela com os 15 elementos. E para incentivar a participação o ganhador recebeu uma cesta de chocolate, que tem por finalidade estimular os mesmos a participação nas atividades sem medo de errar. Começou o bingo, com 25 alunos na sala de aula, num total foram sorteados 69 elementos químicos, quando o aluno conseguiu preencher toda a sua cartela.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da atividade foi possível perceber a participação satisfatória de todos os alunos, devido a análise subjetiva que foi realizada após a aplicação da atividade, onde os alunos descreveram comentários demonstrando satisfação no desenvolvimento desta atividade prática.
A atividade desenvolvida proporcionou uma aprendizagem significativa, ressaltando uma avaliação positiva quanto à utilização do jogo como facilitador para a aprendizagem, despertando o interesse para a questão da tabela periódica dos elementos químicos e da nomenclatura dos mesmos. Com utilização do “O Bingo dos Elementos Químicos” os alunos memorizaram mais elementos do que eram do seu conhecimento, além da
CONCLUSÕES: O Lúdico enquanto função educativa propicia a aprendizagem do educando, seu saber, sua compreensão de mundo e seu conhecimento. O uso dos jogos e atividades lúdicas em sala de aula é de extrema importância para o processo de ensino – aprendizagem.
Verificamos que o “Projeto: Ensino-aprendizagem da tabela periódica com utilização do bingo” foi um importante meio educacional, quanto ao estudo da tabela periódica, pois proporcionou uma aprendizagem significativa, estabelecendo uma relação entre a prática e a teoria, além de ser prazeroso e estimulando o desenvolvimento integral e dinâmico.
AGRADECIMENTOS: Em especial a todos os colegas membros do projeto, pois sem a cooperação de todos, seria dificil a execussão do trabalho em sala de aula.Todos são vencedores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: • Peruzzo, Francisco Miragaia, 1947- Química na abordagem do cotidiano/ Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto. – 3.ed. – São Paulo: Moderna, 2003.
• Bosquilha, Gláucia. Minimanual compacto de química : teoria e prática / Gláucia Bosquilha. – 2. ed. Ver. – São Paulo : Rideel, 2003.
• UAB| Ciências Naturais e Matemática |As Ciências Naturais na Contemporaneidade.
• KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
• ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das Múltiplas Inteligências. 12a. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
Referencias bibliográficas eletrônicas
• http://www.cchn.ufes.br/ppgp/download/dissertacoes/2007%20-%20ANA%20PAULA%20S%20CAIADO.pdf
Acesso em 27/07/2010
• http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2557337
Acesso em 27/07/2010