ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA

AUTORES: CAVASIN, E.N.S. (IFMT) ; SILVA,C. (IFMT) ; TOSCAN, J. (IFMT) ; FRIEDRICH, N.J. (IFMT)

RESUMO: O presente trabalho objetiva verificar as dificuldades de ensino-aprendizagem em Química com os alunos e docente do 3 ano da Escola Albert Einstein em Guarantã do Norte - MT. Através de questionários aplicados aos mesmos, verificou-se a qualidade do material didático, realização de aulas práticas e existência de laboratório. Concluiu-se que os alunos possuem dificuldades quanto as fórmulas, desenvolvimento de exercícios e assimilação da Química na vida cotidiana. Sentem-se despreparados para enem e vestibulares e desmotivados com a disciplina devido a ausência de aulas práticas e dinâmicas. Possuem laboratório mas a maioria não o conhecem. A formação do docente é diferente da área de atuação. Diante disso fica claro a deficiência na disciplina em questão.

PALAVRAS CHAVES: ensino, química, prática

INTRODUÇÃO: A Quimica é uma ciência presente no dia a dia das pessoas, e todo estudante deveria fazer essa assimilação da Química com o cotidiano. Para isso, a realização de aulas práticas que demonstram a aplicação da Química é fundamental para a eficiência do aprendizado. Assim, o presente trabalho tem por objetivo averiguar o ensino/aprendizagem da Química no Ensino Médio de uma escola pública desse município bem como analisar a realização de aulas práticas e utilização de materiais didáticos diversificados, além da formação docente para atuar na área em Questão.
O ensino da Química é uma grande problematica hoje em dia, pois são poucos profissionais habilitados na área em nossa região, ficando a disciplina a cargo de professores de areas afins ou ate mesmo totalmente fora da área, dificultando o processo de ensino e desestimulando os alunos ao aprendizado, tornando esse aprendizado cansativo e massante.
Essa questão deve ser analisada com cautela, pois a Química é uma ciência de grande importância na vida humana e seu ensino fundamental para o cotidiano. Dessa forma, justifica-se a importância da presente pesquisa, que visa coletar informações sobre esse processo para a evolução do aprendizado.
Por esse motivo se faz necessário uma pesquisa mais profunda no que diz respeito ao ensino da Química, para melhor administração e aproveitamento dos conteúdos, sendo que estes serão de suma importância para o desenvolvimento intelectual do mesmo. Considerando que a Química esta presente no cotidiano de cada indivíduo, nada mais justo e sensato que trabalhar essa ciência de forma mais prática que teórica, utilizando os conhecimentos prévios dos estudantes e os levando a formulação sistematizada dos conhecimentos adquiridos na educação formal.

MATERIAL E MÉTODOS: Sendo a Química uma disciplina de difícil compreensão e muito importante para o dia a dia fez com que se buscasse averiguar como anda o ensinamento dos futuros acadêmicos. Para isso foi feito um levantamento bibliográfico com objetivo de ampliar o conhecimento teórico sobre o assunto. Depois foram realizadas visitas a Escola Estadual de Ensino Médio Albert Einstein para observação in locu da problemática do ensino da Química, a primeira visita para uma análise geral da aplicação da disciplina na instituição, onde se verificou o número de profissionais que ministram as aulas de Química, especificamente o docente que atua no 3º ano matutino, para assim averiguar a quantidade de discentes nessa série.
Partindo desta prévia avaliação foi proposto aos alunos um questionário referente às dificuldades enfrentadas por eles no aprendizado da Química. E com os professores no mesmo dia foi feita uma entrevista para buscar conhecer se os mesmo têm alguma dificuldade para ensinar está disciplina e sua formação acadêmica, a fim de verificar se a área de formação é compatível com a área de atuação, ou seja, a Química.
Conheceu-se a estrutura física da escola em questão com visita ao laboratório com a finalidade de averiguar as condições desse laboratório para realização de aulas práticas.
Após a aplicação do questionário e verificação dos dados obtidos, os mesmos foram compilados e analisados para apresentação dos resultados.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve uma polêmica quanto à existência de laboratório desconhecido pela maioria, que dizem não possuir aulas práticas. O que demonstra que os alunos não conhecem a Instituição por eles utilizada. Isso demonstra que a realidade não é assim tão favorável ao bom aprendizado e que muitas coisas precisam ser mudadas inclusive a maneira pela quais os conteúdos vêm sendo trabalhados.Os alunos sugerem que tem-se aulas práticas, maior qualidade no material didático e um número maior de aulas, para assim sanar as dificuldades por eles apresentadas, e essas seriam.
Quanto a formação da docente é em pedagogia e a mesma não recebeu nenhum curso de aperfeiçoamento na área que atua,sendo que a mesma apenas deu início a um curso de Química mas não conluiu. Denota-se a ausência de preparo e o desinteresse da docente para aulas práticas, inclusive desconhecendo a existência dos instrumentos que possui no laboratório que existe na escola dizendo que o laboratório não tem aparelhos. Porém sabemos que para aplicação de aulas práticas de química no ensino médio podem ser utilizados materiais alternativos diversos e o laboratório não necessita de materiais ou equipamentos sofisticados, mas somente a boa vontade de profissionais para buscar materiais que podem contribuir com o ensino .Quando indagada sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos à mesma diz ser preconceito da disciplina falta de apoio na cidade para poder elaborar aulas mais capacitadas e falta de profissionalismo.A docente sugeriu que se deve preparar os professores de maneira qualitativa oferecer laboratório.Sabe-se que muitos profissionais da educação não sabem utilizar muito dos equipamentos que lhes são fornecidos e por esse motivo muitos não realizam aulas práticas, prejudicando o ensino aprendizagem.

CONCLUSÕES: Foram visíveis as contradições quando se refere à aprendizagem da Química, pois os que dizem não ter dificuldades mostram-se despreparados para prestar um vestibular e os que têm problemas referem-se ao desenvolvimento dos exercícios e fórmulas. A falta de formação específica do professor e a carência de aulas práticas aumentam a problemática. Laboratório existe, mas não é utilizado, a docente diz que por falta de aparelhos,algo que constitui não ser verídico, pois uma aula prática não necessita de aparelhos modernos para uma boa aula. E o laboratório é visivelmente pouco utilizado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AFONSO, A.S;LEITE, L. Concepções de futuros professores de Ciência Físico-Químicas sobre utilização de atividades laboratoriais. Revista Portuguesa de Educação, Braga, 2000, v. 13, n.1, 185-208.