ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Jogos Didáticos: uma ferramenta útil nas aulas de Química
AUTORES: SANTANA, M.A.A., ANDRADE, D. (UFS)
RESUMO: Neste trabalho,foram utilizados jogos didáticos em escolas diferentes,a fim de verificar o ensino aprendizagem dos alunos após as aulas teóricas. Em todas as aulas foram trabalhas ferramentas como:textos, experimentos e por último o jogo. Antes do começo de cada jogo, a turma era dividida em dois grupos.Cada jogo continha perguntas referentes ao assunto abordado e a série trabalhada. Após a aplicação dos jogos didáticos, verificou-se que além da participação espontânea e interativa dos alunos, o aprendizado dos mesmos foi superior ao esperado, ou seja, 95% de acertos. Fica evidente, que os jogos didáticos tiveram papel importante no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se uma alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno.
PALAVRAS CHAVES: jogos didáticos, ensino de quimica e ensino- aprendizagem
INTRODUÇÃO: Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o ensino de química deve se contrapor a velha ênfase na memorização de informações, nomes, fórmulas e conhecimentos como fragmentados desligados da realidade do aluno, sem nenhuma contextualização. Nesta perspectiva, o modelo de ensino CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) tem como objetivo maior contribuir para a formação da cidadania, trazendo a necessidade de renovação na estrutura curricular dos conteúdos, de forma a colocar ciência e tecnologia em novas concepções vinculadas ao contexto social.
Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno.
Os jogos didáticos têm papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois gera um movimento em sala de aula – os alunos escrevem, pensam, conversam, trocam idéias e refletem, promovendo, de forma eficaz, a interação dos alunos.
O objetivo desse trabalho foi de verificar o ensino-aprendizagem dos alunos, após o conteúdo trabalhado e com a aplicação do jogo didático. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas diferentes e em séries diferentes, respectivamente, o 9° ano do ensino fundamental e a 2ª série do ensino médio. Ambas as turmas continha de 27 alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Jogo didático 1- Ludo Químico
Para realizar o jogo,dividiu-se a sala em dois grupos, os quais foram chamados: reagentes e produtos.Este jogo foi trabalhado no 9° ano do ensino fundamental,reações quimicas.Iniciou-se jogando o dado, e a equipe que obteve maior numero iniciou o jogo.Esta jogava o dado, e o numero obtido correspondia a quantidade de casas que o grupo iria percorrer;ao parar na casa tracejada, retirava-se uma carta que poderia conter perguntas ou coringa(volte 2 casas ou avance uma casa),no caso de pergunta,o grupo discutiam sobre a resposta, anotava-se na carta e em seguida liam em voz alta a pergunta e resposta,em caso de acerto ganhavam 10 pontos,em caso de erro, a equipe adversária que ganhava. As cartas retiradas não voltavam ao jogo.Se a equipe parasse na casa lisa (sem ser tracejada) a passagem era livre, não havendo o direito de retirar uma carta. O grupo que atingir o final do tabuleiro ganha 20 pontos. A equipe vencedora é a que atingir a maior pontuação.
Jogo didático 2- Corrida Química
Para a realização do jogo didático: corrida química, a sala foi dividida em duas equipes, respectivamente, verde e amarelo. Os materiais utilizados foram: uma caixa contendo diversas perguntas sobre o assunto abordado, um apito, bolas de assopro, uma tabela de acertos e um caneta esferográfica. A corrida foi feita em dupla. Quando as duplas estavam preparadas, o juiz apitava dando inicio a corrida, os participantes corriam para pegar uma bola de assopro. O participante que estourasse a bola primeiro dava a sua equipe uma pergunta, que foi retirada pelo mesmo dentro de uma caixa fechada. O grupo discutia a pergunta, escrevia no papel e caso tivesse correta ganhava um Ponto “X”. Este jogo foi aplicado na 2ª série do ensino médio, após o conteúdo: cinética química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que ambos os jogos didáticos promoveram a interação e participação ativa dos alunos nas discussões das respostas. Logo, o jogo didático tem papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois gerou um movimento em sala de aula – os alunos escreveram, pensaram, conversaram, trocaram idéias e refletiram, promovendo, de forma eficaz, a interação dos mesmos.
Das respostas dadas por ambos as turmas e jogos, o resultado foi superior ao esperado, ou seja, 95% acertos. Os 5% de erros foi devido a troca de conceitos ou formulação mal estruturada das respostas.
Fica evidente que a teoria de Ausubel foi indispensável durante todo o desenvolvimento da pesquisa, contribuindo de maneira significativa na construção da sociedade do conhecimento.
Sendo assim, podemos concluir que o material foi potencialmente significativo, pois os alunos apresentaram bastante interesse durante as aulas.
CONCLUSÕES: Conclui-se que os jogos didáticos são ferramentas úteis nas aulas de química, tornando-se mais uma alternativa de mudança do ensino tradicional, além de promover uma aprendizagem para o aluno, faz com que as aulas não fiquem centradas só no professor, mas também nos alunos.
A aplicação dessa ferramenta foi positiva para o ensino de química, facilitou a aprendizagem, despertou o interesse maior e uma interação entre alunos nos grupos.
AGRADECIMENTOS: Agradeço aos alunos das escolas estaduais: 15 de Outubro e Presidente Costa e silva, assim como as professoras responsáveis por ambas as turmas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: *PERUZO,F.M.,CANTO,E.L. Quimica na abordagem do cotidiano. Vol.2.3ªEd. Editora Moderna.2003.
*PCNEM: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação e do Desporto.
*JESUS, J. A. ; BARBOSA, A. R..A produção e utilização de jogos didáticos para o ensino de química.
*UnB - Maio de 1999, Departamento de Psicologia, Disciplina: Aprendizagem e Ensino. Teoria de Ausubel. Professora: Raquel;