ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: MULTIAMBIENTE DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO SOFTWARE EDUCANDUS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DA QUÍMICA
AUTORES: SILVA, L. P. (UFRPE) ; FREITAS, J. C. R. (UFPE)
RESUMO: RESUMO: Neste trabalho realizamos uma análise do Software Educandus, como parte do programa Professor Conectado, desenvolvido pelo Governo do Estado de Pernambuco. Discutimos as especificações desse software e suas construções para o ensino aprendizado de conteúdos da química nele estudados. Fizemos uma análise de sua aplicabilidade em sala aula e seu desempenho como um multiambiente de aprendizagem da Química. E como resultado, temos que, o Software Educandus em sua metodologia disponibiliza lições onde desenvolvidas de forma tal que o conteúdo pode ser assimilado pelos alunos até mesmo fora da presença do professor. Porém sua apresentação em data show pode não ser muito apropriada para uma aula de 40 min, a menos que a proposta educacional contemple utilização continua deste instrumento.
PALAVRAS CHAVES: software educandus; multiambiente de aprendizagem; ensino de química
INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO:A utilização de novas tecnologias tem se tornado a cada dia parte do nosso cotidiano, por isso torna-se cada vez mais imprescindível que se haja mais discussões voltadas para a inclusão digital e seus meios de acessibilidade as tecnologias de informação e comunicação. Neste trabalho, iniciamos primeiramente as discussões fazendo uma análise da necessidade da inclusão digital e sua relevância para a manipulação das tecnologias da informação, uma vez que nesses últimos anos no Brasil, vários trabalhos (SILVEIRA, 2005; CASTELLS, 1999; SILVA, et al., 2005; LEMOS e COSTA, 2005 e RONDELLI, 2003; MATTOS, et al., 2009) têm surgidos voltados para a discussão desse tema abordando a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação, em seguida fizemos uma abordagem sobre a utilização e contribuição dos softwares educativos, para o avanço do ensino-aprendizado no sentido de se estabelecer novos recursos tecnológicos combinados em um único ambiente de aprendizagem, o que chamamos de multiambientes de aprendizagem, fazendo da sala de aula, uma de sala de aula multissensorial e dinâmica, aproximando-as de outros ambientes de aprendizagem, como laboratórios experimentais, o audiovisual e multimídias, para que com isso se tenha uma maior interação entre aluno-saber, professor-aluno e aluno-aluno. Foi nessa perspectiva que realizamos uma análise do software educativo educandus relativa à sua contribuição para o desenvolvimento do processo de um multiambiente aprendizagem da química nas salas de aulas das escolas publicas de Pernambuco.
MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Os materiais utilizados para a realização da análise propostas por este trabalhado foram: o software Educandos, desenvolvido pelo Sistema de Engenharia Informática Ltda., sediada em Recife e um Note Book, contendo o software. Ambos doados pelo governo do Estado, como parte do programa 'Professor conectado'. Quanto à metodologia utilizada na abordagem deste trabalho consistiu em uma análise do uso dessa ferramenta a partir apresentação proposta pelo próprio programa de software com simulações de aulas especificamente dos conteúdos relacionados ao ensino da química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES:O Software Educandus possui por componentes curriculares, matemática, física, química, biologia e ciências tornando-se uma representação da inovação do material didático tradicional para as novas tecnologias.
Os conteúdos elaborados pela Educandus estão dispostos na linha de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio. E foi desenvolvido numa linguagem simples e objetiva. Baseados em exemplos práticos do cotidiano do aluno, os conteúdos agregam interatividade e dinamismo ao processo de ensino aprendizagem, como para os conteúdos de química (figura 1).
As aulas podem ser visualizadas através de um mapa de acesso, onde, clicando no tema da aula, ao lado abrem-se os tópicos e subtópicos da aula, conforme figura 2.
As navegações no “software” são muito práticas, existindo um menu no inicio de cada capítulo em forma de 'links' com simulação do conteúdos estudados com uma abordagem interdisciplinar, relacionando conteúdos de química com conteúdos de outros componentes curriculares, tais como, Física, Biologia, etc, trazendo para uma realidade virtual, estes links seguem os seguintes passos: Definem os objetivos da lição; apresentando as definições, com simulações e exemplos; apresentam um resumo dos itens que foram estudados, levam a uma lista de questões no fim da lição, com exercícios, envolvendo todo conteúdo estudado; voltam para a página inicial da lição, exibindo todos os tópicos a serem estudados; levam à página aonde se encontram todos conteúdos que se precisa conhecer para trabalhar com o “software”, sai da lição; volta para a primeira página da lição; cronometra o tempo; apresenta dois tipos de calculadora, a simples e a cientifica; apresenta página de notações; e por fim, navegam por toda a página.
CONCLUSÕES: CONCLUSÕES:A metodologia utilizada neste software pode captar bem a atenção do aluno e destacar o que é significativo, ampliando o poder de demonstração do educador e possibilitando a interação aluno x conteúdos de química nele abordados. Porém com relação a sala de aula, sua apresentação em data show pode não ser muito apropriada para uma aula de 40 min, a menos que a proposta educacional contemple a utilização deste instrumento em todas as aulas disponíveis para a disciplina. Contudo, esta ferramenta de ensino, tem boas potencialidades para tornar o ensino-aprendizado da química numa aprendizagem mais significativa e contextualizada, fundada numa abordagem interdisciplinar do conhecimento científico.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: UFRPE, UFPE e CNPq
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 1999. Disponível em: http://www.
scribd.com/doc/19852635/CASTELLS-Manuel-a-Sociedade-Em-Rede-Parte-1. Acessado em dezembro de 2009.
LEMOS, André e COSTA, Leonardo Figueiredo. Um modelo de inclusão digital: o caso da cidade de Salvador. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic.com.br, Vol. VIII, n. 6, Sep. – Dic. 2005.
MATTOS, Fernando Augusto Mansor de; SANTOS, Bruna Daniela Dias Rocchetti; SILVA, Luiz Marcos de Oliveira. Evolução de alguns indicadores de Inclusão Digital no Brasil nos primeiros anos do século XXI. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic.com.br, vol. XI, n. 2, 2009.
RONDELLI, Elisabeth Quatro passos para a inclusão digital. Editora da Revista I-Coletiva, 2003. Disponível em: http://www.comunicacao.pro.br/
setepontos/5/4passos.htm. Acessado em dezembro de 2009.
SILVA, Helena; JAMBEIRO, Othon; LIMA, Jussara e BRANDAO, Marco Antônio. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf. [online], vol.34, n.1, pp. 28-36, 2005.
SILVEIRA, S.A. da. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica Seminários temáticos para a 3ª Conferência Nacional de C,T&I. Parcerias Estratégicas – Número 20, 2005.