ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: BLOG EDUCACIONAL DE QUÍMICA: UM ESPAÇO PARA DISCUTIRMOS ENSINO
AUTORES: MATTOS, T.V. (IFRJ) ; MESSEDER, J.C. (IFRJ)
RESUMO: A Internet, por ser uma ferramenta de fácil acesso, possui ambientes de ensino suportados pelas tecnologias da comunicação e informação e possibilitando investigar a natureza das ações realizadas por alunos, professores e futuros professores de Química. Seguindo essa premissa o blog Química na Sala surgiu com o objetivo de atender aos seguintes propósitos: disponibilizar um canal para que professores e licenciandos em Química possam obter informações úteis para suas aulas; possibilitando a discussão do ensino. Com o blog criado pode-se prever que novas relações de elaboração de conhecimentos sejam desenvolvidas, envolvendo, por exemplo, estudantes e professores de diversas partes do país em torno de uma mesma temática problematizadora na melhoria do ensino de Química.
PALAVRAS CHAVES: blog, internet, ensino de química.
INTRODUÇÃO: As primeiras iniciativas de utilização do computador como recurso de ensino que repercutiram em pesquisas são devidas a Seymour Papert, que coordenou a criação do Logo. A linguagem de programação Logo foi desenvolvida nos anos de 1970 no Massachusetts Intitute of Technology (MIT) com o intuito de criar ambientes nos quais as crianças pudessem aprender a se comunicar com computadores (LUCENA, 1994; GIORDAN, 2008). A Internet tem sido apresentada como uma das mais importantes ferramentas científicas das últimas décadas. Seguramente, o sucesso da investigação científica assenta cada vez mais na troca e disponibilidade de informação e a Internet fala como jamais outro instrumento foi capaz. Milhões de documentos estão disponíveis com o simples clicar do mouse; os próximos anos vão com certeza multiplicá-los permanentemente e, sobretudo, organizá-los em sofisticados índices e bases de dados. Material acumulado ao longo dos anos para uso interno e que os autores nunca imaginaram publicar por impossibilidade financeira, pelo esforço requerido ou pela sua pequena dimensão. É possível acessar todo esse material simplesmente ligando os computadores onde ele se encontra à Internet com simples alterações de formato (FILHO,2000). Infelizmente, a grande maioria dos sites ditos educacionais se limita a transformar longos textos em linguagem estruturada (HTML), com uma ou outra figura. A Internet oferece algo que nenhum outro material é capaz de oferecer: a interatividade! Seguindo essa premissa o blog Química na Sala surgiu com o objetivo de atender aos seguintes propósitos: disponibilizar um canal para que professores e licenciandos em Química possam obter informações úteis para suas aulas e possibilitar discussões do ensino de Química por meio da participação de professores e aluno.
MATERIAL E MÉTODOS: A partir de referências bibliográficas pode-se criar o site e a elaboração de textos teóricos fundamentados nas idéias mais recentes sobre educação química, visando sanar dificuldades relativas aos conteúdos e/ou abordagens destes mesmos conteúdos. Foram usados materiais disponíveis na própria Internet, em artigos, revistas e livros didáticos do Ensino Médio (MORTIMER, 2006). Para criação do blog utilizou-se um servidor gratuito (Blogspot: https://www.blogger.com/start) onde foi possível montar toda a estrutura do blog e fazer a postagem dos conteúdos selecionados. Houve a preocupação de se ter um layout simples, de fácil visualização e organizado, de três colunas para comportar mais informação nas páginas e de fácil acesso. Também houve a criação de vários recursos ou ferramentas disponíveis no próprio servidor onde foram colocados espaços virtuais de interatividade como: chats, mural de recados e links de outros sites relacionados à Química. Dentro desses recursos colocou-se um contador de visitas para uma posterior análise sobre o funcionamento do blog, o quanto ele foi acessado, e que tipo de conteúdo foi mais acessado durante um determinado período. O endereço do blog criado é: (http://quimicanasala.blogspot.com). O blog é dividido em subcategorias: Química Geral, Química Inorgânica, Físico- Química e Química Orgânica. Além disso, foram criados espaços virtuais separados para professores e alunos com objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Química. Com o blog já pronto, buscaram-se parcerias para que o mesmo seja mais divulgado na WEB. O blog “Químico na Sala” visa a discutir a realidade social brasileira através da abordagem de assuntos atuais e da seleção dos conteúdos que permitam ao aluno ter uma visão ampla da Química e de suas aplicações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do resultado obtido pelo contador foi possível observar que o espaço de interação do blog (Twitter) foi o mais acessado com cerca de 130 visualizações e cerca de 50 “seguidores” no período de três meses após a sua criação. A metodologia adotada nessa atividade potencializa as interações inter-individuais, permitindo que o aluno, através do trabalho em equipe, se aproprie de conhecimentos tecnológicos e científicos. A dinâmica de funcionamento de um blog de Química se estabelece através da seguinte estrutura: materiais didáticos online, exercícios; discussões e trabalhos divulgados; pesquisas em jornais, livros e revistas; análise e interpretação de textos; demonstrações práticas em vídeos (EICHELR, 2000). Durante as aulas, os blogs servem para registrar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante seus projetos de estudo, sendo possível enriquecer relatos e textos com links, fotos, sons e ilustrações. A partir da elaboração de blogs, desenvolve-se o hábito para o registro e a divulgação de descobertas e boas iniciativas, tanto de alunos como de professores. Foi possível estimular aos jovens licenciandos, a estratégia para desenvolver a criatividade e dar oportunidade de expressão durante o cumprimento da disciplina Pesquisa em Ensino de Química, presente na estrutura curricular do curso de Licenciatura em Química do IFRJ, campus Nilópolis. O uso do blog Química na Sala abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando o convívio e a aprendizagem dos conhecimentos químicos presentes nos currículos e das tecnologias digitais. O blog é uma nova modalidade de leitura e de escrita, um novo meio de produção de conhecimento e de compartilhamento de informações.
CONCLUSÕES: Observa-se que a Internet é uma ferramenta de fácil acesso, e que possui uma grande interação, produzindo ambientes de ensino suportados pelas tecnologias da comunicação e informação e possibilitando investigar a natureza das ações realizadas por alunos, professores e futuros professores de Química. A partir do blog criado pode-se prever que novas relações de elaboração de conhecimentos sejam desenvolvidas, envolvendo, por exemplo, estudantes e professores de diversas partes do país em torno de uma mesma temática problematizadora na melhoria do ensino de Química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHELR, M.; Del Pino, J. C. Computadores em educação química: estrutura atômica e tabela periódica. Quím. Nova, Dez 2000, vol. 2, no 6, p.835-840.
FILHO, W. P. P. Multimídia: conceitos e aplicações. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 2000.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção dos significados. Editora Unijuí, Ijuí, 2008, 328p.
LUCENA, M. W. F. P. O uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento da educação. Publicações Técnicas ES-301/94. Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ, 1994.
MORTIMER, E. F, Química: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, 171p.