ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA E NECIM: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ALUNOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UFPEL - PELOTAS/RS

AUTORES: SCHNEID, J.K. (UFPEL) ; GOUVÊA, V.A. (UFPEL) ; COSTA, M.F. (UFPEL) ; ÜCKER, M. D. (UFPEL) ; BLANK, D.E. (UFPEL) ; SIQUEIRA, G.M. (UFPEL) ; FREITAG, R.A. (UFPEL) ; GONÇALVES, P.R. (UFPEL)

RESUMO: O projeto Ciência na Escola, desenvolvido pelo NECIM, tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades de ciências nas escolas e incentivar a experimentação no ensino de ciências. Os alunos do projeto têm participação na formação continuada de professores, através do curso de instrumentação para o ensino de ciências. Que oportuniza aos professores da rede pública da região, alternativas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no nível fundamental e uma experiência didática para os acadêmicos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Pelotas/RS.

PALAVRAS CHAVES: projeto, experiência didática, ensino de química

INTRODUÇÃO: O Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática- NECIM foi criado por iniciativa de um grupo de professores de diferentes áreas da UFPEL e IF-SUL, para congregar atividades interdisciplinares envolvendo biologia, química, física e matemática, onde se desenvolvem trabalhos de extensão, ensino e pesquisa, junto aos professores de ciências da educação básica da Região Sul/RS. As ações do NECIM compreendem o Simpósio Sul-Rio-Grandense de professores de ciências e matemática, Feira Regional Sul-Rio-Grandense de Ciências, cursos de formação continuada dos professores de ciências e matemática e curso de especialização em ciências e tecnologias da educação. A formação continuada está constituída de cursos desenvolvidos no núcleo e nas secretarias municipais de educação da região de abrangência da 5ª CRE e 18ª CRE/RS.
O projeto Ciência na Escola, desenvolvido pelo NECIM, tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades de ciências nas escolas e incentivar a experimentação no ensino de ciências. Na área de química o projeto vem sendo desenvolvido desde 2005, com a participação de alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPEL, na organização de experimentos, elaboração de jogos didáticos e a construção de uma tabela periódica interativa.

MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos do projeto têm participação na formação continuada de professores, através do curso de Instrumentação para o Ensino de Ciências: Química e Física de oitava série, onde foram apresentadas aos professores da rede pública de ensino básico de ciências, atividades experimentais de química para o ensino fundamental, tabela periódica interativa e jogo trilha da química, produzida pelos alunos do projeto ciência na escola. Além disso, foi construído um questionário direcionado aos 22 professores, participantes do curso, para que obtivéssemos informações sobre as atividades desenvolvidas nas escolas de origem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos professores (83%) participantes do curso, responderam que a escola de origem não tem laboratório e nem espaço físico de adaptação do mesmo. A totalidade dos professores entende que as atividades experimentais de química, com material alternativo, propostas no curso, são adequadas e de fácil execução na oitava série, assim como os mesmos nunca aplicaram um jogo didático em sala de aula, no entanto a grande maioria (83%) dos mesmos já realizou atividades experimentais na 5ª, 6ª e 7ª série do ensino fundamental.

CONCLUSÕES: O NECIM através da formação continuada, juntamente com o projeto ciência na escola, oportuniza aos professores da rede pública da região, alternativas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem no nível fundamental e uma experiência didática para os acadêmicos do curso de licenciatura em química.

AGRADECIMENTOS: Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática -NECIM/CAVG/IF-SUL/UFPel

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, A.; O show da química: motivando interesse científico. Química. Nova, Vol. 29, 2006, No. 1, 173-178.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. P. dos,; Educação em química compromisso com a cidadania. 2ª edição. Editora Ijuí, 2000.
NÚCLEO DE ESTUDOS DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA – Ações; http://www.ufpel.edu.br/necim/index.php?area=acoes Acesso em 17/06/2010.