ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESPERTANDO O INTERESSE DOS ALUNOS PARA O ENSINO DE PILHAS.

AUTORES: SOBREIRA, H. A. (IFMT) ; SOARES, D. F. (IFMT)

RESUMO: Este trabalho aborda de forma simples uma proposta de aprendizagem significativa para os alunos, utilizando conceitos de eletroquímica apresentados dentro da sala de aula para a elaboração de uma pilha utilizando materiais alternativos. A abordagem do tema foi desenvolvida dentro de um projeto sustentabilidade, onde possibilitou aos estudantes estabelecer uma relação entre energia alternativa e conteúdo no espaço escolar.

PALAVRAS CHAVES: ensino-aprendizagem; experimentos, materiais alternativos.

INTRODUÇÃO: Durante as aulas de eletroquímica, trabalhamos com diferentes conceitos, que tem supervalorizado a transmissão do conhecimento científico através de metodologias que enfatizam a memorização e de conteúdos sem o vínculo com cotidiano. Tornando-se a forma de ensino-aprendizagem empobrecida ou até mesmo equivocada (LOPES, 1996). Este trabalho tem como objetivo, aproveitar a características de pilhas apresentadas em sala de aula, para os alunos do segundo ano do Ensino Médio, abordando os conceitos com a utilização do cotidiano. A principal vantagem de tal atividade reside no fato do aluno aprender a utilizar recursos do cotidiano e a importância dos mesmos, alertando-o para a presença de materiais com características próprias no seu cotidiano. Em adição, o baixo custo de tais experimentos, propicia a sua difusão em escolas de qualquer nível econômico-social, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de um conceito químico presente em sua vida diária (RAITZ e BARICATTI, 2009). O objetivo deste trabalho foi propor uma forma alternativa de ensino-aprendizagem no ensino de conceitos básicoss de pilhas utilizando materiais do cotidiano do aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem foi desenvolvida em oito aulas, dando a seqüência nas seguintes etapas: a) apresentação do tema: Energias alternativas; b) apresentação do conceito de pilhas; c) apresentação dos experimentos; d) conclusões. Na etapa inicial houve o esclarecimento sobre energia alternativa e vários exemplos, esclarecendo diversas dúvidas dos alunos sobre esse tema que está presente na sociedade atual. Logo após procedeu-se a segunda etapa, conceituando pilhas e seu funcionamento, explorando os tópicos como a caracterização dos eletrodos e a diferença de potencial elétrico das substâncias. Logo após separou-se em grupos de cinco alunos para a elaboração de uma pilha utilizando materiais alternativos. Na terceira etapa foram apresentadas as diversas pilhas alternativas produzidas pelos estudantes. Por fim, na etapa de conclusão realizou-se uma discussão sobre a função e a viabilidade desse experimento traçando um paralelo sobre energias alternativas de biogás.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Este trabalho em sala de aula tratava de questões como o significado das energias alternativas e como a Química pode ser uma ferramenta poderosa para a descoberta de tal tecnologia. Durante a discussão sobre as energias alternativas alguns alunos comentaram sobre a utilização dentro da sociedade, a preocupação de haver políticas eficientes para a melhoria do aspecto sustentável de nosso planeta. A partir desse momento despertando o interesse sobre o tema introduziu o conceito teórico de pilha. Durante a aula expositiva muitos alunos não acreditavam que haveria a passagem de corrente elétrica entre os eletrodos. Nesse momento houve a proposta da construção de uma pilha utilizando materiais alternativos, demonstrando a eficiência através de um aparelho eletrônico. A proposta desse trabalho instigou os alunos a pesquisar sobre o tema, selecionando materiais na internet, revistas e livros. Durante a aula de apresentação das pilhas alternativas pôde-se perceber o encantamento dos alunos. Foram feitas 3 pilhas utilizando diferentes materiais, como por exemplo abacaxis, laranjas, carambolas, pregos, moedas, pedaços de metais encontrados no ferro velho, calculadoras e lâmpada de pisca-pisca (figura 1). Visando gerar uma discussão cientifica e uma visão crítica, pediu-se a explicação do fenômeno, bem como a quantidade de energia gerada e as reações que estavam ocorrendo. Os alunos expressaram-se claramente a satisfação da abordagem de conhecimentos químicos com uma aplicação científica com materiais que estão no seu cotidiano. Pelas apresentações constatou-se um desenvolvimento intelectual qualitativo científico. Assim, na elaboração do projeto houve um processo de produção do conhecimento científico alcançando uma maturidade na aprendizagem.



CONCLUSÕES: A utilização de frutas para a geração de energia é uma forma alternativa para ministrar o conteúdo de pilhas. Os alunos mostraram muito interresse sobre o assunto. Através dos conceitos explicados em sala de aula eles conseguiram construir uma pilha utilizando materiais alternativos. Aulas que são contextualizadas, através de realização de experimentos alternativos, é um diferencial para a construção do processo ensino-aprendizado.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do Instituto Luterano de Educação do Parecis (ILEP).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOPES, A. R.C.; Potencial de redução e eletronegatividade, obstáculo verbal; Química Nova na Escola; nº 4; p. 21; 1996.
RAITZ, M.; BARICCATTI, R. A.; Aplicação de conceitos de eletroquímica no ensino médio; www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/617-4.pdf; acesso em 03/07/2010.