ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: OS MEDICAMENTOS COMO CONTEXTO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

AUTORES: FREITAS, C.A.B DE (CESUPA) ; BARRA, I.M.M (UFPA) ; TAVARES, L.C (UFPA)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo utilizar conhecimentos farmacológicos no Ensino de Química Orgânica. Na Isomeria Óptica, as misturas racêmicas presentes em medicamentos podem acarretar malefícios e benefícios à saúde humana, daí vem a importância fundamental das substâncias opticamente ativas, pois assumem na constituição e funcionamento dos seres vivos um papel significativo, como por exemplo, nos mecanismos de ação enzimática (tipo chave-fechadura). Nesse contexto, o uso de conhecimentos farmacológicos no Ensino de Química representa um eficiente método interdisciplinar que pode melhorar o interesse e rendimento escolar dos alunos em relação a esta disciplina. A metodologia deste trabalho consistiu em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo.

PALAVRAS CHAVES: isomeria óptica; ensino de química; medicamentos

INTRODUÇÃO: O ensino de Química para estudantes no ensino médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas (DELIZOIKOV, D. et al; 2002). Dessa forma, o objetivo deste trabalho é a inserir uma metodologia alternativa para o ensino de Isomeria Óptica utilizando conhecimentos de Farmacologia, para que o conhecimento química seja relacionado com o contexto social dos educandos. Os diversos arranjos espaciais das moléculas são estudados na Isomeria Óptica, na qual isômeros apresentam diferentes comportamento diante da luz polarizada. A explanação da isomeria óptica em sala de aula vem sendo considerada pelos alunos um assunto complexo, na qual os mesmos não conseguem enxergar os isômeros e nem o seu uso (LIMA, V. L. E., 1997). Assim, como o professor pode mudar esta visão mostrando que a isomeria óptica pode ser encontrada em nosso cotidiano? Com esta indagação, houve a necessidade de criar novas alternativas de ensino, utilizando recursos didáticos que visem uma abordagem interdisciplinar e que instigue o aluno a participar, socializar suas aprendizagens e a ser um aluno pesquisador. Como muitos medicamentos são misturas de isômeros ópticos, propõe-se a utilização de compostos medicamentosos para verificar os isômeros, ajudando o aluno a entender e a observar os isômeros encontrados em nosso dia a dia, e também abrangendo outras áreas de conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: No decorrer deste trabalho, a metodologia utilizada teve como base uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a cerca de conteúdos relacionados à Química Orgânica, em especial a Isomeria Óptica e sua relação com a Farmacologia. Com o objetivo de tornar o ensino da química fácil e interdisciplinar, é possivel aplicar uma investigação dos isômeros da farmacologia no Ensino de Química, como método de ensino através da utilização de remédios, com o auxílio de bulas e de atividades em que haja a construção desses isômeros com materiais simples, como palitos e bolinhas de isopor em cores diferentes, para compor as moléculas e simular seu comportamento. Tendo esta estrutura, exemplificando as moléculas, o professor poderá reger sua explanação sobre o assunto, uma vez que os alunos estarão visualizando, e assim absorvendo com maior facilidade aquilo que os arranjos espaciais representam para a química, estabelecendo assim, relações entre os materiais macroscópicos e suas representações microscópicas, e discutindo os modelos químicos em detalhe, ajudando-os a apropriar-se das palavras da química(ROQUE & SILVA, 2008). O método apresentado é de simples execução e de fácil visualização, além de permitir uma discussão pautada no dia-a-dia dos alunos, com uma introdução em nível social e posterior abordagem teórica, sempre levando em conta as relações intercambiáveis entre teoria e prática, o que é de fato necessário segundo Santos & Schnetzler (1997), os quais defendem que o ensino de química para a cidadã e o cidadão deve estar centrado na inter-relação de dois componentes básicos: a informação química e o contexto social.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os conteúdos abordados pela Química Orgânica - estudo dos compostos de carbono - destaca-se o conteúdo sobre Isomeria Óptica, isto é, quando uma molécula quiral (assimétrica) é posta diante de um espelho, e a imagem e objeto formam dois isômeros ópticos, os quais não são sobreponíveis, sendo chamados de enanciômeros ou enantiomorfos (dextrógiro e levógiro). A mistura desses compostos resulta em uma mistura racêmica, opticamente ativa. Uma vez que a comercialização e a utilização de medicamentos com estruturas racêmicas é muito ampla, torna-se importante o estudo sobre a Isomeria Óptica, visto que o metabolismo dos seres vivos são altamente relacionados a estereoquímica. Portanto, o uso do conhecimento sobre fármacos em aulas de Química, a partir de bulas de remédio, se constitui em um conjunto de atividades que irão favorecer a interação entre os saberes dos alunos e a socialização entre os indivíduos em classe, permitindo uma melhor compreensão da disciplina. E já no caso do docente, essas atividades funcionam como uma ferramenta que irá facilitar o processo de aprendizagem, tornando sua aula mais dinâmica, além de fornecerem informações sobre as mais diversas aplicações nas quais a química está inserida.

CONCLUSÕES: O uso de conhecimentos farmacológicos como auxílio ao Ensino de Química, representa uma metodologia alternativa bastante promissora, por promover a interação entre a Química da sala de aula com o cotidiano dos alunos. Neste contexto, o presente trabalho contribui como facilitador do Ensino de Química no Ensino Médio, permitindo a ampliação de novos métodos de ensino aos docentes, e aos alunos a oportunidade de entender a química de uma forma mais pratica, desperte a atenção do aluno em relação à importância da Isomeria para o ensino de diversos conceitos químicos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DELIZOICOV, Demetério; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamento e Métodos, Docência em Formação, Ensino Fundamental. 2ª Edição: Cortez Editora, 2002.

LIMA, Vera Lucia Eifler. Os fármacos e a quiralidade: uma breve abordagem. Quím. Nova [online]. 1997, vol.20, n.6 , pp. 657-663.

ROQUE, Nídia Franca; SILVA, José Luis P. B.. A linguagem química e o ensino da química orgânica. Quím. Nova. 2008, vol.31, n.4, pp. 921-923.

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P.; Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí - RS: Ed. Unijuí, 1997. 144 p.