ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Objetos de Aprendizagem no ensino de química em escolas públicas de Itumbiara – GO.

AUTORES: SILVA, L.O.P. (IFG) ; SANTOS, V.F. (IFG) ; ALVES, B.H.P. (IFG)

RESUMO: O USO DE COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO TEM ADQUIRIDO GRANDE IMPORTÂNCIA, JÁ QUE SE FAZ PRESENTE EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE EM ESCALA UNIVERSAL. O MAIOR DESAFIO DOS EDUCADORES ATUAIS NÃO É APENAS O USO DE COMPUTADORES NA ESCOLA, MAS O USO DA EDUCAÇÃO COMPUTACIONAL E DA INFORMÁTICA PARA MEDIAR MELHORIAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE APRENDIZADO NAS ESCOLAS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OAS) SÃO ELEMENTOS DE UM NOVO TIPO DE INSTRUÇÃO COMPUTACIONAL, COM BASE NO PARADIGMA DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. AVALIAR E INCENTIVAR O USO DAS TICS NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE ITUMBIARA – GO, COMO MEIO DE PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, É UM DOS OBJETIVOS DESSE PROJETO DE PESQUISA.

PALAVRAS CHAVES: tics, ensino de quimica, objetos de aprendizagem.

INTRODUÇÃO: A geração que está no Ensino Médio é formada por jovens que tem um acesso cada vez maior às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), seja em casa ou em outros recintos. A facilidade que esses jovens têm em usar as inúmeras ferramentas disponíveis, principalmente no que diz respeito à Internet, cresce a cada dia.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, presente no cotidiano da sociedade, reflete-se também nas escolas, exigindo que novas tecnologias sejam inseridas no setor educacional. Portanto, a formação escolar vem revestida, atualmente, de novas tarefas e deveres como preparar o indivíduo para conviver numa sociedade informatizada e competitiva, numa época que requer dos indivíduos, além das habilidades linguísticas de falar, escutar, ler e escrever, o domínio do conhecimento científico e tecnológico.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propostos pelo MEC pretendem tornar o ensino mais próximo do cotidiano, através de novos laços entre ensino e sociedade, e, sobretudo, estimular a criação de uma "escola-cidadã".Onde os sujeitos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política com atitudes de solidariedade, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Conhecer a realidade da escola de ensino básico e propor ações que possam contribuir para otimizar, aperfeiçoar o ensino de química, tem então uma importância singular para os licenciandos e os professores que já atuam na sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: As escolas que aceitaram o desenvolvimento do trabalho foram o Colégio Estadual Polivalente e o Colégio Dom Veloso, ambos de Itumbiara/GO. Em cada escola foram aplicados os objetos de aprendizagem em quatro turmas do 1º do ensino medio, que contava também com duas professoras para a discilpina, uma no Polivalente e a outra no dom Veloso.
O levantamento de informações sobre o conhecimento e o uso das TICs, foi feita através de questionários e/ou entrevistas com os professores e com a equipe gestora da unidade escolar. A busca dos objetos de aprendizagem que foram utilizados nas escolas foi realizada através de sites recomendados por instituições de ensino e pela literatura consultada, e que preferencialmente, possibilitaram o acesso gratuito dos mesmos.
A proposição dos objetos de aprendizagem aplicados teve-se em conta fatores como: a definição da turma, em concordância com o professor da mesma, que irá realizar o trabalho; o conteúdo que o professor estará desenvolvendo em sala de aula; o número de aulas que serão disponibilizadas para o uso do laboratório de informática, entre outros.
A avaliação dos objetos de aprendizagem foi feita pelos professores e alunos envolvidos, através de questionários, observações e relatos, antes, durante e após a aplicação dos mesmos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto foi realizado em três partes: a primeira se refere a avaliação dos professores e alunos sobre a utilização das TICs no ensino, a segunda foi a aplicação dos objetos de aprendizagem (OA) na turma e a terceira a avaliação dos professores e alunos referentes aos OA utilizados.
A primeira parte, tanto os professores quanto os alunos apóiam o uso das TICs no ensino, pois para os professores é uma ferramenta que atrai e motiva os alunos a aprender a disciplina. Já para alguns alunos disseram que, se os professores usassem as TICs no ensino seria mais interessante do que o método livresco.
Na segunda parte os objetos de aprendizagem foram retirados na internet, mais precisamente dos sites do RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) e YOUTUBE. No RIVED foi retirado animações feitas no Adobe Flash Player, referente ao modelo atômico de Rutherford. No site do YOUTUBE foi realizado o download dos vídeos da série Mundos Invisíveis criada pela Rede Globo que era transmitida pelo programa Fantástico. Essa série consistia na apresentação da história da química desde aos atomistas até nos tempos modernos. Primeiro foi passado o vídeo para os alunos verem e avaliarem o conteúdo e se os ajudou a entender o conteúdo ou não. E depois levou-se os alunos para o laboratório de informática para a utilização dos OA retirados do RIVED. Nesta parte pode-se observar que os alunos ficaram muito interessados no vídeo e nas animações e eles avaliaram positivamente, dizendo que os mesmos ajudou-os a entender o conteudo sobre a história da química e a tabela periódica. Na terceira parte a avaliação feita pelos alunos e professores, referenets aos OA utilizados, foram positivas, pois ambos gostaram dos OA apresentados. E a professora disse que pretende continuar explorando os OA.

CONCLUSÕES: Com conhecimento e compromisso é possível vislumbrar diversas alternativas para uma aprendizagem significativa daquilo que, antes, era um peso para os alunos do ensino médio. O projeto aprensentado teve grande êxito no seu objetivo, pois os objetos de aprendizagem não só auxiliam o aluno, mas as vezes auxilia até memso o professor a transmitir um conhecimento mais claro para os alunos, que muitas vezes tem a química como uma disciplina abstrata e dificil de se entender.

AGRADECIMENTOS: As professoras, aos colégios e a direção dos mesmos que apoiaram e participaram do projeto.

Ao IFG – Campus Itumbiara.

Ao IFG pela bo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC). PÁGINA DO PROJETO RIVED NA INTERNET.
GIORDAN, M.; COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Ed. Unijuí, 2008.