ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: NOSSO LIXO TEM FUTURO
AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; PAIVA, J.R. (UECE)
RESUMO: O presente estudo faz uma reflexão sócio-ambiental da escola pública da cidade de Fortaleza e interior do estado: “Nosso Lixo tem Futuro” que teve como finalidade a implantação de unidades de reciclagem e compostagem do lixo escolar em aulas de ciência no ensino fundamental, onde os alunos aprenderam métodos do reaproveitamento do lixo. Os métodos de reciclagem podem ser utilizados como práticas de química, onde os alunos aprendem não só a reciclar, mas a montar um laboratório de química na própria escola e até mesmo em casa. As praticas de reciclagem de papel, recolhido na escola pelos alunos, e as praticas com a compostagem, representam uma contribuição enorme para o aproveitamento do lixo.
PALAVRAS CHAVES: lixo, ensino de química
INTRODUÇÃO: O ser humano, ao longo do tempo, desenvolveu a capacidade de criar instrumentos, objetos e técnicas para melhorar sua qualidade de vida e adaptar-se às características do meio natural, permitindo o desfrute de melhores condições. Seguindo esta conduta e considerando os atuais modelos de desenvolvimento as pessoas chegaram a um consumo exacerbado. Aliando-se ainda a atividade industrial, e tendo como conseqüência a geração de resíduos que transcendem a capacidade de adaptação ao meio ambiente. Todo esse impacto ambiental tem sido acentuado pela desenfreada explosão demográfica causando, sem dúvida, a destruição de todos os sistemas de sustentação da vida na Terra. A degradação ambiental torna-se tão evidente que a preocupação com o planeta é de cunho mundial, exigindo dos governos, da sociedade científica e da sociedade civil, tomada de posição e o desenvolvimento de ações que venham contribuir para minimizar os problemas e garantir a sustentabilidade dos ecossistemas (BEGON, 2009). É neste ponto que a educação entra com a sua contribuição, sensibilizando as diferentes gerações sobre a realidade e possibilitando a oportunidade de mudança de atitudes, hábitos e valores. O tema, NOSSO LIXO TEM FUTURO, Reciclagem e Química Verde foram escolhidas como objeto de estudo neste trabalho, pois se acredita que este seja o motivo para reduzir e amenizar o impacto ambiental e aumentar a qualidade de vida no planeta, no presente, e principalmente no futuro. Como já dizia Humberto Gessinger, vocalista dos engenheiros do Hawaii, ”Devemos começar mudar o mundo dentro de nossas casas”, logo nossa luta contra os impactos ambientais podem ter inicio aqui nas escolas de Fortaleza.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi realizado com as turmas 9ª A e 9ª B, do 1ª Turno do Colégio Angelus em Messejana-Fortaleza, formada por 40 alunos onde 10 alunos foram com o professor aplicar o projeto, que constituiu em um trabalho de compostagem na cidade de Boa Viagem-CE. Na 1ª etapa o professor realizou um quiz (questionário virtual), constituído de 10 perguntas aplicadas aos alunos, com o propósito de verificar os conhecimentos dos mesmos sobre compostagem. Na 2ª etapa, realizou-se a classificação do lixo quanto a sua origem (domiciliar, industrial e hospitalar). Reutilização do lixo e a reciclagem artesanal de papel foram os experimentos apresentados na feira de ciências. A 3ª etapa constituiu de uma pesquisa feita pelos próprios alunos com a população. Um questionário com 4 perguntas, sobre o assunto do trabalho (lixo), foi elaborado pela turma que entrevistou 50 pessoas. Na 4ª etapa foi realizado a compostagem, que seguiu o seguinte procedimento: I - Os alunos recolheram madeira por toda a escola ou já traziam de casa. II - Confeccionaram o compostor.
III - Recolheram todo o lixo orgânico necessário na escola e dividiram em castanhos e verdes. IV - Por fim o lixo orgânico foi colocado no compostor e observado por uma semana. V - Em classe tiveram aulas relacionadas à compostagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa do quiz realizado em sala de aula teve 26% de acertos pelos alunos, demonstrando o baixo nível de conhecimentos a respeito de reciclagem do lixo urbano. Com relação a reciclagem de papel os resultados foram bons, em que os alunos aprenderam a produzir papel reciclado. Na pesquisa feita pelos os alunos na comunidade onde 50 pessoas foram entrevistados respondendo a quatro perguntas, os resultados da pesquisa foram: 1) 13% dos alunos responderam sim na pergunta: O CO2 tem alguma participação na intensificação do efeito estufa da terra? Esse resultado mostra como o problema ambiental relacionado com o aquecimento global é desconhecido pelas pessoas; 2) Na pergunta: você conhece algum método de reciclagem de lixo?, 17% dos entrevistados conheciam algum método de reciclagem. Isso nos revela como uma boa parte dos entrevistados não receberam educação ambiental a respeito da reciclagem do lixo; 3) A terceira pergunta: Você é a favor de uma maior intensificação da utilização de combustíveis fosseis em veículos mesmo com carros elétricos sendo fabricados e até mesmo no mercado?, 57% dos entrevistados são a favor da utilização de combustível fóssil em carros. Uma boa parte dos educadores, principalmente os das matérias cientificas,não informam os alunos a respeito das inovações tecnológicas referentes a energia limpa, eficaz e barata que são desenvolvidas; 4) A quarta e ultima pergunta: você já produziu água potável por meio de algum tipo processo de purificação? 13% dos alunos já sabiam ou viram seus pais produzindo água potável. Finalmente os alunos montaram um compostor com madeira que eles mesmos encontraram na escola (madeira que não era aproveitada e deveria ir para o lixo).
CONCLUSÕES: Após os experimentos em sala de aula concluímos que muitos alunos aprendem com maior facilidade quando há um atrativo pratico(reciclagem como aula pratica). Esses experimentos tanto serviram como praticas de química como principalmente forma um senso de educação ambiental nos alunos que participam das aulas. Portanto é a dedicação do professor a suas causas nobres que tornam o trabalho de educar satisfatório. E são inovações nas praticas didáticas, como o aproveitamento do lixo, que adaptam os métodos de ensino e até mesmo social como é o caso da problemática ambiental atual.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTÔNIO, Marcos. Ecologia Geral. 2.ed. São Paulo: Ciência Moderna, 2007.
BAILEY, John. Chemistry of the environment – 2.ed. New York: Academic Press. 2002.
BEGON, Michael. Fundamentos em ecologia. 3.ed. São Paulo: Artmed, 2009.
DUARTE, Ana Paula. Lixo Reciclagem e sua História. 2.ed. Campo Grande: Interciência, 2006.
LOGAREZZI, Amadeu. Educação Ambiental. 3.ed. São Paulo: Artmed , 2004.
QUIZ. Disponível em: www.sobrelixo.hpg.ig.com.br. Acesso em: 22 set. 2009.
SOBARZO, Luiz. Produto do espaço urbano: uma breve analise teórica. 3.ed. Rio de janeiro: Cientifica, 2008.