ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DO PIBID COM EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO, NUM CENTRO DE ESTUDOS SUPLETIVOS DA BAIXADA FLUMINENSE
AUTORES: CASTRO, D.L. (IFRJ - NILÓP) ; K.G.A. PINTO (IFRJ - NILÓP) ; V.L.B. JESUS (IFRJ - NILÓP) ; SANTOS, C.H. (IFRJ - NILÓP) ; L.F.R.JACOB (IFRJ - NILÓP) ; T.S. GONZALEZ (IFRJ - NILÓP)
RESUMO: O projeto PIBID do IFRJ de Nilópolis, tem como propostas trabalhar com atividades lúdicas e experimentos para estimular a aprendizagem das disciplinas Física, Química e Matemática. Está sendo desenvolvido em 14 escolas da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, área de muita carência de professores destas três disciplinas. 84 alunos das três licenciaturas participam deste projeto, que conta com escolas de ensino regular médio e fundamental e um Centro de Estudos Supletivos, escola em que a metodologia é semipresencial e que os alunos em sua maioria estão fora da faixa etária regular de estudo. Este trabalho descreve os resultados da aplicação de atividades do PIBID neste Centro de Estudos Supletivos.
PALAVRAS CHAVES: pibid, educação de jovens e adultos, experimentos de baixo custo
INTRODUÇÃO: Os Centros de Ensino Supletivo são unidades educacionais pertencentes à rede de educação do estado do Rio de Janeiro, que fazem atendimento à modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA nos níveis de ensino fundamental e médio, por meio de uma dinâmica de estudos semipresencial(MEC. Diversas e complexas são as questões que atravessam o Centro de Estudos Supletivos, como escola constituída, pela maioria, como um lugar de passagem, após trajetórias de formação escolar marcadas por sérios processos de seletividades, descontinuidades e fraturas. Esta passagem pelo CES pode, no entanto, produzir, para muitos, novas seletividades e descontinuidades, seja quando desistem rapidamente, diante dos desafios de uma modalidade de ensino que se associa a outra — à distância — que exige determinadas disposições para o estudo autodidata; seja quando resistem ou insistem por um médio ou longo período sem, contudo, avançar significativamente. As pré-condições de cada um, ou seja, o corpo de conhecimentos e de procedimentos sobre o funcionamento da instituição escola continua sendo determinante nos diferentes resultados obtidos pelos alunos/as. Os dilemas relacionados aos diferentes níveis de leitura e escrita dos/as alunos/as; a falta de recursos que afeta o sistema de modo geral — físicos e materiais, o que envolve necessariamente, o econômico; a inadequação dos livros didáticos —chamados, pela sua concepção, de módulos — em todas as disciplinas; a ausência de processos contínuos de formação docente; a precária compreensão sobre o que pode ser realizado em um regime de estudo semipresencial por parte de professores/as, coordenadores pedagógicos e direção são fatos que motivaram a realização das atividades do PIBID nesta escola (BARBIER).
MATERIAL E MÉTODOS: Em função da modalidade de estudos desta escola (semipresencial), os alunos foram convidados a participar de oficinas que envolveriam experimentos utilizando materiais de baixo custo, e atividades lúdicas, para estimular o aprendizado de Química, Física e Matemática. Os primeiros conceitos foram trabalhados de forma interdisciplinar e envolviam o entendimento de Física, Química e Matemática. A primeira atividade foi chamada: “Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa”, esta atividade consistiu em demonstrar, usando bexigas de gás, que o ar ocupa lugar no espaço; a segunda atividade foi denominada: “ Mais denso ou mais pesado”, nesta atividade o aluno observava o comportamento da água e do óleo quando misturados, e então era trabalhada a definição de densidade. Na terceira atividade, denominada geometria molecular, foram usadas bexigas de gás para representar o formato das moléculas e seus orbitais. Estas oficinas foram repetidas durante 3 semanas, em horários diferenciados, para que o maior número de alunos pudessem participar. Durante a aplicação destas oficinas os alunos das três licenciaturas monitoravam a atividade, esclarecendo as dúvidas relativas aos conceitos das três disciplinas envolvidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Baseados nos relatos dos cerca de 40 alunos que participaram das oficinas, a atividade experimental foi fundamental para a compreensão de conceitos de Química, Física e Matemática, que aqueles alunos vinham estudando em seus módulos. Segundo os alunos os conceitos são descritos de forma bastante simplificada e sem muitos detalhes nos módulos de estudo. Alguns alunos descreveram o experimento demonstrativo da densidade da água e do óleo como um dos mais simples, que envolve a teoria mais complexa de ser entendido por eles, já que segundo os alunos, a idéia de que substâncias diferentes podem apresentar a mesma massa e volumes diferentes, é bastante abstrata. Através do experimento, os alunos foram levados a refletir sobre o porquê da água e do óleo permanecerem separados quando colocados num mesmo recipiente e porque a água permanece embaixo enquanto o óleo sobrenada a mistura. Nesta mesma atividade foi introduzido o conceito de mistura e substância pura. Também foram trabalhados os conceitos matemáticos que envolvem o cálculo da densidade, bem como as unidades de medida que são utilizadas para representar a densidade. Foram trabalhadas ainda, as definições de massa e peso, que são tão comumente confundidas pelos alunos. Alguns alunos comentaram que apesar de terem lido em seus módulos que o ar possui massa, no momento em que ele é colocado em uma bexiga e comparado a massa de uma bexiga vazia, tem a comprovação de que realmente esta massa está presente dentro da bexiga. O maior destaque fica por conta da efetiva participação destes jovens e adultos nas atividades e do interesse em que novas oficinas sejam propostas para que eles venham novamente participar.
CONCLUSÕES: Apesar de todas as dificuldades apresentadas pelos alunos dos Centros de Estudos Supletivos (CES), seja no aspecto da linguagem, na modalidade semipresencial ou na idade, os alunos se mostraram motivados a aprender e capazes de discutir as atividades e os conceitos que foram apresentados durante as oficinas do PIBID. As oficinas dentro do CES representam uma atividade diferenciadora no processo de ensino e aprendizagem e um estímulo a mais para que o aluno vá a escola esclarecer suas dúvidas.
AGRADECIMENTOS: Ao CES Rosa Soares pela participação no Projeto PIBID, ao IFRJ pela possibilidade de implantação do projeto e a CAPES pelo financiamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MEC. Parecer nº. 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: CNE/CEB, maio 2000.
BARBIER, René. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.