ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO I CURSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (IOC).

AUTORES: SANTIAGO, CAROLINE BORGES DE SIQUEIRA (FIOCRUZ) ; COSTA, GISELA LARA (FIOCRUZ)

RESUMO: O Gerenciamento de Substâncias Químicas implantado pela Comissão Interna de Gestão Ambiental (CIGAmb), orienta para procedimentos seguros de armazenamento, manipulação de substâncias e descarte dos resíduos gerados, preocupando-se com o risco ambiental.
Objetivando aperfeiçoar o nível de aprofundamento oferecido por palestras de conscientização, ministrou-se o I Curso de Gestão de Resíduos do Instituto Oswaldo Cruz, onde foram apresentados pré-testes e pós-testes com o intuito de quantificar este aperfeiçoamento, sendo este primeiro, inserido prévio ao contato do aluno com material de curso, e este segundo, no último momento. Como qualificação ao curso, um questionário foi inserido, tendo resultado satisfatório.
Em geral, obteve resposta positiva, com ótimas indicações aos anos seguintes

PALAVRAS CHAVES: curso, gestão de resíduos, meio ambiente.

INTRODUÇÃO: A Comissão Interna de Gestão Ambiental (CIGAmb) pertence ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC), orienta as atividades do IOC quanto aos princípios da Gestão Ambiental e da Sustentabilidade, sensibilizando a força de trabalho à prática dos “4Rs” (reduzir, reutilizar, reciclar e repensar). Possui projetos nos âmbitos de Implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos processos de compras e almoxarifado do IOC; Implantação da “Pesquisa mais Limpa” (P+L) e Gerenciamento de Substâncias Químicas.
O Gerenciamento de Substâncias Químicas orienta para o correto gerenciamento de químicos, incluindo recebimento, armazenagem, manipulação e técnicas de pré-tratamento dos resíduos gerados, para evitar o descarte incorreto, acidentes e incidentes e, para o uso eficiente desses produtos, a fim de evitar desperdícios e reduzir o risco ambiental.
A CIGAmb é responsável por vistorias internas e gerenciamento de resíduos químicos nos 72 laboratórios do IOC, além de realizar palestras internas para conscientização sobre o projeto. Como meios para este auxílio direto aos laboratórios, elaborou-se o Manual para Gerenciamento de Produtos Químicos, onde é atualizado anualmente com Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) das substâncias químicas utilizadas por essas 72 visões de pesquisa, dentre informações adicionais quanto a prática com produtos em atividades laboratoriais.
Objetivando orientar com mais conhecimento os laboratórios, a CIGAmb ministrou o I Curso de Gestão de Resíduos do IOC para aperfeiçoar o nível de aprofundamento no assunto que os laboratórios já possuíam em palestras de conscientização anteriormente apresentadas.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas avaliações para quantificar o conhecimento dos alunos na área de gerenciamento de resíduos biológicos, químicos e radioativos utilizados nos laboratórios. O Pré-teste foi o instrumento que se utilizou no primeiro momento do curso (24/05/2010), onde os alunos não possuíam nenhum contato com o material didático, e o Pós-teste foi realizado no último momento (28/05/2010), onde os alunos já possuíam um contato com material didático e participaram das aulas. Além dos testes, realizou-se um questionário com o objetivo de coletar as opiniões dos alunos sobre o curso bem como criticas e sugestões para melhoria do curso. Foi oferecido material didático em forma de CD conteúdo das aulas e o “Manual para Gerenciamento de Produtos Químicos nos Laboratórios do IOC 2010”, como uma tentativa de uma conscientização ambiental de economia de papel.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base nos dados obtidos no decorrer do curso, observou-se que os alunos após o recebimento do material didático e das aulas, aumentaram o nível de conhecimento que já possuíam no assunto. Este nível já absorvido antes do curso provido das palestras de conscientização para melhor manipulação e posicionamento em ambiente laboratorial.
Voltando-se para o questionário enviado para opiniões com relação à qualidade do curso, pode-se dizer que foi satisfatório, devido ao número de respostas positivas.
A figura 1.1 mostra estatisticamente as notas do pré-teste e pós-teste, assim como a opinião com relação ao curso.
A figura 1.2 mostra os temas abordados no pré-teste e pós-teste repassado aos alunos, com questões que foram tomadas nos dias seqüentes ao curso e que constava do material didático oferecido no primeiro dia.





CONCLUSÕES: A partir desses dados, pode-se demonstrar que em aspectos gerais o curso foi satisfatório, dando margem a novos projetos de curso a serem inseridos no âmbito de resíduos com novas parcerias.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO; Paulo Roberto. 1999. Boas Práticas Químicas em Biossegurança. Interciência.
RIBEIRO; José Claudio Junqueira. 2007. Anais Seminário Indicadores Ambientais. Avaliação de Política Ambiental.
Ministério do Meio Ambiente. 2006. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).