ÁREA: Ambiental

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁGUAS NA ZONA PORTUÁRIA DE BARCARENA-PA

AUTORES: RIBEIRO, H. M. C. (UEPA) ; PICANÇO, A. R. S. (UEPA) ; CRUZ, L. D. F. (UEPA) ; OLIVEIRA, E. S. DE (UEPA) ; MORALES, G. P. (UEPA)

RESUMO: O estudo se propõs à avaliar as condições ambientais da qualidade das águas no entorno da baía do Marajó, na Zona Portuária de Vila do Conde (Barcarena-PA), levando em consideração os parâmetros dos hidrocarbonetos voláteis do grupo BTEX. Na execução da pesquisa, foram utilizados métodos de análises de qualidade de água que seguem as técnicas analíticas internacionais para hidrocarbonetos.Com tais resultados, obteve-se a caracterização dos componentes abióticos para fins de estabelecimento de "background” e/ou “state of art” sobre a atual situação deste corpo aquoso e seu entorno, no que concerne ao nível de comprometimento dos ecossistemas com relação aos compostos orgânicos.

PALAVRAS CHAVES: água; btex; qualidade

INTRODUÇÃO: Hoje, as preocupações acerca das questões ambientais têm aumentado em diversos âmbitos, seja no meio empresarial, no meio acadêmico, ou em nosso cotidiano. Nesse sentido, são grandes os esforços das universidades e institutos de pesquisa para conduzir a tecnologia rumo ao conhecimento do ambiente. Um dos problemas ambientais que preocupa atualmente é a gama de contaminantes que, em virtude de ações antrópicas mal planejadas, ocasionam os mais diversos tipos de impactos ambientais e riscos à saúde pública.
Nesse contexto, a indústria petroquímica lida diariamente com problemas decorrentes de vazamentos, derrames e acidentes durante a exploração, refinamento, transporte, e operações de armazenamento do petróleo e seus derivados, sendo, por isso, considerada, em seus mais diversos ramos, como potencialmente poluidora. Assim, a contaminação ambiental por derrames de petróleo, lavagem de porões de navios petroleiros, estocagem de combustíveis em zonas portuárias, etc., vem merecendo cada vez mais atenção, tanto da população em geral como dos órgãos estaduais e federais de controle ambiental.
Os estudos analíticos com matrizes ambientais, notadamente, água e solo, são grandes aliados para a identificação de áreas contaminadas, bem como para seu monitoramento.
Diante deste contexto, este trabalho busca analisar as condições ambientais da qualidade das águas no entorno da baía do Marajó, no município de Barcarena - PA, englobando de forma representativa a zona portuária de Vila do Conde, desde o Porto da CDP (Companhia Docas do Pará), próximo a Albrás/Alunorte, até a foz do Igarapé Arienga.


MATERIAL E MÉTODOS: Definição dos Pontos de Coleta:
Foram definidos locais de amostras para as coletas da água, georreferenciados com GPS (72 – Garmin) englobando de forma representativa toda a zona portuária de Vila do Conde. Desde o Porto da CDP, próximo a Albrás/Alunorte, até a foz do Igarapé Arienga.
Avaliação de Acordo com a Legislação:
Na avaliação da qualidade da água usou-se a legislação vigente no país, o CONAMA 357 de 2005 para as classes de águas superficiais.
Preparação e Extração da Amostra:
Para a análise de BTEX não foi necessário nenhum tratamento prévio nenhuma extração na amostra. A amostra foi injetada diretamente no equipamento (Purge and Trap) para inicio da análise.
As curvas de calibração foram construídas com faixas de concentração dentre 0,2 a 50 ug/L, com 8 níveis de calibração englobando diferentes níveis de concentração das amostras. As curvas tiveram os seguintes níveis de concentração: 0,2 ug/L, 0,5 ug/L, 1 ug/L, 2 ug/L, 5 ug/L, 10 ug/L, 25 ug/L, 50 ug/L, para os compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno, meta+para xilenos e o-xileno.
Os valores de área dos picos dos compostos detectados nas amostras foram comparados com os valores da curva de calibração para quantificação das amostras.
O método de extração e quantificação utilizado foi o 502.2 da EPA (EPA 502_2 - Volatiles in water by Purge and Trap-CG-PID), para determinação de compostos orgânicos voláteis por Purge and Trap, por cromatografia gasosa com coluna capilar e detector de fotoionização de chama (PID).



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados preliminares obtidos para BTEX estão apresentados na tabela 1 e nas figuras 1,2 e 3. Observa-se que dos pontos analisados, obteve-se somente valores detectáveis para os pontos P2 PG e P3 PG, com resultados de 0,11 ug/L e 0,24 ug/L respectivamente. Ressalta-se que tais resultados ainda não são conclusivos.
Obteve-se a caracterização dos componentes abióticos para fins de estabelecimento de "background” e/ou “state of art” sobre a atual situação deste corpo aquoso e seu entorno, no que concerne ao nível de comprometimento dos ecossistemas em relação aos compostos orgânico (hidrocarbonetos). Com isso, subsidiou-se uma rede de amostragem para monitoramento sistemático, especializada em parâmetros físicos, físico-químicos, bioquímicos na Zona Portuária de Vila do Conde em Barcarena; além de ter capacitado profissionais e estudantes no assunto abordado neste trabalho.






CONCLUSÕES: Apesar da área de estudo ser caracterizada como zona de risco de contaminação dos compostos BTEX, os resultados obtidos (valores detectados para os pontos P2 PG e P3 PG: 0,11 ug/L e 0,24 ug/L, respectivamente indicam que o nível dos compostos encontrados em água estão abaixo dos limites máximos estipulados pela portaria 518 de março de 2004 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os padrões de potabilidade da água e o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) 357 para as classes de águas superficiais.

AGRADECIMENTOS: Ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará
Ao Laboratório de Hidrocarbonetos da Universidade do Estado do Pará

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APHA. AWWA. WPCF. Standard methods fro the examination of Water and Wasterwater, 20 th Edition. Washington, D.C. American Public Health Association. 1998.
AQUINO NETO, Francisco Radler de; NUNES, Denise da Silva e Sousa. Cromatografia: princípios básicos e técnicas afins. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 187 p.
BEDIENT, P.B. et al. Groundwater contamination: Transport and Remediation. 2nd ed. 604p. 1999.
CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente, Resolução n. 357 de 17 de março de 2005. Ministério do Meio Ambiente.
EPA Method 502.2 1989. Volatile Organic Compounds In Water By Purge And Trap Capillary Column Gas Chromatography With Photoionization And Electrolytic Conductivity Detectors In Series.