ÁREA: Ambiental

TÍTULO: teor de cádmio, cobre, crômio e chumbo em fertilizantes fosfatados comercializados na cidade de Imperatriz-MA.

AUTORES: ROCHA, J.G.P. (UEMA) ; ARAÚJO, S.S. (UEMA) ; OLIVEIRA, J.D. (UEMA) ; GOMES, D.P. (UEMA) ; SILVA, L.D. (UEMA)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de quatro métodos de extração de metais potencialmente tóxicos (MPT) em fertilizantes fosfatados comercializados na cidade de Imperatriz – MA. Foram utilizados os métodos: EMBRAPA, 1999, EDTA( LANTAMANN e MEURER, 1982), Método Mehlich I (EMBRAPA, 1999) e Método USEPA 3050B da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (Usepa, 1998a). A quantificação dos teores de Cd, Cu, Cr e Pb foi feita em espectrofotômetro de absorção atômica com chama (FAAS) VARIAN-modelo espectra AA/55. Dos quatro métodos de extração utilizados o que obteve maior eficiência em estudos do teor de Cu foi o método USEPA 3050B, para o Cd e Pb, foi o método EMBRAPA (1999).



PALAVRAS CHAVES: fertilizante, metais, faas

INTRODUÇÃO: Insumos agrícolas ou subprodutos usados com finalidade corretiva ou nutricional na agricultura possuem uma composição, que além de elementos desejáveis, também, em geral, contém metais potencialmente tóxicos, como cádmio, cobre, crômio e chumbo e podem ser uma fonte de contaminação. Adições globais de metais potencialmente tóxicos ao solo por fertilizantes são a ordem de 30.000 – 250.00 kg ano-1 de Cd, de 50.000 – 58.000 kg ano-1de Cu, 30.000 – 380.000 kg ano-1 de Cr, 420.000 – 2.300.000 kg ano-1 de Pb (NRIAGU e PACYNA, 1988). Aplicações sucessivas de fertilizantes fosfatados incrementam a quantidade de cádmio, cobre, crômio e chumbo em solo e plantas(LOGANATHAN et al., 1977; RAVEN e LOEPEERT, 1977; GALINDO et al., 2005; CAMPOS et al., 2005), que podem resultar em impactos ao ambiente pela contaminação de águas superficiais e subsperficiais possibilitando entrada destes metais na cadeia trófica. Segundo Campos et al., 2005 os fertilizantes fosfatados contêm metais potencialmente tóxicos da rocha que se originou ou dos ingredientes usados na industrialização de fertilizantes. Os MPT podem persistir no solo, por causa da sua baixa mobilidade, ou serem absorvidos pela plantas e ingressarem na cadeia alimentar (CAMELO et al., 1990; ABDEL-ALHEEN et al., 2001). No Brasil, ainda não existe uma legislação que regulamente os teores de MPT admissíveis em fertilizantes (BIZARRO et al., 2008). Na raiz desse problema, está a aplicação de fertilizantes fosfatados e agrotóxicos em dosagem excessiva ou de produtos não recomendados.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizadas vidrarias comuns a um laboratório de Química Analítica. Balões volumétricos de 50 ml, 100 ml, 250 ml e 1000 ml foram utilizados na preparação das soluções padrão, que foram obtidas a partir de soluções–estoque de 1000 mg L-¹. Uma bureta de 25 ml foi utilizada para fazer as medidas de volume na preparação da curva de calibração. Utilizou-se ainda peneira descartável de náilon de 0,15 mm, papel filtro quantitativo e frascos de polietileno.
Os equipamentos utilizados foram: Estufa de secagem FANEM; Balança analítica digital, NETTLE, modelo Toledo AG45, precisão 0,0001g; Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Chama (FAAS) Varian - modelo Espectra AA/55; Bloco de digestão da Químis.
Foram utilizados reagentes de grau analítico P.A:ácido clorídrico, ácido nítrico, ácido sulfúrico, peróxido de hidrogênio, Na2 EDTA. As soluções padrão de 1000 mg L-¹ foram preparadas de acordo com as condições do fabricante. Para análise do teor total de Cd, Cu, Cr e Pb em três fertilizantes fosfatados comercializado na cidade de Imperatriz-MA.
Foram utilizados quatro métodos: EMBRAPA, 1999; EDTA( LANTAMANN e MEURER, 1982); Método Mehlich I (EMBRAPA, 1999; e Método USEPA 3050B da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (Usepa, 1998a)Método Mehlich I (EMBRAPA, 1999).Todas as análises foram feitas em triplicata, e eficiência dos métodos foi determinada a partir da análise dos coeficientes de correlação entre os teores de MPT extraídos dos fertilizantes fosfatados em cada método de extração utilizados.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: As tabelas 1 e 2 apresentam os teores obtidos em cada repetição analítica, o valor médio e o desvio padrão em três fosfatos obtidos na cidade de Imperatriz - MA pelos métodos USEPA 3050B, EMBRAPA, MEHLICH e EDTA. Dentre os métodos utilizados, o método USEPA foi o que melhor extraiu cobre tanto no fertilizante A, quanto no B e C, havendo diferença significativa entre as médias dos métodos EMBRAPA, MEHLICH e EDTA de 78%, 72% e 60% no fertilizante B e 83%, 87% e 53%, no fertilizante C respectivamente, quando relacionadas à extração do método USEPA. Na extração de cádmio os métodos USEPA, e EMBRAPA, para o fertilizante C apresentaram teores na mesma magnitude, porém o método MEHLICH e EDTA foram os que extraíram menor quantidade de cádmio do que os outros métodos. Os teores do fertilizante B foram superiores aos encontrados no A e no C, no método USEPA e EMBRAPA. Pode-se inferir que o método MEHLICH não pode ser aplicado no estudo do teor de cádmio para o fertilizante A e C, por apresentarem menor teor de Cd extraído quando comparado com o fertilizante C. (tabela1).O método EMBRAPA e USEPA 3050B não diferiram estatisticamente entre si no tocante a extração de chumbo e extraíram aproximadamente 58 % e 91 % , respectivamente, mais que os métodos EDTA e MEHLICH (fertilizante A). O MEHLICH em todos os fertilizantes foi o que obteve a menor concentração de chumbo extraída. Para o fertilizante B e C o método EMBRAPA foi o que melhor extraiu o chumbo.Entretanto o crômio não detectado de forma suficiente a ser relacionado com os demais metais potencialmente tóxicos, até mesmo porque não há na literatura uma informação precisa sobre o teor admissível desse metal em fertilizantes fosfatados.





CONCLUSÕES: Dos quatro métodos de extração utilizados o que obteve maior eficiência em estudos do teor de Cu foi o método USEPA 3050B, para o Cd e Pb, foi o método EMBRAPA (1999). Nota-se a necessidade de pesquisa e experimentação para relacionar os valores destes metais quando o fertilizante for aplicado no solo e manejo de adubação. Mesmo que os valores encontrados estejam na faixa típica de concentração determinada por Amaral Sobrinho et al., 2006, não se pode afirmar se são ou não tóxicos às plantas e animais, pois isso depende da aplicação sucessiva e da mobilidade desses metais no solo.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, pela concessão da Bolsa de Iniciação Científica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMARAL SOBRINHO, N.M.B.; COSTA, L.M., OLIVEIRA, C.; VELLOSO, A.C.X. Metais pesados em alguns fertilizantes e corretivos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.16, p.271- 276, 1992.
BIZARRO, V. G.; MEURER, E. J.; TATSCH, F. R. P. Teor de cádmio em fertilizantes fosfatados comercializados no Brasil. Ciência Rural, v.38, n.1, p. 247-250, jan/fev, 2008.
CAMELO, L.G.L.; MIGUEZ, S.R.; MARBÁN, L. Heavy metals input with phosphate fertilizers used in Argentina. The Science of the Total Environment, v.204, p.245-250, 1990.
CAMPOS, M. L.; SILVA, F. N.; FURTINI NETO, A. E.; GUIHERME, L. R.G.; MARQUES, J. J. ; ATUNES, A. S. Determinação de cádmio, cobre, cromo, chumbo e zinco em fosfato de rocha. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 40, n. 4, p.361-367, 2005.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de análise química dos solos, plantas e fertilizantes. Embrapa Solos, 1999. 370p.
GALINDO, I. C. L.; BEZERRA, S. A.; NASCIMENTO, C. W. A.; ACCIOLY, A. M. A. Fertilizante fosfatado e orgânico e seus efeitos na imobilização de chumbo em solo contaminado. Caatinga, v.18, n. 1, p.58-65, jan/mar. 2005.
LANTMANN, A.F. & MEURER, E.J. Estudos da eficiência de extratores para avaliação do zinco disponível do solo para o milho. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v.6, p.131-135, 1982.
LOGANATHAN, P. et al. Effect of phosphate fertilizer type on the accumulation and plant availability of cadmium in grassland soils. Nutrient Cycling in Agroecosystem, v.47, p.169-178, 1997.
RAVEN, K.P.; LOEPPERT, R.H. Trace element composition of fertilizers and soil amendments. Journal of Environmental Quality, v.26, p.551-557, 1997.