ÁREA: Ambiental

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS: UM ESTUDO SOBRE O PROEJA/EDIFICAÇÕES DO IFMT-PONTES E LACERDA

AUTORES: GIMENEZ, J. (IFMT - PL)

RESUMO: Nos últimos anos, as questões ambientais têm adquirido uma grande importância em nossa
sociedade. Com as mudanças que o mundo vem sofrendo, a partir da crise da modernidade,
acentuaram-se os estudos na busca de soluções para os problemas sociais, ambientais,
políticos e econômicos que se está passando. O setor da construção civil, nos últimos
tempos, vem sendo apontado como grande vilão ambiental, uma vez que contribui para a
deterioração da qualidade ambiental através do desperdício de matéria-prima, insumos e
auxiliares utilizados nos processos construtivos de empreendimentos urbanos. Dessa
forma, neste trabalho nos debruçamos a refletir sobre a formação do Técnico de
Edificações, a partir da perspectiva da Educação Ambiental.

PALAVRAS CHAVES: : educação ambiental, construção civil e impactos ambientais

INTRODUÇÃO: O presente trabalho, intitulado: “ a importância da Educação Ambiental no Canteiro de
Obras: um estudo sobre o Proeja/Edificações do IFMT - Pontes e Lacerda” resultou de
um processo de pesquisa com foco na abordagem ambiental, mais especificamente, na
educação ambiental inserida no contexto da formação do Técnico em Edificações, na
modalidade Proeja, curso ofertado pelo Instituto.
O estudo pautou-se em: levantamentos bibliográficos associados à pesquisa de campo,
que foi realizada por meio de levantamentos in loco, propósito este alcançado através
da aplicação de instrumentos de coleta de dados.
Optamos por desvelar o nosso objeto de investigação por meio do método histórico,
buscando conhecer o desenvolvimento dos conceitos, ações e práticas sociais acerca
das concepções de Educação Ambiental e de sua importância nas discussões acadêmicas,
no currículo escolar durante o processo de formação do profissional, em particular no
processo formativo proposto pelo curso técnico em Edificações do IFMT – campus
Pontes e Lacerda.
A idéia deste trabalho surgiu com a preocupação de como abordar e relacionar os
conteúdos de Biologia, transmitidos diariamente nas salas de aula, com as práticas
cotidianas dos alunos do Proeja em Edificações nos canteiros de obras. Se no momento,
já é difícil para o professor discutir o conteúdo específico do livro didático, pois
falta-lhe formação/informação, então como fazer uma discussão que envolva os
problemas ambientais, garantido-lhes uma melhor visão do mundo que nos envolve e as
construções civis?


MATERIAL E MÉTODOS: O estudo foi realizado com professores e alunos do 2° ano do curso técnico de
Edificações do Programa Nacional de Educação Profissional com a Educação Básica na
Modalidade de Educação de Jovens e Adulto, oferecido pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- Campus Pontes e Lacerda.
O município de de Pontes e Lacerda esta localizado ao sudoeste do estado
Matogrossense a 254 metros de altitude. Situa-se entre as coordenadas geográficas
15º13'34" latitude sul sul, 59º20'07" longitude oeste gr. Dista da capital do
estado, a cidade de Cuiabá, cerca de 450Km.
O presente projeto de pesquisa desenvolveu-se através de levantamento de documentação
bibliográfica e de campo. Para a fundamentação teórico-metodológica, foram realizados
estudos baseados em livros, artigos, anais, artigos científicos, dissertações além de
web sites que abordam os assuntos referentes ao objeto de pesquisa e aos métodos de
pesquisa.
A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2010 através de
questionários aplicados a nove professores que ministram aulas no curso Técnico em
Edificações(PROEJA) e dezoito alunos do 2º ano matriculados no referido curso .
Optamos, nesta pesquisa, pela utilização de questionários, previamente elaborados com
questões distintas para professores e alunos. Os instrumentos foram aplicados aos
alunos foi composto por dezessete questões e opções objetivas do tipo “fechada”,
sendo duas abertas que visavam identificar o perfil do entrevistado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Procuramos saber se os professores consideravam a educação ambiental como
suporte ou complemento para a formação de técnicos de Edificações do IFMT- Campus
Pontes e Lacerda. Pode-se constatar que 80% professores consideram que a EA é um
complemento e 20% a consideram como suporte .
Avaliando os resultados referentes à percepção dos professores sobre a importância da
educação ambiental para a formação de técnicos de Edificações, concluímos que a
maioria dos entrevistados percebe que EA é uma âncora para a interdisciplinaridade,
isto é, graça ao seu caráter interdisciplinar permite permear e interagir com as
diversas disciplinas tanto do núcleo comum quanto as de formação profissional.

A educação ambiental é uma ferramenta importante na formação do profissional de
Edificações, haja vista que para um sujeito que desenvolve uma atividade atrelada a
construção civil, torna-se essencial a conservação dos recursos naturais do meio
ambiente, que entre outros, será sua futura ferramenta de trabalho.
Quando questionamos os professores, como eles percebem a questão da educação
ambiental sendo tratada, na formação do Técnico em Edificações, no Instituto(PL) (,
constatou-se que a educação ambiental é visto muito pouco (73%), e 14% afirmaram
que se trabalha apenas o que diz os PCN(S) e os demais, 13 %, informaram que
várias disciplinas tratam deste tema.
Diante dos resultados obtidos acreditamos que o Instituto deve promover discussão
com toda a comunidade escolar sobre a proposta do Projeto Pedagógico do curso
enfatizando a importância da educação ambiental na formação do Técnico em
Edificações.
Avaliando os relatos percebemos que, como educadores, no exercício da sua função,
reconhecem o desafio para a formação da consciência.

CONCLUSÕES: Uma vez codificados e tabulados os dados, identificamos no presente trabalho, que
muitas são as dificuldades para adequação e inserção da EA no curso Técnico em
Edificações- Proeja do IFMT- Pontes e Lacerda, tais dificuldades, reveladas pela
análise realizada estão relacionadas entre outros fatores , aos pontos que
elencamos abaixo:
- A deficiência na formação inicial e continuada dos professores, o que torna
difícil o trabalho com temas ligados à questão ambiental;


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: A primavera silenciosa. Disponível na Internet em www.geocities.com .Consulta em 24/01/2010.
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