ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
TÍTULO: Glicerina a partir da produção do Biodiesel
AUTORES: SILVA, K.S. DA (IFSP) ; LIMA, M.E.DA S. (IFSP) ; TININIS, A.G. (IFSP)
RESUMO: Neste trabalho procuramos demonstrar que a partir da produção do biodiesel é possível obter glicerol (glicerina). Para obter-se a glicerina é necessário que haja a reação da transesterificação, ou seja, uma junção do álcool (etanol ou metanol) com o óleo extraído de sementes oleaginosas que resultam no biodiesel e na glicerina, esta última é separada do biodiesel. Como resultado, obtivemos o que chamamos de glicerina bruta, ou seja, uma glicerina que não é totalmente pura, pois contem os ácidos graxos que provem do óleo e de algumas outras impurezas vindas do álcool e do catalisador utilizado durante a produção do biodiesel. Concluímos que a glicerina precisa ser destilada para a utilização nas indústrias e no comércio, pois a glicerina bruta não é utilizada por conter impurezas.
PALAVRAS CHAVES: biodiesel, glicerina
INTRODUÇÃO: Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.
O Glicerol é produzido por via química ou fermentativa. Tem uma centena de usos, principalmente na indústria química. Os processos de produção são de baixa complexidade tecnológica.
A produção por síntese microbiana predominou até que a síntese química, de subproduto do propileno, avançou em 1950. As aplicações principais hoje são:
• Síntese de resinas, ésteres 18%
• Aplicações farmacêuticas 7%
• Uso em cosméticos 40%
• Uso alimentício 24%
• Outros 11%
MATERIAL E MÉTODOS: Materiais e Métodos:
Materiais:
2 balões de fundo chato
3 suportes universais
2 condensadores
2 mantas de aquecimento
Métodos:
É montado o sistema com os equipamentos de forma que a manta de aquecimento fique na parte inferior para auxiliar como base além de sua função no sistema, logo em seguida deve se inserir um balão de fundo chato com o suporte universal o segurando de forma que não caia, depois é necessário que se encaixe o condensador de forma que é segurado por outro suporte universal e que cada uma de suas extremidades possuam um balão de fundo chato.
Em um dos balões de fundo chato é necessário que haja a glicerina bruta, ou seja, a glicerina que veio direto da produção do biodiesel sem antes passar por qualquer processo de limpeza. Assim a glicerina bruta deve ser aquecida em banho maria para ocorrer a passagem da glicerina pelo condensador, assim sendo recebida no outro balão de fundo chato, ou seja, a glicerina passou por um processo de limpeza. Esse processo é realizado duas vezes para ter uma limpeza completa, podendo chegar até 99,9% de pureza.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado da destilação tem a glicerina pura que é introduzida em diversas áreas como a indústria de cosméticos, farmacêuticas, alimentícias, entre outras, a mais utilizada é na indústria de cosméticos como sabonetes e maquiagens.
Para que se possa destilar a glicerina a mesma teria que ser aquecida a uma banho maria de óleo a aproximadamente 200°, que seria a primeira destilação, já que o processo é realizado a partir de duas destilações, em que a primeira possui um grau de ebulição maior que a segunda, porém era muito perigoso a realização desta etapa por questões de riscos com a alta temperatura, logo foi montado o sistema para a demonstração do que seria uma destilação e com a glicerina puro foi possível a fabricação de certos cosméticos , um de seus fins comerciais, foi fabricado sabonetes , amaciantes, etc. Os resultados obtidos foram os mesmos que encontramos em diversas pesquisas realizadas para a realização desse trabalho.
CONCLUSÕES: Podemos concluir que a glicerina é um bom produto, e por esse fato ela é bastante comercializada para a fabricação de vários outros produtos tais como os sabonetes, os xampus, as maquiagens, os cosméticos, entre outros.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.biodiesel.gov.br/
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/glicerina/biodiesel-glicerina.htm
www.biotecnologia.com.br/revista/bio37/glicerol.pdf
www.biodieselbr.com/.../duvidas-sobre-biodiesel-e-glicerina