ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE QUANTITATIVA DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA DE BEBEDOUROS ESCOLARES E PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PRÁTICAS
AUTORES: FERREIRA JR, T. M. (IFMT/UAB) ; BREVIGLIERI, E. (UNIRONDON)
RESUMO: A pesquisa tem como objetivo mensurar o desperdício de água em bebedouros escolares com o intuito de propor soluções para minimizar o problema. Para tal foi feita uma analise quantitativa coletando o desperdício de água nos mesmos. Ao mesmo tempo, propõem-se aqui, ensinar aos discentes, através de uma prática de pesquisa, métodos quantitativos laboratoriais desenvolvendo neles além da prática da pesquisa a conscientização do seu consumo. Após análise dos dados relativos aos dois experimentos observou-se uma redução de 21% no desperdício. Foi observado também que a relação de alunos que bebem mais da metade da água aumentou de 51,7% para 73,3%, a moda de desperdício caiu de 14 mL para 10 mL e uma projeção para um ano letivo na escola pesquisada mostra uma redução de até 21.000 L de água.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; água
INTRODUÇÃO: A quantidade de água potável disponível a humanidade vem reduzindo a cada dia (REBOUÇAS, 2003), atitudes cotidianas de redução de consumo e desperdício também têm sido incentivadas pelo poder público e a própria sociedade organizada. O objetivo principal da pesquisa foi mensurar o desperdício de água em bebedouros escolares com o intuito de propor soluções para minimizar o problema, para tal foi feita uma analise quantitativa coletando o desperdício de água nos mesmos. Ao mesmo tempo, propõem-se aqui, ensinar aos discentes, através de uma prática de pesquisa, métodos quantitativos laboratoriais. A observação foi realizada durante as aulas práticas de química em uma escola de educação básica na cidade de Cuiabá-MT. A Escola é sem dúvida, o ambiente ideal para se concretizar os processos de Educação Ambiental (EA) (REIGOTA, 2006). A presente pesquisa fundamenta-se no fato de que o processo educacional de concepção de cidadãos críticos perpassa pela formação de pesquisadores capazes de perceber através da pesquisa suas ações cotidianas.
MATERIAL E MÉTODOS: Dentro de uma escola de Educação Básica de Cuiabá – MT observou-se a quantidade de água desperdiçada num grupo de 60 discentes da primeira série do Ensino Médio. A presente pesquisa é de finalidade aplicada; de profundidade experimental e laboratorial; de natureza quantitativa (LAKATOS, 2010). Ainda segundo o autor, observou-se que possui uma temporalidade longitudinal, visto que: “avalia a mesma variável, num mesmo grupo de sujeitos, com duas ou mais mensurações dessas variáveis ao longo de um período de tempo” (APPOLINÁRIO, 2007, p. 151). Dentro dos sujeitos pesquisados, foi verificada a diferença entre a quantidade de água realmente ingerida e a desperdiçada. Com a posse dos dados e a comprovação do desperdício, realizou-se no ano seguinte a mesma análise com o bebedouro com a diminuição da vazão para perceber o percentual de desperdício. Um fato relevante dentro dos métodos é que os alunos pesquisados participaram dos processos de medições, para seu incremento de técnicas laboratoriais de medições.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cada discente usa o bebedouro de forma diferente, e consequentemente desperdiçará, díspares de água. A TABELA 1 foi organizada em ordem crescente de desperdício no ano de 2009.Considerando que a vazão de água no bebedouro é de 28 mL a cada 1 segundo, foi observado que 51,7% dos discentes bebem até metade da água que sai do bebedouro, esta amostragem também mostrou um desperdício de 847 mL de água a cada segundo para um grupo de 60 discentes, foi observado então que o desperdício era muito maior que o estimado, levando os discentes a uma discussão para encontrar soluções para minimizar o problema do desperdício. Uma ação pode ser destacada nesta pesquisa que é a redução da vazão de água no bebedouro em aproximadamente 14% passando para 24 mL de água por segundo passando os dados a observar como mostra a TABELA 2. Após análise quantitativa dos dados relativos aos dois experimentos foi observado significativamente uma redução no desperdício de água em 21%. Foi observado também que a relação de alunos que bebem mais da metade da água aumentou de 51,7% para 73,3%, a moda de desperdício caiu de 14 mL para 10 mL e uma projeção para um ano letivo na escola pesquisada mostra uma redução de até 21000 L de água.
CONCLUSÕES: Primeiramente, o fato observado na participação crítica dos discentes pesquisados, que aprenderam métodos quantitativos de medição, além de perceberem a importância da pesquisa em seu processo de aprendizagem. Através de uma ação simples de redução da vazão do bebedouro houve uma redução de 19 % no desperdício de água nos bebedouros da escola, reduzindo-o ainda mais. Um fator que fica como sugestão de estudos futuros é o fato de que esta água desperdiçada é filtrada e gelada, sendo que o desperdício então, não se resume na água, mas na energia utilizada para resfriá-la.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2006.