ÁREA: Química Orgânica
TÍTULO: NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA NA SÍNTESE DE UM NOVO DERIVADO TIAZOLÍNICO
AUTORES: SILVA, I. M. (UFPE) ; ALBUQUERQUE, J. F. C. (UFPE)
RESUMO: A Química Orgânica tem contribuído na busca de novos compostos que atendam as necessidades da indústria farmacêutica, isso devido o aparecimento de novas doenças antes desconhecidas, aos efeitos indesejados dos fármacos existentes e a resistência microbiológica. Os compostos tiazóis são heterociclos contendo átomos de enxofre e nitrogênio no anel, os quais compõem a estrutura de vários medicamentos. Assim, um novo derivado foi sintetizado para fins farmacêuticos. O composto foi obtido a partir da 4-(4-Clorofenil)-2-amino-tiazol, (Ju- 419) (I), que foi condensado na posição 5 com benzaldeído originando o 5-(4-Clorobenzilideno-4-(4-Clorofenil)-2-amino-tiazol (Ju- 424) (II). O produto foi purificado por lavagem e cristalização em metanol. Sua estrutura química determinada por métodos físicos.
PALAVRAS CHAVES: heterocíclico, derivados tiazolínicos, tiazol.
INTRODUÇÃO: Este trabalho objetivou descobrir novos métodos de síntese de novos derivados tiazolínicos potencialmente ativos, e elucidação da estrutura. A síntese e o planejamento de fármacos têm constituído um dos campos que mais contribui para o desenvolvimento de novos derivados potencialmente ativos, para determinados alvos biológicos. O surgimento de novas doenças, e a ineficácia de certos medicamentos além dos efeitos colaterais, são fatores que levam pesquisadores a buscarem fármacos com maior ação terapêutica e menor efeito colateral. Nesta busca é possível destacar uma importante classe de compostos heterocíclicos que apresentam amplo espectro de ação biológica que são os compostos tiazolínicos, com atividades anticâncer, antibacteriana, antidepressiva, antiinflamatória dentre outras (VICINI, et. al., 2003; HOLLA et. al., 2003; FUNAKOSHi et. al., 2003; LABER et. al., 2004; KLEEMANN et. al., 2001). Esta classe apresenta, também, aplicação em síntese orgânica, podendo ser utilizada em reações de condensação, oxidação, transformação de grupos funcionais e formação de ligação carbono-carbono (SOUZA, et. al., 2005). Há uma série de abordagens para a construção de anéis tiazolínicos. Entre estas, dois métodos amplamente utilizados são ciclização intramolecular térmica direta tiolesteres de derivados de amino tióis vicinais e ciclização de tioamida serina-derivados, com ou sem presença de um catalizador (XU; YE, 2005). A descoberta de um novo fármaco requer além do desenvolvimento de métodos de síntese, estudar o mecanismo de ação da substância no organismo e a sua adequação para uso como medicamento. A literatura descreve que nenhum fármaco é inteiramente seguro (THOMAS, 2003). Espera-se que esse novo composto contribui efetivamente
MATERIAL E MÉTODOS: Nesta reação foram usados os compostos químicos tiouréia, 2-bromo-4-cloro-fenacila, etanol e HCl conc., além de Balança analítica Mettler, Aparelho de Ponto de Fusão Quimis sem correção, estufa marca Quimis, além de vidraria apropriada. Em um balão de fundo redondo foram adicionados 0,100g de tiouréia e 0,306 g de 2-bromo-4-cloro-fenacila dissolvidos em metanol, e acrescido 10 gotas de HCl concentrado à temperatura ambiente e aguardado dez minutos até a reação mudar ligeiramente a coloração. Após esse período o balão contendo os reagentes foi transportado para a capela com exaustão contínua e conectado a um condensador de tubo em espiral. O balão contendo os reagentes foi aquecido em banho de óleo à temperatura estável de 60°C. Após dez minutos de aquecimento a reação começou a ser monitorada por cromatografia de camada delgada e revelada em luz ultravioleta, sendo observado que o produto apenas tinha começado a se formar. Foi determinado então, que a cada dez minutos seria realizado o acompanhamento da reação, uma vez que se tratava de um método novo ainda não referenciado na literatura científica. Após uma hora e cinqüenta minutos foi observado que a reação havia se completado. Após esse tempo, o sistema reacional foi desligado e o conteúdo transferido para um Becker. Logo em seguida o material foi submetido a banho de gelo até precipitação do produto, quando então, foi filtrado em funil sinterizado usando bomba de vácuo. O material filtrado foi transferido para um Becker, dissolvido a frio em metanol e deixado à temperatura ambiente para cristalização. Após vinte e quatro horas o produto havia cristalizado, quando novamente foi filtrado a vácuo usando o mesmo tipo de funil. O composto após filtração e secagem em estufa a 37º C foi determinado suas constantes físicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentados pelo produto reacional puro e cristalizado foram os seguintes:
Ponto de Fusão. 183-184 ºC, Rf. 0,52 no sistema (hexano e acetato de etila na seguinte proporção 0,7: 0,3 respectivamente. O rendimento foi de 82%. Esse rendimento foi considerado muito bom uma vez que a reação é nova e não tem parâmetros. A reação foi realizada com quantidades equimolares dos reagentes, porém, durante o processo de monitoramento por cromatografia de camada delgada foi observado que durante o processo todo o reagente 2-bromo-4-cloro acetofenona havia sido consumido restando ainda um alguns vestígios de tiouréia. Este fato demonstra que a reação não ocorre mol a mol como tinha sido calculado e esperado. Isto leva a pensar em recalcular outras quantidades que não sejam equimoleculares para repetição dessa mesma reação, com a finalidade de determinar de fato qual a quantidade de mol adequada para cada reagente químico. Isto leva a otimizar um método com quantidades reais, com a finalidade de fazer uma publicação correta como também economizar reagentes. Para determinação da estrutura química foram usados os seguintes instrumentos: Espectrómetro de Infravermelho BRUKER IFS-66 IR, usando pastilhas de KBr a 1%, Espectrómetro de Ressonância Magnética Nuclear, VARIAN UNITY PLUS (300 MHz para1H e 75,4 MHz para 13C usando tetrametilsilano como padrão interno, os deslocamentos químicos foram mostrados usando a unidade δ. As constantes de acoplamento foram apresentadas em Hertz. Para massa foi usado um espectróscopo Varian Mat 711, 70 eV com impacto eletrônico. Os anéis aromáticos foram identificados nas respectivas faixas de absorção entre 7-8 ppm, como também o hidrogênio do carbono 2. O massa detectou peso molecular exato. Os resultados reais serão apresentados no painel.
CONCLUSÕES: O composto foi sintetizado dentro das normas planejadas. A reação foi praticamente rápida, foi acompanhada por cromatografia de camada delgada usando o revelador luz ultravioleta. As constantes físicas foram determinadas, incluindo rendimento, Rf e Ponto de Fusão. A estrutura foi determinada por métodos espectroscópicos convencionais de Ressonância Magnética Nuclear de Carbono 13 e de Hidrogênio, como também por Massas e Infravermelho. O rendimento da reação foi considerado muito bom considerando 82%. O composto sintetizado é considerado novo na literatura, como também o seu método de síntese.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos voluntários de Iniciação Científica pelo apoio dado e colaborações.
A Central Analítica do Departamento de Q. F. da UFPE pelos espectros reali
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FUNAKOSHI, T.; CHAKI, S.; KAWAHIMA, N.; SUZUKI, Y.; YOSHIKAWA, R.; KUMAGAI, T.; NAZAKATO, A.; KAMEO, K.; GOTO, M.; OKUYAMA, S.; In vitro and in vivo pharmacological profile of 5-{2-[4-(6-fluoro-1H-indole-3-yl)piperidin-1-yl]ethyl}-4-(4-fluorophenyl)thiazole-2-carboxylic acid amide (NRA0562), a novel and putative atypical antipsychotic, Life Sci. v. 71, 1371-1384, 2002.
HOLLA, B. S.; MALINI, K. V.; RAO, B. S.; SAROJINI, B. F.; KUMARI, N. S.; Synthesis of some new 2,4-disubstituted thiazoles as possible antibacterial and anti-inflammatory agents, Bioorg. Med. Chem. v. 38, p. 313, 2003.
Kleemann, A.; Engel, J.; Pharmaceutical Substances: Syntheses, Patents and Applications, 4nd ed., Thieme Stuttgart: New York: 2001.
Laber, B.; Usunow, G.; Wiecko, E.; Franke, W.; Franke, H.; Kohn, A.; Inhibition ofNarcissus pseudonarcissusPhytoene Desaturase by Herbicidal 3-Trifluoromethyl-1,1′-biphenyl Derivatives
Pestic. Biochem. Phyiol., v. 63, p. 173, 1999.
Souza, Marcus Vinícius; Nora de Ferreira, Sabrina B.; Mendonça, Jorge Souza; Costa, Marília; Rebello, Fabiane Ramos. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Química. Nova. v. 28, n.1, São Paulo: 2005.
Vicini, P.; Geronikaki, A.; Incerti, M.; Busonera, B.; Poni, G.; Cabras, C. A., La Colla, P.; Synthesis and biological evaluation of benzo[d]isothiazole, benzothiazole and thiazole Schiff bases. Bioorg. Med. Chem., v. 11, p. 4785, 2003.
Xu, Zhengshuang, and Ye, Tao. Synthesis of 2,4,5-trisubstituted thiazoline via a novel stereoselective intramolecular conjugate addition.Tetrahedron: Asymmetry v.16 p.1905-1912, 2005.
THOMAS, G. Química Medicinal: Uma Introdução. ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003, p.36-37.