ÁREA: Produtos Naturais
TÍTULO: ATIVIDADE ANTIFÚGICA DE ÓLEO ESSENCIAL DE PLANTAS AROMÁTICAS FRENTE A DIFERENTES ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DE PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (SIDA)
AUTORES: ALVES,R.S. (UNIFENAS/UFL) ; LACERDA, I.C.A (UNIFENAS/UFM) ; CARDOSO, M.G. (UFLA) ; COPQUE, E.C. (UNIFENAS) ; SOUSA, F.D.V. (UNIFENAS)
RESUMO: A candidíase orofaríngea, é a infecção fúngica mais comum entre os pacientes infectados pelo vírus HIV.Seu tratamento é realizado com antifúngicos tópicos ou sistêmicos.Devido à toxicidade e interação de alguns destes antifúngicos com anti-retrovirais utilizados no tratamento da AIDS, tem-se buscado terapias menos agressivas.Os óleos essenciais (OE) obtidos de plantas tem se mostrado como uma opção no combate desses microrganismos, devido a apresentarem compostos com características antimicrobianas.No presente estudo verificou-se a ação inibitória dos OE de Zingiber officinalle e de Citrus limonum frente a leveduras do gênero Candida isoladas da cavidade oral de pacientes com AIDS.Observa-se que ambos os OE apresentaram efetividade de inibição contra as cepas fúngicas ensaiadas.
PALAVRAS CHAVES: oleos essenciais, candida, aids
INTRODUÇÃO: Ao contrário das bactérias, os fungos são mais complexos.Estão presentes em diferentes locais, colonizam desde plantas até o homem.De uma forma geral, os indivíduos apresentam alta imunidade inata aos fungos, e a maioria das infecções provocadas por fungos é branda e autolimitada. Porém em pacientes imunodeprimidos estas infecções podem ser letais.Os vegetais representam um recurso que é utilizado com diversas finalidades pelas indústrias alimentícias, têxteis, combustíveis e farmacêuticas. Constituem uma das fontes primárias na alimentação humana e de animais. Desde a antiguidade, para o controle ou cura, de diversas enfermidades, utilizavam-se plantas. O Óleo essencial o produto resultante do metabolismo secundário das plantas, podendo ser obtido por diferentes técnicas extrativas. Seus constituintes apresentam compostos capazes de inibir direta ou indiretamente os sistemas enzimáticos bacterianos, mesmo que a maioria de microrganismos seja ainda desconhecida. Seu comportamento é semelhante ao dos antibióticos, que são definidos como substâncias químicas com capacidade para matar ou inibir o desenvolvimento de bactérias ou outros microrganismos. Muitos microrganismos, como Candida e Criptococcus, estão se tornando resistentes aos fármacos, sendo que a descoberta de novas substâncias capazes de combatê-los se torna cada vez mais importante. A descoberta de produtos naturais com substâncias que exerçam função antimicrobiana poderá contribuir para o controle de diversas infecções humanas
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais vegetais, Zingiber offinale (Gengibre) e de Citrus limonun (Limão)foram obtidos no comércio local das cidades de Belo horizonte e Divinópolis respectivamente. A obtenção do óleo essencial de gengibre e de limão foram realizadas em triplicata por hidrodestilação, onde os materiais vegetais foram processados e triturados, separadamente, colocados em balões de fundo redondo e submersos em água. Acoplou-se o balão em aparelho de clevenger e iniciou-se o processo de destilação.A partir do momento da condensação aguardou-se duas horas, o destilado recolhido foi centrifugado por 5 min a 5000 rpm. A fase oleosa foi coletado com micropipeta e acondicionada em frasco ambar a 4ºC em refrigerador. A atividade antimicrobiana dos óleos essenciais foi realizada de acordo com a metodologia de difusão em disco.Os discos de papeis estéreis de 6 mm de diâmetro foram impregnados com 10 µL de soluções diluídas dos óleos essenciais (0,10,25,50 e 75) anteriormente esterilizadas em filtro de 0,22 micrômetros e depositado em meios de culturas específicos para cada tipo microbiano,(Agar Sabourand) para crescimento fúngico, previamente semeados com o microrganismo (especies de candida)com auxílio do “Swab”. Estes testes foram realizados em triplicata, sendo as placas incubadas a 35 ºC ± 1 por 24 horas. Os resultados foram obtidos por meio da observação e medição de halos de inibição com auxílio de paquímetro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os óleos obtidos das plantas Zingiber officinalle e Citrus limonum estudadas foram avaliados quanto ao teor de umidade e rendimento conforme tabela 1. O rendimento de óleo essencial de gengibre foi de 0,2% que vai de encontro aos estudos de Pereira et.al. (2006) onde foram encontrados valores próximos a 0,3%. Já o teor de rendimento obtido para o óleo de limão foi de 1,55%. Em estudos realizados por Salgado et. al. (2006) valores próximos a este trabalho foram encontrados 1,76%
Com relação aos resultados dos ensaios para a determinação inibitória dos óleos essenciais de Zingiber officinalle e Citrus limonum. Observa-se na tabela 2 que ambos os óleos essenciais apresentaram efetividade de inibição contra todas as cepas fúngicas ensaiadas, caracterizado pela formação de halos ao redor dos discos contendo os respectivos óleos. cujos diametros variaram de 7 mm a 45 mm. Foi também observado que as concentrações maiores dos óleos, apresentaram maiores halos. O controle utilizado neste estudo foi o dimetil sulfóxido (DMSO), e não apresentou atividade antifungica significante. Entre os resultados obtidos citados anteriormente, ressalta-se a atividade anti-Candida, evidenciada pelo óleo essencial de Zingiber officinalle que apresentou uma maior eficácia na maioria das cepas ensaiadas.De uma forma geral, observou-se halos menores para o OE de gengibre contra os isolados da espécie C. albicans e para o OE de limão para os isolados de C. lusitaniae, podendo sugerir menor sensibilidade destas cepas.
CONCLUSÕES: Ambos os óleos essenciais, apresentaram efeito inibitório sobre as leveduras testadas.
O óleo essencial de gengibre apresentou maior eficiência, maiores halos de sensibilidade para todas as espécies de Candida.
Destacando a possível resistência C. albicans e C. lusitaniae que apresentaram halos menores para para os óleos de gengibre e limão em diferentes concentrações.
Os produtos vegetais têm grande potencial antimicrobiano, e o emprego deste pode ser viável e de grande ajuda no controle de diversas patologias fúngicas, principalmente para aquelas que acometem pacientes com AIDS
AGRADECIMENTOS: A UFMG pelas leveduras cedidas e a UNIFENAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, I. O. et al. Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre espécies de Candida. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa,p.197-201 abr./jun. 2006.
PEREIRA, R. C. B et. al.; Obtenção de óleo essencial e oleoresina de gengibre (Zingiber Officinale Roscoe) por arraste com vapor e extração eom solvente. Revista Universidade Rural: Série Ciências da Vida, Seropédica, RJ: EDUR. v. 27 n. 1, p. 10-20, jan-jun., 2007
SALGADO, A.P.S.P.; et al. Avaliação no rendimento e no teor de limoneno de cascas secas e frescas de limão Taiti. 29º reunião da sociedade brasileira de química, Aguas de Lindoia, SP, 2006