ÁREA: Produtos Naturais
TÍTULO: EFEITO DE EXTRATOS DE VEGETAIS NO CONTROLE DO RIPHICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS
AUTORES: MATOS, A.C.; SCARMINIO, I. S. (UEL)
RESUMO: O Riphicephalus (Boophilus) microplus, carrapato do boi, causa grandes prejuízos na bovinocultura do Brasil. São utilizados vários produtos químicos no controle de infestações. Verificou-se a presença de resíduos de pesticidas no leite em regiões produtoras. O objetivo foi pesquisar produtos fitoterápicos para o controle das infestações por carrapatos para diminuir os pesticidas químicos utilizados. Foi pesquisada a ação de alguns extratos vegetais em teleóginas pré-maturas com imersão no teste in vitro e incubadas em estufa BOD (27°C umidade>70%) para completarem o ciclo de vida. Verificou-se a eficácia dos extratos através da taxa de eclosão dos ovos. O extrato de Senecie brasilienses provocou taxa de mortalidade de 53,3% indicando um resultado satisfatório no controle do ectoparasita.
PALAVRAS CHAVES: teleóginas, controle, fitoterápico
INTRODUÇÃO: O Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um ectoparasita que se distribui mundialmente. Cada fêmea desse carrapato produz entre duas e três mil larvas durante a sua fase de vida livre, que termina quando os mesmos se deslocam das pastagens para o bovino, iniciando a fase de vida parasitária, chegando a ingerir nesta fase até 0,5 a 3,0 ml de sangue (SEIFERT, 1971).
Os carrapatos dos bovinos ocasionam prejuízos que chega a ultrapassar os dois bilhões de dólares ao ano devido principalmente à mortalidade dos animais pela transmissão dos agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (Anaplasma sp. e Babesia spp.), diminuição do ganho de peso, danos ocasionado no couro, gastos com produtos químicos e diminuição da produção de leite. (Stone, 1972).
A utilização desenfreada de produtos químicos para controlar os carrapatos, tem comprometido cada vez mais a qualidade de produtos de origem animal causado grandes riscos à saúde devido ao acúmulo destes pesticidas na carne e leite (Nero,2007).
Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de alguns extratos vegetais no combate as infestações pelo ectoparasita através de extração dos princípios ativos utilizado água como solvente. O teste da eficácia in vitro foi feito mergulhando as teleóginas pré-maturas em solução com o extrato e incubando-as em estufa BOD (27°C com umidade > 70%) por 30 dias. No décimo quinto dia, a massa de ovos foi pesada e incubada novamente e no trigésimo dia foi feita a contagem da porcentagem da eclosão dos ovos para obter a eficácia do produto em porcentagem (DRUMOND ET AL 1973). A eficácia do extrato de Senecie brasilienses obtida no controle do ectoparasita foi de 53,3% mostrando ser uma boa alternativa para auxiliar o controle das infestações.
MATERIAL E MÉTODOS: Os extratos foram obtidos a partir das seguintes plantas: Ruta gaveolens (Arruda), Petiveria alliacea (Guiné), Peumus boldus (Boldo do Chile) e Senecie brasilienses (Arnica), todas foram colhidas na região de Londrina no norte do Paraná. Foram triturados 15 g de folhas e misturado com 300 ml de água em ebulição por cinco minutos e filtrados em filtro comum para remover a parte sólida do líquido. As teleóginas foram colhidas diretamente dos bovinos em estágio pré-maturas em uma propriedade leiteira da região de Londrina no Norte do Paraná e foram separados seis grupos contendo dez teleóginas cada grupo tendo o cuidado de manter a homogeneidade entre os grupos, quatro grupos foram utilizados para testar os extratos e um grupo para servir como controle. Foi feita a pesagem de todos os grupos separadamente e então, estes grupos foram mergulhados nos extratos por cinco minutos simultaneamente. Após o mergulho, as teleóginas foram enxugadas com papel higiênico e cada grupo foi fixado em uma placa de pétri com fita dupla face para que não fugissem e permanecessem vivas durante o experimento e então, mantidas em estufa BOD (27°C umidade > 70%) por 30 dias. No décimo quinto dia foram separadas as massas de ovos dos grupos, feito a pesagem e incubados novamente por mais quinze dias. No trigésimo dia, como os ovos viáveis já haviam eclodido, foi feita a contagem da percentagem de eclosão dos ovos em uma lupa e calculado a eficácia do produto como determina DRUMOND ET AL (1973)
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a contagem da eclosão dos ovos, foi calculada a eficiência dos produtos obtidos através da taxa de eclosão dos ovos como determina DRUMOND ET AL (1973), utilizando a seguinte fórmula:
ER (eficiência reprodutiva) = (peso massa ovos x % eclosão x 20.000) / peso da massa das fêmeas
EP (eficiência do produto) = [(ER grupo controle – ER grupo tratado) / (ER grupo controle)] x 100
Os resultados obtidos pelos cálculos das eficiências dos produtos foram tabelados como mostra a figura 1.
Verificou-se que o extrato da Senecie brasilienses provocou uma diminuição da taxa de eclosão dos ovos de 53,3% das teleóginas no estágio pré-maturo comparando com um grupo controle mostrando que a planta possui espécie química com propriedades tóxica para os carrapatos dos bovinos fazendo que partes dos ovos das teleóginas se tornem inviáveis diminuindo assim sua proliferação, no entanto, necessita-se de mais estudos para identificação dos grupos químicos da planta e testes com teleóginas em estágios mais avançados. Uma comparação das eficiências dos extratos no controle de infestações mostrou que outras plantas também possuem propriedades tóxicas para os carrapatos, ainda que em menores quantidades, como mostra o gráfico abaixo:
CONCLUSÕES: O extrato de Senecie brasilienses (Arnica) com água em ebulição se mostrou uma boa alternativa para o controle das infestações pelo carrapato bovino Riphicephalus (Boophilus) microplus no estágio em que eles se encontram na fase inicial de teleógina, podendo ser utilizado como auxiliar ou em conjunto com outros grupos químicos, no entanto, o trabalho sugere que se façam pesquisas mais avançados sobre os grupos químicos presentes na planta e estágios mais avançados do ectoparasita.
AGRADECIMENTOS: Aos funcioários e alunos do curso de pós-graduação em química da Universidade estadual de Londrina
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - DRUMOND, R.O.; ERNEST, S. E.; TREVINO, J.L.; GLANDNEY, W.J; GRAHAM, O.H
Boophilus annulatun an Boophilus microplus: Laboratory Test of Inseticides. Journal of Economic Entomology, v. 66, p.130-133, 1973.
- NERO, L. A. ; MATTOS, Marcos R.; BELOTI, Vanerli ; BARROS, Márcia de A. F. ; PONTES N., Daisy ; FRANCO, Bernadette D. G.de M. . Organofosforados e carbamatos no leite produzido em quatro regiões leiteiras no Brasil: ocorrência e ação sobre Listeria monocytogenes e Salmonella spp.. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, p. 201-204, 2007.
- SEIFERT, G.W. Ecto and endoparasiatic effects on the growth rates of zebu cossbred and british cattle in the field. Aust. J. Agric. Res., Melboune, v. 22, p.839-850, 1971.
- STONE, B.F. The genetics of resistence by ticks to acaricides. Australian Veterinary Journal. V.48, p.345-350, 1972.