ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA TEÓRICO-PRÁTICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO ÁLCOOL
AUTORES: DUCATTI, L.L. (UNILASALLE) ; CUNHA, A.C.B (UNILASALLE) ; SARMENTO, D.F. (UNILASALLE)
RESUMO: O texto relata uma prática educativa relativa à função álcool, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino situada na Região Metropolitana de Porto Alegre. A abordagem metodológica teve como princípio a articulação teórico-prática visando a aprendizagem significativa dos estudantes priorizando-se em tal articulação as implicações biológica, psíquica e sócio-cultural do consumo do álcool. A abordagem da função álcool foi desenvolvida em seis períodos de aula, no espaço temporal de três semanas. A análise dos dados coletados sinaliza que a abordagem adotada possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre o conteúdo desenvolvido no espaço escolar e o cotidiano, viabilizando uma aprendizagem significativa.
PALAVRAS CHAVES: processos de ensino e aprendizagem, química, ensino médio, f
INTRODUÇÃO: O consumo de álcool está sendo considerado um dos grandes problemas na sociedade contemporânea, principalmente por já ser uma prática comum entre os mais jovens (MICHEL, 1996). Apesar de haver dispositivos legais que proíbem o consumo de álcool por menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996; Estatuto da Criança e do Adolescente), o acesso e a sua aquisição são possíveis em qualquer faixa etária. Dados de um levantamento realizado no ano de 2004 em 27 capitais Brasileiras da Rede Pública de Ensino indicam que a idade média que os estudantes usaram pela primeira vez esta substância psicoativa foi 12,5 (desvio padrão de 2,1) (GALDURÓZ et al, 2004). Considerando-se que a família, seguida pela escola, deveriam ser os principais sistemas de suporte tanto da criança quanto do adolescente, entende-se ser nestes contextos de desenvolvimento o lócus por excelência para se trabalhar com medidas preventivas atinentes ao uso de drogas psicoativas. Nesse sentido, o estudo apresenta uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem relativos à função álcool, com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino situada na Região Metropolitana de Porto Alegre. A abordagem metodológica teve como princípio a articulação teórico-prática visando a aprendizagem significativa dos estudantes priorizando-se em tal articulação as implicações biológica, psíquica e sócio-cultural do consumo do álcool.
MATERIAL E MÉTODOS: A abordagem da função álcool foi desenvolvida em seis períodos de aula, no espaço temporal de três semanas observando-se as seguintes etapas: a) mobilização dos alunos para o tema e diagnóstico de seus conhecimentos prévio relativos ao álcool; b) apresentação da função álcool; c) realização de experimentos; e d) conclusões e inferências. Na etapa de mobilização realizou-se uma palestra, com um médico, sobre as doenças relacionadas ao consumo do álcool e os efeitos dessa droga psicotrópica lícita no organismo exemplificando com fatos concretos presentes no âmbito hospitalar, na área de atuação deste profissional. Na seqüência, foram convidados dois colaboradores da organização Alcoólicos Anônimos que passaram o filme “Alcoolismo como sair dessa?” e distribuíram folhetos explicativos sobre o assunto. Na segunda etapa, procedeu-se a apresentação da função álcool, explorando alguns tópicos na função álcool (especificamente o etanol) tais como produção do mesmo, fermentação, forças intermoleculares, concentração de soluções, reação de oxiredução, seus efeitos no organismo, teores alcoólicos e legislação. Em seguida, na etapa dos experimentos, construiu-se um densímetro para mostrar a variação de teores alcoólicos e um bafômetro para a visualização de diferentes tipos de bebidas alcoólicas através de um processo de oxidação–redução. Por fim, na etapa das conclusões e inferências, realizou-se um seminário retomando-se os principais conceitos trabalhados e os aspectos que cada aluno considerou mais significativo. Com vistas a uma análise mais pormenorizada sobre a aprendizagem dos alunos e suas avaliações sobre a abordagem metodológica adotada, aplicou-se um questionário com questões abertas. Além disso, procedeu-se ao registro das observações realizadas no decorrer das aulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos dados coletados sinaliza que a abordagem adotada possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre o conteúdo desenvolvido no espaço escolar e o cotidiano, viabilizando uma aprendizagem significativa. Constata-se que a palestra realizada pelo profissional da área da saúde foi fundamental para que os alunos se dessem conta da gravidade, no âmbito individual, dos danos psíquicos e biológicos causados ao organismo em decorrência do uso abusivo do álcool. Agregando ao âmbito individual a perspectiva sócio-cultural, o filme e os depoimentos dos colaboradores dos Alcoólicos Anônimos (AA) corroboraram as dificuldades e o deterioramento das relações interpessoais na convivência com a pessoa dependente do álcool, o número de acidentes causados com vítimas fatais em decorrência da embriaguez e o comprometimento da vida pessoal e profissional do dependente. A inclusão destas pessoas, tanto do médico quanto dos colaboradores do AA sensibilizaram e instigaram os estudantes a pesquisar o tema, selecionando materiais da internet, de revistas e livros bem como a relatarem fatos, acontecimentos e situações relacionadas ao uso abusivo do álcool, tanto no âmbito pessoal, familiar e social. A articulação dos elementos citados ao aprofundamento teórico-conceitual da função álcool e aos experimentos foram considerados pelos alunos como fundamentais para a compreensão do conteúdo. Com base em tais considerações, infere-se que a abordagem adotada possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre o conteúdo desenvolvido no espaço escolar e o cotidiano, viabilizando uma aprendizagem significativa.
CONCLUSÕES: Mudar no âmbito da sala de aula requer uma ressignificação teórico-prática. É preciso objetivar um ensino de Química que possa contribuir para uma visão mais ampla do conhecimento, a compreensão do mundo físico e a construção da cidadania, colocando em pauta, na sala de aula, conhecimentos socialmente relevantes e que façam sentido e possam se integrar a vida do aluno. Assim, os conteúdos não podem ser abordados de forma fragmentada e descontextualizada dos problemas que estão sendo vivenciados pelos alunos, seja no âmbito pessoal, familiar, escolar ou de forma mais ampla na própria sociedade.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm, Acessado em: 3 dez. 2008.
BRASIL. Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996. Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal.
MICHEL, O. R. Alcoolismo e drogadição: conceitos para a PM. Porto Alegre: Editora Polost, 1996.
GALDURÓZ, J.C.F; NOTO, A,R; FONSECA, A.M. Levantamento nacional sobre o consumo de drogas psicotrópicas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, Departamento de Psicobiologia da UNIFESP; 2004.