ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O LEITE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SILVA, EDILMA ELAYNE DA (FAMASUL) ; FERNANDES, EVANDRO LOPES (FAMASUL) ; MELO, ADRIANA C.N. DE (FAMASUL) ; FILHO, JOÃO RUFINO DE FREITAS (UFRPE)

RESUMO: Este trabalho é uma pesquisa aprofundada sobre um dos sérios problemas da atualidade na Educação que é a associação da teoria com a prática no processo de ensino-apredizagem. Viabilizando uma alternativa e utilizando o leite, um poderoso aliado como tema gerador de conhecimentos no Ensino de Química. tendo em vista ser de fácil acesso tanto para os professores como para os alunos, e sendo por sua vez um tema transversal que promove a interdisciplinaridade ao ser trabalhado na sala de aula. Com abordagens diferenciadas são estudadas características físico-químicas, parecer histórico relacionando com o cotidiano do aluno de forma que o aluno passa a está envolvido em uma relação de reciprocidade com colegas e professores e o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, abordagens diferenciadas, leite

INTRODUÇÃO: O trabalho monográfico da aluna Edilma Elayne da Silva da FAMASUL – Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul-PE tem como objetivo fomentar durante o processo de ensino-aprendizagem, a aquisição de conhecimentos científicos, integrarem os alunos no processo de ensino aprendizagem por meio de uma abordagem histórica sobre o leite, mostrar a composição e as propriedades físico-químicas do leite, aprender a aprender através da relação com o cotidiano, estimular os alunos através de atividades lúdicas e experimentais elaboradas com materiais alternativos. No presente estudo, espera-se que os professores “identifiquem situações que possam ser introduzidas aos conceitos da ciência que desejam que os alunos aprendam” (CURY; 2003). Vários estudiosos no mundo apontam no desenvolvimento de aulas que o aluno é o agente ativo na busca por respostas as suas perguntas fazendo com que “o alunado seja conduzido no processo de aprendizado por meio de atividades que vão além das atividades tradicionais” (DIAS; 2003).

MATERIAL E MÉTODOS: Foram planejadas e desenvolvidas aulas experimentais e lúdicas com as turmas do Ensino Médio (1º, 2º, 3º ano) da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e Colégio Nossa Senhora da Conceição, situadas no Município de Bonito- PE. A aplicação das aulas experimentais como: separação da caseína e do soro, e atividade lúdica correspondente a aplicação de um jogo chamado cubos do leite constam de dois cubos sendo um com as faces de pontuação e outro com as faces de perguntas e figuras relacionadas ao leite que promoveram a associação dos conteúdos de Química com o cotidiano e maior interação da turma com a atividade. Em seguida foi feito um levantamento de dados para constatar o benefício no aprendizado dos alunos, com o objetivo de saber quais as estratégias pedagógicas utilizadas na elaboração e desenvolvimento das aulas são mais apropriadas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula foram sumarizados em gráficos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as aulas o envolvimento dos alunos com as atividades (experimentais e lúdicas) foram satisfatórias. A temática leite trabalhada no 1 º ano de forma expositiva e seguida da atividade lúdica( jogo cubos do leite) promoveram maior interação de toda a turma com os conteúdos abordados, visto que todos demonstraram ter “o leite” como algo comum a sua vivência, o que resultou em perguntas a cerca da temática trabalhada. Durante a aula 80% dos alunos conseguiram diferenciar as substâncias das misturas com perfeita clareza, bem como desenvolveram muito bem os cálculos de conversão de temperatura para responder em qual estado à matéria se encontrava e quando questionados sobre a ajuda que o jogo forneceu para o aprendizado 92% afirmaram que a atividade promoveu maior aprendizado. Por sua vez a turma do 2º ano foi estimulada ao realizar o experimento (leite psicodélico) como meio de levantamento de questões, duvidas ou hipótese que serviram de base para as aulas expositivas seguintes. Com o último ano do ensino médio, depois de aplicado um questionário prévio, foi realizada uma aula que não só relembrava conceitos químicos como inseria novos conceitos, além de tratar da atualidade e sua relação com a Química e o cotidiano. Os resultados obtidos foram satisfatórios após a comparação das estratégias de ensino utilizadas.

CONCLUSÕES: É notável que o desenvolvimento de aulas dinâmicas utilizando experimentos e atividades lúdicas formam um conjunto de estratégias possivelmente eficaz no que tange o processo de ensino-aprendizagem, por isso, o envolvimento dos alunos favoreceu uma aprendizagem significativa. Assim, trabalhando o experimento e o lúdico em sala de aula o professor pôde estimular a reflexão crítica e construtiva da comunidade escolar que será testemunha ocular dos frutos produzidos pelo desempenho em transformar o estudo da Química associado, por sua vez, ao cotidiano.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CURY. Augusto. Pais Brilhantes Professores Fascinantes. 1. Ed. Rio de Janeiro: Sextante. 2003, 55p.
DIAS, Marcelo Vizeu; GUIMARÃES, Pedro Ivo; MERÇON, Fabio. Corantes Naturais. Química Nova na Escola n. 17, maio de 2003.