ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UMA BALANÇA.

AUTORES: TAVARES, J. K. G. (IFPB - JP) ; SANTOS, A. O. (IFPB - JP)

RESUMO: Sabendo-se das dificuldades encontradas nas escolas de nossa cidade para a realização de aulas práticas de Química, esse trabalho relata uma experiência vivenciada pelos alunos de Curso de Licenciatura em Química do IFPB-JP, na disciplina Materiais Alternativos II, que possibilita amenizar esse problema. Onde as autoras desse trabalho construíram uma balança simples utilizando materiais alternativos, que possivelmente seriam descartados e depois a apresentou a professora e demais alunos da disciplina. Como resultado, observou-se o interesse dos ouvintes, ao afirmaram que esse instrumento poderia ser utilizado na própria sala de aula, com práticas simples, sem a necessidade de ter um laboratório.

PALAVRAS CHAVES: balança, materiais alternativos

INTRODUÇÃO: As dificuldades em trabalhar com atividades experimentais nas escolas de ensino médio da rede pública, em função da inexistência de laboratórios ou ainda, para aqueles em que existe o local específico, a deficiência em vidrarias e reagentes, bem como a problemática relativa à organização do procedimento experimental e do laboratório após sua utilização se caracteriza em fatores limitantes ao emprego de procedimentos experimentais regularmente em suas aulas.
As atividades experimentais sempre foram encaradas como sendo algo inatingível em Escolas mais desprovidas de recursos, pois requer um investimento caríssimo. Mas não é bem assim, isso só é verdade se imaginarmos laboratórios montados com materiais e equipamentos requintados, por outro lado é possível realizar experimentos de grande valia sem ter altos custos com reagentes, segundo Líria Alves.
Sabe-se que nas escolas públicas é dever do estado, em parceria com o MEC, instalar e equipar laboratórios adequados ao ensino de Ciências como também investir na formação do professor, na realidade o que se encontra é um ensino brasileiro carente. Mas então o que fazer para realizar aulas experimentais em condições ideais?
É aí que chamamos a atenção para a prática da construção de Laboratórios Alternativos, que faz uso de materiais bem simples como: palha de aço, velas, detergente, sal de cozinha, açúcar, balança simples etc. Esses materiais são nomeados de materiais alternativos, eles permitem ensinar química de uma maneira inovadora, e o melhor, podem ser encontrados no próprio cotidiano do aluno.


MATERIAL E MÉTODOS: A confecção do referido instrumento foi feita com a utilização de materiais de baixíssimo custo e muitas vezes considerado como sucata, fazendo-se uso de madeira, prego, furadeira, ponteiro de relógio, tampas de lata de leite, fio metálico (arame) e durepoxi. O mesmo foi construído com uma base e um braço de madeira, em seguida fez-se um furo no braço com uma furadeira, de modo que ele ficasse um pouco mais largo que o prego para posterior fixação na base e colou-se o ponteiro no braço. Logo em seguida foram feitos com duas tampas de lata de leite e o fio metálico, os pratos da balança que por sua vez ficaram presos ao braço de madeira através de dois ganchos de metal, e por fim foram feitos com durepoxi e aferidos em balança analítica, os pesos de 1, 2, 5, 50 e 100g.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a apresentação da construção dessa balança como prática pedagógica foi realizada uma discussão sobre o tema: Construção de Laboratórios com Materiais Alternativos, onde os alunos expressaram suas opiniões, assim como pensaram na criação de outros possíveis equipamentos alternativos.
Na Figura 1, em anexo, observar-se a apresentação, da balança construída, aos alunos da disciplina de Materiais Alternativos II do Curso de Licenciatura em Química do IFPB-JP. E na Figura 2, também em anexo, observa-se algumas aplicações demonstrativas durante a apresentação.






CONCLUSÕES: A construção dessa balança serviu de estímulo para que através dos conhecimentos alcançados, fossem obtidas idéias inovadoras e aplicáveis em sala de aula nas escolas em que não há laboratório ou existem, mas são precários.
A montagem de um laboratório com equipamentos alternativos pode demorar um pouco, mas com o empenho do professor e de seus alunos, com certeza será uma atividade de sucesso.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Disponível em: <http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/laboratorio-alternativo.htm> Acesso em 10 de junho de 2009.

Disponível em: <http://www.upf.br/quimica/download/construcao_material_alternativo_relatorio.pdf. > Acessado em 08 de Junho de 2009.