ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: AQUINO, M.O.C. (UERN) ; BEZERRA, N. (UERN) ; SILVA, E. A. (UERN) ; SILVA, M.E. (UERN) ; ARAÚJO, J.C.V. (UERN) ; BENEVIDES, L.H.C. (COSTA) ; MACIEL, O.S. (UERN)

RESUMO: Diante do atual panorama ambiental, nota-se cada vez mais necessário a adoção de temas ambientais nas aulas química no ensino médio, a fim de formar futuros cidadãos cientes e participantes de causas ambientais. Realizou-se a análise da prática educacional, através de um questionário usado como método de coletar dados, permitindo identificar informações, as quais contribuíram para verificar e comprovar a hipótese inicial de que no Ensino de Química não tem trabalhado a construção das questões ambientais nem mesmo a partir de conceitos teóricos distorcidos.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, sociedade sustentável, ensino médio

INTRODUÇÃO: A Educação ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante, visto a crescente gravidade das crises ambientais globais e a falta de progresso real no sentido de construirmos uma sociedade sustentável e consciente. Essa consciência já chegou a escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, mesmo porque, como aponta os PCN’s a opção pelo trabalho ambiental traz a necessidade de aquisição de conhecimento e informação por parte da escola para que se possa desenvolver um trabalho adequado junto aos alunos. A fim de ajudá-los a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes a sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental utilizando-a como um instrumento para capacitar melhor as novas gerações, evitando a evolução de um quadro cada vez mais sério e irreversível.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização deste trabalho aplicou-se um questionário aos professores de Química de duas escolas de ensino médio, sendo uma na cidade de São Miguel, RN e outra na cidade de Pau dos Ferros, RN. Para tanto, responderam questões objetivas e subjetivas que abordavam assuntos sobre Educação Ambiental e suas práticas em sala de aula

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos professores pesquisados, 60% afirmam ter curso de gestão ambiental, porém não trabalham o tema em suas aulas, pois consideram o tempo e a extensão do programa curricular, os limitadores para tais discussões, já que o encontro com os alunos só acontece em duas aulas semanal. A maioria (60%) nos dá conhecimento que a escola não desenvolve projetos na área. Somente 40% afirmaram que a escola realiza aulas de campo, para trabalhar a educação ambiental. 100% dos professores informaram não existir na escola a separação do lixo produzido pela comunidade escolar. Quando questionados se a escola possuía área arborizada ou outros espaços que pudessem ser utilizados para trabalhar o referido tema, 40% asseguraram que possui e todos os professores questionados consideram a Educação Ambiental um tema transversal importante para a formação do cidadão.

CONCLUSÕES: A pesquisa sinaliza que há necessidade de se investir em espaços e tempos para se trabalhar a questão ambiental no ensino de Química no nível médio. Para poder contribuir na educação dos futuros cidadãos que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando um ambiente saudável no presente e para o futuro. Nesse sentido, adotar práticas educativas ambientais na escola é deixar aflorar os valores, as atitudes, as concepções e a capacidade de transformá-las em ação com a expectativa de criar caminhos para construir uma nova realidade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente saúde / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997.