ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PERFIL DO CONCLUDENTE DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

AUTORES: DOURADO, G. L. (UFMA) ; CARVALHO, R. M. S (UFMA) ; DIAS, C. S. (UFMA) ; LIMA, J. B. (UFMA)

RESUMO: Com o objetivo de conhecer o perfil do concludente do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Maranhão, o grau de satisfação dos mesmos com relação ao curso e de levantar elementos para uma gestão acadêmica mais eficaz, elaborou-se um questionário como instrumento de consulta e o aplicou ao total de alunos concludentes do primeiro semestre de 2009. O questionário contém 30 questões, divididas nos itens: avaliação sócio-econômica e informações acadêmicas, as quais permitem um diagnóstico da realidade e das necessidades discentes, constituindo informações úteis para a elaboração ou ajuste do projeto político-pedagógico do Curso.

PALAVRAS CHAVES: avaliação do curso, perfil do concludente, química licenciatura

INTRODUÇÃO: O Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão foi criado pela Resolução nº 79/69-CD, de 04/01/1969. Atualmente funciona no turno vespertino, com 42 vagas anuais, carga horária de 3.105 h (160 a 165 créditos) e duração mínima de 9 semestres. Apesar dos seus 40 anos de existência, da atual elevada titulação dos docentes (> 70% são doutores), detém o conceito 2 de acordo com o último Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE/2005). Neste momento, em que o Projeto Pedagógico do Curso está em fase de reestruturação e a comunidade acadêmica se prepara para enfrentar o desafio de melhorar os índices do Curso, é de relevância o conhecimento do perfil do discente e da sua opinião sobre o funcionamento do curso. Este diagnóstico poderá fornecer informações sobre a fragilidade do Curso, auxiliando a definir planos mais eficazes e uma reformulação curricular mais coerente com a realidade discente. Deste modo, este trabalho objetivou o levantamento do perfil sócio-econômico-cultural dos concludentes, primeiro semestre de 2009, e das suas opiniões sobre vários aspectos (infra-estrutura, organização currícular, atividades pedagógicas, estágios, etc.) do Curso que ora concluem.

MATERIAL E MÉTODOS: A consulta foi feita diretamente aos alunos concludentes do primeiro semestre de 2009 , no total(n = 20) através da aplicação de um questionário detalhado, contendo questões de caráter pessoal e acadêmico. Os resultados foram obtidos através da análise dos questionários, por preenchimento de uma planilha previamente elaborada, a qual permitiu a correlação dos dados e quantificação percentual dos mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para melhor aproveitamento dos dados, os resultados foram agrupados em três categorias: i) dados pessoais, ii) informações acadêmicas e iii) grau de satisfação dos alunos.
A Tabela 1 (Figura 1) resume os resultados obtidos com relação aos dados pessoais.
Os dados relevantes às informações acadêmicas e o grau de satisfação dos alunos estão ilustrados, respectivamente, nos gráficos 1 e 2, e 3 e 4 (Figura 2).
No que se refere às informações acadêmicas ,o resultado demonstrou que os entrevistados, de um modo geral, ingressaram na Universidade por gostarem de química e de lecionar, mas que no decorrer do curso pouco fizeram leitura de revistas e livros técnicos, sendo que o hábito da leitura é benéfico para práxis educativa.
Em relação ao grau de satisfação dos alunos, notou-se que mais de 70% não estão satisfeitos com os serviços prestados pela UFMA, diagnóstico esse negativo, pois a Universidade tem que oferecer as condições mínimas de funcionalidade para que os futuros profissionais que a mesma forma saiam preparados para o mercado de trabalho. No que se refere à estrutura curricular, apenas 27,9% dos entrevistados consideraram boa, é fato, pois o curso de química licenciatura da UFMA já está passando por uma reformar curricular para melhoria de sua qualidade.





CONCLUSÕES: Neste trabalho, observou-se que o concludente é, em sua maioria, do sexo masculino e relativamente jovem, pouco adepto da leitura e de renda mínima para se manter no curso, apesar disso, vai finalizar a graduação no período previsto.
Constatou-se também que a maioria realmente está no curso porque gosta, no entanto, há uma evidente insatisfação com a Universidade, devido a sua estrutura organizacional deficiente e desestimulante.
O curso de química licenciatura da UFMA já está passando por uma reforma curricular no intuito de melhorar a qualidade do mesmo.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA JÚNIOR, Joaquim Paulo de. Análise crítica do currículo do curso de Ciências, habilitação em química do CESI-UEMA, Livro de resumos – XXXIX Congresso Brasileiro de Química, 1999.
BELTRAN, Nelson; Orlando & CIFCATO, Carlos Alberto Mattoso. Química. São Paulo: Editora Cortez, 1991.