ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA QUÍMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

AUTORES: MACIEL, O.S. (UERN) ; BENEVIDES, L.H.C. (UERN) ; SANTOS, R.A.T.O. (UERN) ; COSTA, V.P. (UERN) ; SILVA, H.C. (UERN) ; NUNES, A.O. (UFRN/IFRN) ; SILVA, V.G. (UERN) ; SOUSA JÚNIOR, F.S. (UERN)

RESUMO: Neste trabalho é apresentada uma perspectiva de como o ensino de química pode alcançar bons resultados ao fazer uso da abordagem de história e filosofia da química através de uma proposta didática no nível médio. Para isso foram colhidos dados com 10 professores através de questionário e observação de aulas expositivas da disciplina de química, em escolas da rede pública de Mossoró-RN. Esses apontamentos comprovaram a importância de fazer essa inter-relação da ciência com a sua história e origens, visto que a compreensão e interpretação desses fatos favorecem nitidamente o processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: história, química, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: Na interpretação do mundo através das ferramentas da Química, é essencial que se explicite seu caráter dinâmico. Assim, o conhecimento químico não deve ser entendido como um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados, mas sim uma construção da mente humana, em contínua mudança. CHASSOT (1995) denota que o estudo da história da ciência “[...] implica estabelecer a inter-relação desta com a história da filosofia, das religiões e da magia. Por extensão, isso leva a vinculá-la à história do desenvolvimento sociopolítico-econômico-cultural da humanidade”. A presente pesquisa objetiva demonstrar como o ensino de História e Filosofia da Química vinculado ao currículo escolar obrigatório do ensino médio promovem uma aprendizagem mais significativa, referenciando segundo AUSUBEL (1982) que “[...] o conhecimento que se adquire de maneira significativa é retido e lembrado por mais tempo. Em segundo, aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de uma maneira mais fácil, mesmo se a informação original for esquecida. E, em terceiro, uma vez esquecida, facilita a aprendizagem seguinte – a “reaprendizagem”.

MATERIAL E MÉTODOS: Para tanto, foi feito um acompanhamento com 10 professores de química, em escolas da rede pública de ensino na cidade de Mossoró-RN, afim de verificar a inclusão desse aspecto da ciência no processo de ensino-aprendizagem e, desta forma propor razões que justifiquem e incentivem a aplicação de conteúdos referentes à História e Filosofia da Química, no conteúdo programático da disciplina de Química no ensino médio, valorizando assim a transposição didática nesse nível de ensino. Esse acompanhamento se deu através do monitoramento de aulas expositivas como também de questionário aplicado com os mesmo indagando-os quanto a visão que os mesmos tem sobre esse tema e ao método/recurso empregado durante as aulas expositivas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os dados colhidos foi possível perceber que a abordagem desse tema nas aulas de ensino de química ainda deixa muito a desejar. Verificou-se que 45 % dos professores participantes da pesquisa admitem a importância do conteúdo inserido no currículo, entretanto assumem que fatores externos terminam atrapalhando sua aplicabilidade, 32% dizem perder tempo e que o conteúdo é desnecessário e 23% não tomaram posição contra ou a favor. Em contrapartida, o mais alarmante foi perceber a falta de preparo e disposição pelos professores acerca do conteúdo sugerido, o que reforça ainda mais a necessidade de um olhar mais crítico e questionador sobre o papel do educador e sua preocupação com a formação do estudante. Ao se introduzirem conceitos de História e Filosofia da Química nas aulas de ensino médio, segundo a opinião dos professores que nos auxiliaram a realização dessa pesquisa, verificou-se que tanto os estudantes começam a perceber que existe uma interferência da história no desenvolvimento da ciência e vice-versa, o que nos reforça mais ainda sobre a importância desse contexto na formação do estudante, proporcionando, portanto uma mudança na maneira de repassar o conteúdo de química.



CONCLUSÕES: A História e Filosofia da Química, como parte do conhecimento socialmente produzido, devem permear todo o ensino de Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos. Por fim, a História da Química permite criar um elo entre a evolução do pensamento químico e a apresentação dos conceitos em sala de aula, podendo ser utilizados para romper a monotonia da exposição, seguida de conceitos, como um elemento diferenciado, agindo como um “gancho” para atrair novamente a concentração perdida dos estudantes durante a aula.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando Transformações na educação. 3. Ed. Unijuí, 1995