ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGOS DIDÁTICOS E DINÂMICAS DE GRUPO COMO ALTERNATIVAS PARA AULAS DE QUÍMICA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR EM RORAINÓPOLIS/RR

AUTORES: OLIVEIRA, A.C. (UERR) ; OLIVEIRA, J.C.C. (UERR) ; REAL, S.R. (UERR)

RESUMO: A partir de observações durante as disciplinas de estágio supervisionado I, II e III do curso de licenciatura em Química da UERR, foi possível traçar um diagnóstico parcial da situação da 3ª série do ensino médio nos horário vespertino e noturno da Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis-RR. Os professores encontram atualmente dificuldades para manter a atenção dos alunos, tornando-se necessária a busca de métodos que atraiam a concentração dos mesmos, e que possam auxiliar no seu desenvolvimento intelectual. Diante do exposto pretende-se utilizar jogos e dinâmicas na disciplina de Química para auxiliar na aprendizagem e na elaboração de métodos diferenciados por parte dos professores de Química para sanar as dificuldades observadas.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem, recursos didáticos, jogos.

INTRODUÇÃO: É notório que há uma falta de motivação quanto ao ensino de Química, principalmente no que se refere às alternativas para aulas diferenciadas, observado na Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis. A falta de criatividade por parte dos professores em relação às aulas na disciplina, torna cada vez mais difícil para os alunos a compreensão da mesma, uma vez que a forma com que os conteúdos são aplicados não traz nenhuma motivação ou interesse. O que se vê são alunos desmotivados e desconcentrados, submetidos os métodos de ensino tradicionais (pincel e quadro). É necessário direcionar os conteúdos de forma que os alunos possam relacionar os mesmos com a sua vida diária, desenvolvendo o interesse pela descoberta de novos conhecimentos e acima de tudo dar oportunidade para que eles possam interagir diretamente na construção do conhecimento. O uso de recursos pedagógicos diferenciados para as aulas de Química e a utilização de jogos e dinâmicas como alternativas para tornar as aulas mais atrativas podem contribuir para o aprendizado e amenizar as dificuldades encontradas, contribuindo para uma aprendizagem mais eficiente e prazerosa e, consequentemente, mudando a rotina escolar. Este trabalho tem por objetivo principal o desenvolvimento e aplicação de novos métodos para melhorar a aprendizagem dos conteúdos de Química na terceira série do ensino médio e ainda, verificar como os mesmos estão sendo trabalhados na Escola Estadual José de Alencar. Ensinar requer compromisso, dedicação amor pela profissão, atualização dos conhecimentos e criatividade para transmitir os conteúdos de forma que os alunos possam compreendê-lo e usá-lo em seu cotidiano e é de competência do professor procurar direcionar e dinamizar os conteúdos aplicados em sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: Ao iniciar-se o Estágio Supervisionado II, foi elaborada a primeira parte da pesquisa, sendo aplicados dois questionários diagnósticos contendo 14 questões cada um, abordando temas concernentes ao trabalho em questão, tais diagnósticos foram aplicados para os três professores titulares da disciplina de Química da referida escola e para 60 alunos dos turnos vespertino e noturno, das turmas Regular (vespertino) e EJA (noturno) do Ensino Médio. Os questionários diagnósticos continham questões sobre os materiais pedagógicos utilizados na escola e a metodologia usada pelos professores titulares das turmas. No inicio do Estágio Supervisionado III, foram elaborados Jogos como um dominó dos prefixos dos hidrocarbonetos e aplicado nas salas de aula, onde foi usado papel cartão, folha de papel ofício e folha de papel contact para finalizar o dominó, este foi utilizado para trabalhar as dificuldades em memorizar os prefixos dos hidrocarbonetos. Foi elaborado também um jogo em forma de trilha, sobre a origem dos compostos orgânicos, ligações entre carbonos, radicais orgânicos, nomenclatura e outros. Para a confecção do jogo da trilha orgânica foi utilizado, papel cartão, folhas de papel ofício, pincéis coloridos, cola branca, folhas de papel contact. A trilha foi composta de 80 casas contendo vários obstáculos, perguntas e respostas dessas perguntas dentro da própria trilha, desafios (montagem de estruturas no quadro), um dado, 12 cartas extras contendo perguntas, uma apostila para pesquisa. Se o jogador não conseguisse cumprir a meta estipulada no jogo (desafios e perguntas), passava a sua vez para o colega. Após aplicação dos jogos foi distribuído um último questionário de avaliação para detectar como foi a aceitação e qual a opinião dos alunos com relação à metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A coleta de dados para a análise teve início com as aulas sobre hidrocarbonetos com os alunos da 3ª série EJA do Ensino Médio noturno da E. E. José de Alencar. Após a aplicação do conteúdo teórico seguido de explicação, observou-se que os alunos tinham dificuldades para entender os assuntos que envolviam esse tema. Diante do desafio de ensinar o conteúdo de Química Orgânica (hidrocarbonetos) para a referida série, surgiu a idéia de desenvolver uma metodologia diferenciada para melhorar o aprendizado dos alunos nas aulas seguintes. Todos os alunos participaram das atividades com muito entusiasmo e espírito de competição, conseguindo montar as estruturas com a ajuda dos colegas da equipe, permanecendo na sala de aula, completamente concentrados, mesmo no horário de intervalo até terminarem a dinâmica. Através desta dinâmica foi possível também explicar os radicais orgânicos e as ligações carbono/carbono e carbono/hidrogênio. Observou-se durante a aplicação deste trabalho a capacidade de raciocínio dos alunos envolvidos, sendo importante enfatizar que poucas foram as dificuldades na montagem das estruturas, porém sentiram certa dificuldade quanto ao entendimento das ligações havendo a necessidade de ser explicado passo a passo sobre as ligações entre os átomos em questão; dando assim oportunidade para a professora expor, explicar e tirar duvidas referentes ao conteúdo. Com relação aos jogos, a apresentação para os alunos do período vespertino foi bastante eficaz, pois muitos dos alunos gostaram pedindo para que jogassem e foi dada a oportunidade para que eles jogassem de forma que foi excelente a aceitação. De um modo geral, observou-se que a criação e aplicação dos jogos citados para as turmas, ajudou muito os alunos a aborverem um conteúdo que seria apenas teórico.

CONCLUSÕES: De acordo com atual realidade da Escola Estadual José de Alencar, diante as ações relacionadas ao que se refere à elaboração e o planejamento de métodos alternativos de ensino, observou-se que os docentes vêm tendo uma pouca participação e empenho. Os professores são responsáveis diretos pela formação do aluno (MELO, 2005). Diante do exposto, pode-se dizer que houve uma melhora significativa com relação ao conhecimento dos alunos após a aplicação dos métodos desenvolvidos e aplicados em sala de aula, pois é necessário o uso de técnicas diferenciadas, como os jogos citados neste trabalho.

AGRADECIMENTOS: A direção da Escola Estadual José de Alencar em Rorainópolis/RR;
A professora Dra Josimara pela orientação deste trabalho;
Ao professor Dr. André

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELO,C. M.R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação). Información Filosófica. V.2 nº1 2005 p.128-137.