ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA INTRODUÇÃO AO USO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: BARRA, I.M.M. (IFPA) ; TAVARES, L.C. (UFPA) ; COSTA, K.A.D. DA (UFPA)

RESUMO: O objetivo deste trabalho é mostrar que o ensino de Química deve ser um facilitador da leitura do mundo, pois, deve-se ensinar Química para permitir ao cidadão uma melhor interação com a sociedade. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de primeiro ano de ensino médio em uma escola pública de Belém do Pará. A metodologia consistiu de duas etapas, devidamente concatenadas, nas quais os professores primeiramente efetuaram uma prévia exposição, aos estudantes, sobre a tabela periódica e suas respectivas propriedades e, posteriormente, efetuou-se na aula seguinte uma dinâmica lúdica, que consistiu de um jogo do tipo bingo com a tabela periódica. A metodologia foi bem aceita pelos estudantes e o seu resultado foi refletido tanto pelo aumento significativo do interesse da classe, bem como pelos resultados quantitativos das avaliações que se sucederam ao longo do ano.



PALAVRAS CHAVES: educação; lúdico; química.

INTRODUÇÃO: O ensino de Química para estudantes no ensino médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas [DELIZOIKOV; ANGOTI; PERNAMBUCO, 2002]. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi mostrar que o ensino de Química deve ser um facilitador da leitura do mundo, pois, deve-se ensinar Química para permitir ao cidadão uma melhor interação com o mundo. Tratando-se do ensino médio, os professores devem procurar técnicas alternativas de ensino para que os alunos não fiquem dispersos durante a explanação dos temas abordados em sala de aula [COELHO & ANDREOTTI, 2002].
Sabe-se, por experiência, que o ensino da tabela periódica não é de fácil assimilação pelos estudantes, se for abordado somente sob ponto de vista exclusivamente formal. Dessa forma, novas metodologias para introdução do tema no ensino médio são necessárias. Através da realização de simples experiências de ensino, realizadas em turmas de ensino médio em uma escola estadual de Belém, os autores deste artigo puderam inferir que a dinâmica lúdica envolve integralmente o jovem educando, pois trata-se de uma atividade com forte teor emocional, estimulando o pensamento [BARRA, 2009]. Sabe-se que a adolescência é uma fase da vida na qual o ser humano necessita de atividades desafiadoras, capazes de focalizar sua atenção e energia para a solução de um problema. Assim, a dinâmica lúdica passa ser uma ferramenta necessária, sobretudo na escola, onde o aluno deverá receber fundamentos básicos de conhecimentos científicos. Dessa forma, proporciona-se um ensino mais efetivo de Química no ensino médio.




MATERIAL E MÉTODOS: As experiências realizadas com o ensino de Química em turmas de primeiro ano do ensino médio de Belém consistiram de duas etapas: Primeiramente os professores efetuaram uma prévia exposição sobre a tabela periódica e suas respectivas propriedades aos estudantes. Em seguida, foi efetuada, uma dinâmica lúdica, que consistiu de um jogo do tipo bingo com a tabela periódica. Os resultados da metodologia foram refletidos no aumento significativo do interesse da classe pela disciplina de Química.
A abordagem lúdica apresentada neste trabalho trata-se de um jogo envolvendo os elementos químicos presentes na Tabela Periódica. Não se trata de fazer os estudantes apenas decorarem mecanicamente as propriedades da Tabela. Pelo contrário, o objetivo da prática é fazer com os mesmos consigam observar e relacionar as propriedades, incluindo a própria posição de um determinado elemento na Tabela. Para a prática, utilizou-se material de baixo custo, de fácil aquisição, tais como EVA e cópias xerográficas de cartelas de bingo, nas quais os números foram substituídos pelos símbolos dos elementos químicos da Tabela Periódica. Os símbolos dos elementos foram pintados em pequenos quadrados de EVA, os quais foram em seguida colocados em um saco plástico opaco, para sorteio. As cartelas foram distribuídas aos alunos e durante os sorteios das pedras (pequenos quadrados de EVA), os professores destacavam as propriedades do elemento sorteado, incluindo a sua família, número atômico, metal ou não-metal, etc.
Ao final do jogo, como forma de incentivo aos estudos, os alunos que se saíram melhor foram premiados com brindes tais como canetas e tabelas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O uso de jogos lúdicos como auxílio ao ensino de ciências é um tema que tem sido muito discutido na literatura e sempre com resultados promissores relatados. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo contribuir para facilitar o ensino de Química no ensino médio, adaptando-se tradicional e popular jogo do bingo de modo a representar os elementos e as propriedades da tabela periódica. Sabe-se, por experiência, que o ensino da tabela periódica não é de fácil assimilação pelos estudantes, caso o assunto seja abordado somente do ponto de vista exclusivamente formal, como tem sido feito tradicionalmente. Como uma mudança de paradigma, na metodologia lúdica apresentada neste trabalho, as combinações numéricas tradicionais foram substituídas por elementos encontrados na Tabela Periódica. Além de ser um jogo popular, de fácil confecção, os resultados indicaram que o mesmo pode ser uma ferramenta complementar valiosa no ensino de conceitos da Química.









CONCLUSÕES: Apesar da complexidade do conteúdo selecionado (as propriedades da Tabela Periódica, neste caso) os resultados da metodologia lúdica foram refletidos no aumento significativo do interesse da classe durante as aulas, bem como pelos resultados quantitativos alcançados nas avaliações que se sucederam ao longo do ano. Conseguiu-se, dentre entre outros benefícios, aumentar a curiosidade dos alunos frente a um tema que normalmente estudado sem a devida motivação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. A Avaliação da Aprendizagem Escolar, Fascículo 11. 6ª Edição: Editora Vozes, 2002.
BARRA, Ivoneide Ma. M. Experiências no Ensino de Ciências em duas Escolas Públicas do Ensino Fundamental no Município de Belém- 2009.

COELHO, Geslie; ANDREOTTI, Miriam. Ciências Naturais, Guia e Recursos Didáticos, Projeto Presente. 1ª Edição: Editora Moderna, 2002.
DELIZOICOV, Demetério; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamento e Métodos, Docência em Formação, Ensino Fundamental. 2ª Edição: Cortez Editora, 2002.