ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O MAR COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR ENTRE QUÍMICA E BIOLOGIA NA 2ª SÉRIE DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM CONTROLE AMBIENTAL DO IFPB

AUTORES: SANTOS, A. D. O. (IFPB) ; SILVA, A. L. (IFPB) ; FALCÃO, B. G. (IFPB) ; OLIVEIRA NETO, E. L. (IFPB) ; JESUS, J. C. B. J. (IFPB) ; LIMA, L. H. S. (IFPB) ; SILVA, M. J. (IFPB) ; VILELA, R. F. (IFPB) ; SILVA, T. S. (IFPB) ; MOREIRA, T. S. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB)

RESUMO: Este trabalho objetiva, a partir da interdisciplinaridade entre química e biologia, através de uma atividade de extensão, promover a conscientização das causas da poluição marítima nos alunos da 2ª série do curso técnico integrado em Controle Ambiental do IFPB. A metodologia utilizada neste foi uma pesquisa bibliográfica seguido de uma pesquisa de campo e experimental Os resultados obtidos mostram a importância desta atividade para o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos, mostrando os aspectos da interferência humana no meio ambiente, adquirindo, assim, uma postura de consciência em defesa da natureza. Conclui-se, portanto, que o projeto interdisciplinar é eficaz no sentido de aproximar e relacionar as disciplinas de química e biologia.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade, poluição marítima, química - biologia

INTRODUÇÃO: Ao trabalhar com projetos, muitos professores de química e biologia os desenvolvem de maneira isolada. Para NOGUEIRA (2007), existe uma maior eficácia no processo de aprendizagem quando o meio utilizado é um projeto interdisciplinar. Este consiste em uma integração das disciplinas no nível de conceitos e métodos.
Conforme FAZENDA (1991), “o projeto interdisciplinar tem o objetivo de mudar uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor, ao diálogo com pares idênticos e diferentes para se aprender com o próximo, tendo a clareza de que, só com plena humildade perante a limitação de seu próprio saber perante o outro é que crescemos e desvendamos novos conhecimentos numa atitude de pleno desafio”. Tendo em vista a importância da interdisciplinaridade na articulação de conhecimentos de química e biologia, foi realizado um projeto interdisciplinar.
A turma escolhida para a desenvolvimento deste projeto foi a 2ª série do curso técnico integrado em Controle Ambiental do IFPB. A matriz curricular deste curso prevê, dentro dos seus objetivos, a abordagem da problemática da poluição por emissões atmosféricas, as tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, bem como programas de educação ambiental, considerando metas internacionais e as políticas de governo no seu controle.
Levando em consideração a ideia da interdisciplinaridade e as competências a serem desenvolvidas nos alunos do referido curso, este projeto, que teve como tema gerador “O Mar”, objetivou a compreensão dos aspectos da causa da poluição marítima. Através desse conhecimento, foi possível desenvolver as capacidades mentais dos alunos, mostrando os aspectos da interferência humana no meio ambiente, adquirindo uma postura de consciência em defesa da natureza.

MATERIAL E MÉTODOS: Os alunos da disciplina de Planejamento do curso de Licenciatura em Química do IFPB orientaram os trinta discentes da turma do curso técnico integrado em Controle Ambiental. A sala do curso técnico integrado foi dividida em cinco grupos, onde cada um deles escolheu um subtema para ser desenvolvido. Os assuntos, escolhidos durante discussões em sala, para serem abordados em cada um dos grupos foram os seguintes: Aspectos econômicos e poluição marítima (G1); características da água do mar (G2); ciclo da água (G3); índice da qualidade da água (G4); e fauna e flora marinha (G5). Cada subgrupo foi composto por uma média de seis alunos onde estes executaram as diversas funções atribuídas pelos mesmos.
Neste trabalho, foram planejadas, pelos alunos do curso de Licenciatura, várias ações distintas para os integrantes do projeto. Aos licenciandos, foram previstas as ações de estímulo ao desenvolvimento interdisciplinar dos discentes, promovendo, desta forma, atividades de ensino e extensão. Aos alunos, coube a compreensão e reconhecimento da aplicação de métodos científicos e sua principal função nos impactos ambientais.
A todos os grupos, foi realizada uma anterior revisão bibliográfica. Estes, posteriormente, realizaram as seguintes atividades de campo: o G1, uma visita a praia da Penha, na cidade de João Pessoa; o G2, práticas laboratoriais envolvendo dissolução de sais; o G3, uma prática de destilação; o G4, experiências laboratoriais para verificação de parâmetros como dureza, acidez e cloretos; e o G5, uma verificação, no laboratório de biologia, das espécies marinhas disponíveis para exposição.
Verificou-se com um questionário de auto-avaliação a eficácia do projeto. Este foi apresentado na Semana do Meio Ambiente realizado no IFPB no mês de junho de 2009.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os temas a serem desenvolvidos no Projeto foram escolhidos livremente pelos próprios alunos. Os licenciandos, que estavam orientando os discentes do curso técnico, também puderam expor suas ideias para promover a interdisciplinaridade entre os temas escolhidos.
Os alunos do G1 vivenciaram a realidade da poluição marítima e ribeirinha, os aspectos que aumentam essa poluição e a realidade econômica e social da comunidade em si. Já o G2 desenvolveu as características anômalas de água bem como quais aspectos favorecem a dissolução dos sais presentes na água do mar. O G3, por sua vez, simulou o ciclo da água e sua dessalinização a partir da destilação simples, verificando assim, os aspectos positivos e negativos desta prática. O G4 realizou o monitoramento da qualidade de amostras de água marinha por meio de análises físico-químicas. E o G5 teve um contato com as espécies marinhas, mostrando também a influência da poluição no desenvolvimento destas.
Por meio dessas atividades de campo, verificou-se um maior interesse e estímulo dos discentes, uma vez que estes puderam ter contato, ainda que por simulação, com a realidade presente. Foi observada a motivação e o interesse dos alunos no que tange os aspectos políticos, sociais, econômicos e educativos, além do posicionamento dos mesmos em relação ao Meio Ambiente, especificamente a poluição do mar.
As apresentações dos trabalhos na Semana do Meio Ambiente foram importantes para os alunos exporem os assuntos pesquisados, conforme figuras 1 e 2.
Com um questionário de auto-avaliação para os 26 discentes participantes, constatou-se que a média da nota atribuída pelos mesmos em relação à experiência e aprendizado individual no trabalho foi de 9,3.





CONCLUSÕES: A prática interdisciplinar foi relevante para os alunos da 2ª série do curso de Controle Ambiental do IFPB, uma vez que estes puderam ter contato com a realidade, assumindo assim, uma postura crítica a respeito da poluição marítima, bem como o desenvolvimento do cognitivo individual e das relações interpessoais. Constatou-se também a eficácia do projeto interdisciplinar, no sentido de aproximar e relacionar as disciplinas de química e biologia. Paralelamente, pôde-se verificar que essa prática é de suma importância na formação dos futuros professores.

AGRADECIMENTOS: A todos que contribuíram com o desenvolvimento desse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FAZENDA, I. C. A. (Org.) Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo:
Cortez, 1991.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.