ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA COMO RECURSO DIDATICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE AREIA BRANCA – RN.

AUTORES: TARGINO, O. A. (UERN) ; SOUZA, L. D. (UERN) ; COSTA, M. F. (UERN) ; FONSECA, D. S. X (UERN) ; MORAES, M. Z. O. L (UERN) ; SOUZA, L. D. (UERN) ; MESQUITA, K. F. M. (UERN)

RESUMO: É evidente a dificuldade de estudantes do ensino médio em assimilar os conteúdos referentes à disciplina química. A total ausência de aulas práticas relacionadas ao assunto pode ser um dentre os vários fatores que podem levar a esta dificuldade dos alunos. Diante disso, decidiu-se realizar uma aula teórica/prática que reunisse importantes temas da química com o intuito de facilitar a assimilação dos conteúdos e procedimentos fundamentais desta ciência e averiguar se as implementações de aulas práticas contribuem ou não para melhorar o aprendizado do aluno nesta disciplina. Os resultados indicam que as aulas ajudaram no processo ensino/aprendizagem e foram muito bem recebidas pelos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, aulas práticas, dificuldade de aprendizagens.

INTRODUÇÃO: É notória a dificuldade de estudantes do ensino médio no que concerne a capacidade de abstrair o não concreto, o microscópio. Portanto, uma das metas identificadas como prioritária no ensino das ciências se refere à urgência em aproximar teoria e prática com o intuito de facilitar a assimilação de conteúdos e procedimentos fundamentais da ciência (POZO, 2006 – p. 162/8)¹.
Assim uma das principais ferramentas no ensino aprendizagem de química é a realização de aulas práticas sobre os temas apresentados teoricamente em sala, a fim de relacionar a teoria com uma aplicação prática dos conhecimentos apresentados. Isto pode se tornar ainda mais atraente e proveitoso se as aulas envolverem problemas relacionados com o cotidiano dos alunos.
Diante do problema que se tem da não utilização de aulas praticas nas escolas da rede pública de ensino médio (SILVA, 2003)², abordando os assuntos relacionados ao conteúdo de química, percebe-se a importância de se realizar este tipo de preleções, já que, segundo Silva (2007)³, a partir delas pode-se obter dados proveitosos em práticas experimentais com materiais de baixo custo e fácil acesso.
Com base em tais informações, este trabalho teve como objetivo a elaboração de um trabalho prático, do qual uma das metas principais fosse relacionar a teoria com o dia-a-dia do aluno, com o intuito de averiguar de forma simples e concisa se a implementação de aulas práticas nestes moldes e abordando os conteúdos passados em sala de aula contribuem ou não para um melhor discernimento do aluno sobre os conteúdos estudados na disciplina química.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram questionados 30 alunos do 1º ano e 15 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Desembargador Silvério Soares, do município de Areia Branca – RN.
As aulas foram elaboradas com base em fundamentos pedagógicos e filosóficos, aprendidos pelos componentes do grupo ao longo de sua vida acadêmica, fazendo para isso a aplicação de dois questionários, um antes e outro após as aulas elaboradas e aplicadas. Os questionários foram sobre o conteúdo temático escolhido.
Nos questionários aplicados foram propostas perguntas de fácil compreensão, sendo que no primeiro, elas eram voltadas para os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e no segundo, voltadas para os conhecimentos adquiridos na aula aplicada e a compreensão da importância de se fazer uma análise sobre os procedimentos e resultados obtidos e observados.
Na parte teórica das aulas foram ministrados alguns conceitos básicos de química, ressaltando a química inorgânica e a formação de alguns compostos muito utilizados no dia-a-dia, bem como a variação de temperatura envolvida nas reações de formação desses compostos, analisando os procedimentos abordados pela química para o estudo das reações observadas.
Na parte prática das aulas foram realizados experimentos que transmitiam aos alunos os mesmos conteúdos passados na teoria, mas numa abordagem mais lúdica e atraente. Após os experimentos fez-se uma análise dos dados obtidos nos mesmos para demonstrar a importância desse procedimento para a construção do conhecimento em química e para um melhor aproveitamento e a assimilação do conteúdo visto em sala.
Em seguida, foi aplicado o segundo questionário para avaliar os resultados obtidos com a aplicação da aula teórica/prática e verificar como foi à assimilação e compreensão do conteúdo por parte dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para avaliar os dados, utilizou-se a metodologia de análise de discurso considerando que se tratava de perguntas que exigiam respostas subjetivas.
Ao analisar as respostas dos alunos nos primeiros questionários aplicados, percebeu-se que 55,6% deles demonstraram ter certo conhecimento sobre as teorias e conceitos da química, bem como seus usos no que concerne ao conteúdo da disciplina. Porém, 32,4% deles não sabe relacionar diretamente a química ao cotidiano, não vendo sua aplicabilidade diária.
Após o início da aula teórica, notou-se um interesse por parte da maioria dos alunos. Apesar da notável incompreensão inicial e da inquietação dos mesmos, eles respondiam bem aos temas e questões passadas, participando ativamente da aula.
Em seguida, os alunos foram levados ao laboratório da escola para a realização da aula pratica, onde foram demonstrados aos mesmos os conteúdos passados na teoria, exemplificando-os experimentalmente, fazendo uma análise dos dados obtidos nos experimentos para demonstrar aos alunos a importância desse procedimento para a química. Cada procedimento experimental era realizado com base no conteúdo teórico ministrado em aula, relacionando à prática ao cotidiano como forma ilustrativa da teoria com fatos conhecidos por eles, para que houvesse um melhor entendimento e aproveitamento da aula em si. Em seguida, foi aplicado o segundo questionário.
As respostas obtidas nos segundos questionários aplicados mostram que 81,8% dos alunos assimilaram parte do conteúdo passado em sala, o que foi percebido pela explanação feita por eles sobre as teorias e conceitos discutidos na sala. 73,5% deles relacionou os produtos e as soluções utilizados na prática com o seu cotidiano. Isso possivelmente fez com que eles assimilassem o conteúdo com mais facilidade.

CONCLUSÕES: Com base nos dados obtidos nos questionários e na aula teórica/prática, foi possível concluir que os alunos desta escola em particular, apesar de apresentarem um certo conhecimento inicial sobre os assuntos de química ministrados, não sabia como relacioná-los ao dia-a-dia.
Com a aplicação da aula teórica e realização da pratica, os alunos assimilaram boa parte do conteúdo ministrado, o que nos permite concluir que as aulas práticas é uma das ferramentas educativas que ajudam o professor de química a melhorar o processo de ensino/aprendizagem dos discentes.

AGRADECIMENTOS: Ao departamento de Química da UERN, aos nossos professores e orientadores, e a nossos amigos e familiares pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. Pozo, J. I., Crespo, M. A.: Aprender y enseñar ciência, 5ª Ed., Madrid: Ediciones Morata, S. L., 2006 – p. 195/8

2. Silva, F. W. O. da, Peixoto M. A. N.; Os laboratórios de ciências nas escolas estaduais de nível médio. Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v.8, n.1, p.27-33, jan./jun. 2003.

3. Silva, R. M. G., Ferreira, T.; Formação inicial de professores de química: identificando as necessidades formativas. Universidade Federal de Uberlândia. Artigo do VI Congresso Internacional de Educação, 2007.


BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS:

Vogel, Arthur I.: Química Analítica Qualitativa, tradução de Antônio Gimeno, 5ª ed. Ver. Por G. Svehla, São Paulo: Mestre Jou, 1981.

Lee, J. D.: Química Inorgânica não tão Concisa. 1999, 5° edição.

Atkins, P.W.; Paula, J. D.: Físico-Química, Vol. 1, 8ª Ed., LTC, Rio de Janeiro, 2008.

Sardella, Antônio.: Curso de Química – Química Geral, vol. 1, 24ªed., São Paulo-SP: Ática, 1988.

RUSSEL, John B.: Química Geral, vol. 1, 2ª ed., São Paulo: Mcgraw-Hill, 1944.

Brady, James E.: Química Geral, 2ª ed., Rio de Janeiro: L.T.C., 1996, Volume 1.

Sardella, Antõnio.: Química – Série Novo Ensino Médio, vol. Único, São Paulo-SP: Ática, 2002.

http://www.eduk.com.br/?q=node/123.