ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: JOGO DE PALAVRAS-CRUZADAS PARA O ENSINO DE CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS

AUTORES: CAMARGO, V.C.S. (PUC-CAMPINAS) ; SACCO, J.D. (PUC-CAMPINAS) ; SILVA, A.R.P. (PUC-CAMPINAS) ; GOMES, E.R.M. (PUC-CAMPINAS) ; POLI, C.F.B. (SESI E FUMEC) ; BERNARDES, C.F. (PUC-CAMPINAS)

RESUMO: A caracterização química e a digestão de carboidratos são temas a serem desenvolvidos no currículo do ensino médio. O objetivo do trabalho foi desenvolver um instrumento de apoio ao ensino de carboidratos, complementado as aulas expositivas. Foi desenvolvido um jogo de palavras-cruzadas relacionando as moléculas com o mecanismo enzimático da digestão e enfocando os alimentos como as principais fontes de carboidratos. O jogo foi avaliado por alunos da universidade e de ensino médio e considerado uma atividade lúdica e pedagógica, indicada para o estudo de carboidratos.

PALAVRAS CHAVES: jogos educativos, carboidratos, instrumento de ensino

INTRODUÇÃO: O tema carboidratos está previsto nos conteúdos a serem desenvolvidos no ensino médio, mesclando temas de biologia e química. Na disciplina de biologia enfoca-se a necessidade fisiológica de carboidratos e a compartimentalização estrutural, tanto em vegetais como animais. Na disciplina de química são enfocadas as estruturas moleculares e os radicais orgânicos que constituem os carboidratos. Para desenvolver este tema é comum a utilização de aulas expositivas apoiadas em livros didáticos e, algumas escolas, ilustram com atividades experimentais em laboratórios específicos.
O objetivo do trabalho foi complementar os recursos utilizados e favorecer a interdisciplinaridade através de um jogo de “palavras cruzadas”. As palavras, a serem intercaladas em um tabuleiro, são direcionadas a partir de frases que relacionam as estruturas químicas, a composição molecular e a digestão dos carboidratos.
A indicação de jogos, no sentido de transformar a construção do saber numa brincadeira, vem reforçar o enfoque de fixação de conteúdos através de meios facilitadores para a aprendizagem escolar (CORDAZZO; VIEIRA, 2007). A utilização de jogos no enriquecimento do aprendizado vem sendo comprovada por diferentes autores (MORONI et al., 2009) e tem sido considerada uma forma facilitadora e motivadora de despertar o interesse (GOMES, 2009) e desmistificar temas complexos. O jogo como uma forma de brincadeira, pode estimular o desenvolvimento físico, cognitivo, criativo, social e a linguagem da criança (CORDAZZO; VIEIRA, 2007; GOMES, 2009); neste contexto, o jogo pode ser uma excelente ferramenta no aprendizado interdisciplinar.


MATERIAL E MÉTODOS: O jogo de palavras-cruzadas foi idealizado pelos alunos do segundo ano da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-Campinas. O tabuleiro foi construído em uma placa de metal (30/42 cm), com locais marcados para colocação das letras que comporão as palavras. As letras foram escritas em quadradinhos de papel com imã. Para ilustrar e despertar a atenção dos alunos, o tabuleiro foi montado ao lado de uma cesta de plástico, contendo frutas, pote de mel, queijo e pão estilizados em massa plástica. Sobre os alimentos foram fixados cartões contendo frases com lacunas a serem preenchidas com as palavras que deverão ser encaixadas no jogo. As lacunas continham números para direcionar a posição das palavras.
Queijo - É um derivado do leite e por isso contem _1_, um _2_ que através da enzima _3_ é decomposto em glicose e _4_. Esse processo ocorre no _5_. Nos adultos que deixam de tomar leite, a produção desta enzima pode diminuir e causar dificuldades para digerir o leite ou _6_.
Frutas - Contêm dissacarídeo chamado _7_, que é decomposto, pela ação da enzima _8_, em glicose e frutose (conhecida como açúcar das frutas). Através do processo da _9_, as plantas armazenam carboidratos como sua principal fonte de energia. Contêm _10_, mais conhecida como fibra, que não é digerida pelo nosso organismo.
Mel - A _11_ é um adoçante natural, um monossacarídeo presente na maioria das frutas maduras e no mel de abelhas, com um poder _12_ aproximadamente 50% maior que o açúcar comum (sacarose), reduzindo assim a ingestão calórica.
Pão - Contem _13_ que são _14_cuja digestão é iniciada na _15_ pela ação da enzima alfa-_16_ salivar. Como produtos desta primeira etapa de digestão são formados _17_ e _18_. No duodeno, o amido acaba de ser hidrolisado pela ação da alfa-amilase _19_.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi apresentado aos colegas de classe da Faculdade e à alunos do ensino médio de uma escola pública, que acharam interessante os alimentos estilizados e o painel com imã. As perguntas foram consideradas fáceis pelos colegas de classe; entretanto, os alunos de ensino médio encontraram dificuldades no preenchimento de algumas lacunas. Completar as palavras-cruzadas dispostas sobre o tabuleiro foi o que despertou mais a atenção, tendo sido considerado um artifício que estimulou o aprendizado do tema. A apresentação apenas das frases a serem completadas foi considerada desestimulante.
As lacunas das frases deveriam ser preenchidas conforme descrito a seguir:
Queijo - (1) lactose, (2) dissacarídeo, (3) lactase, (4) galactose, (5) duodeno, (6) intolerância a lactose.
Frutas - (7) sacarose, (8) sacarase, (9) fotossíntese, (10) celulose.
Mel – (11) frutose, (12) adoçante.
Pão – (13) amido, (14) polissacarídeos, (15) boca, (16) amilase, (17) dextrina, (18) maltose, (19) pancreática.
As palavras que correspondiam às lacunas 5, 6, 17, 18 e 19 foram consideradas difíceis; as demais foram relativamente fáceis de serem completadas pela maioria dos alunos.






CONCLUSÕES: Os alunos consideraram o jogo importante para o estudo de carboidratos, tendo sido destacada a forma descontraída e indireta de fixar os conceitos, complementando a aula expositiva. Através de ações inovadoras o educador pode despertar a curiosidade e tornar agradável o estudo do tema. A utilização dos alimentos colocou o tema mais próximo do cotidiano dos alunos e destacou a importância do estudo de carboidratos. Os alunos sugeriram a indicação do jogo para utilização como material complementar no ensino de carboidratos e a transcrição em papel como uma palavra-cruzada tradicional.

AGRADECIMENTOS: À diretoria da Faculdade de Ciências Biológicas e ao CCV/ PUC-Campinas por terem proporcionado os materiais e as condições para o desenvolvimento do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CORDAZZO, S.T.D.; VIEIRA, M.L. 2007. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UFRJ, RJ, Ano 7, n.1.

GOMES, M.L.M. 2009. Jogos nas Escolas: um olhar alternativo sobre a aprendizagem. Revista Científica Internacional, 2 (4), disponível em http:/www.interscienceplace.org/downloads/numero_quatro/jogos_na_escola.pdf, acesso em maio de 2009.

MORONI, F.T., MORONI, R.B., JUSTINIANO, S.C.B., SANTOS, J.M.M. 2009. Pescando nucleotídeos: um novo jogo educativo para o ensino do processo de síntese protéica para estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, 1, D1 a D5. disponível em http://www.sbbq.org.br/revista, acesso em maio de 2009.