ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: COMO ENSINAR SOBRE MISTURAS QUÍMICAS DE FORMA INOVADORA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

AUTORES: TAVARES, L. C. (UFPA) ; BARRA, I. M. M. (IFPA - PA) ; COSTA, K. A. D. (UFPA)

RESUMO: É apresentada uma estratégia de ensino que utiliza materiais alternativos para a realização de aulas práticas sobre misturas homogêneas e heterogêneas, como motivador para atrair a atenção e o interesse dos estudantes em relação aos conteúdos de Química. O objetivo deste trabalho é contribuir para uma formação mais sólida na referida disciplina, bem como auxiliar aos alunos na construção de seu conhecimento. A metodologia deste trabalho se dividiu em duas etapas, a primeira se constituiu em uma exposição oral sobre o conteúdo e a segunda foi prática, na qual os alunos realizaram as misturas. As atividades foram desenvolvidas em uma feira de ciências no espaço “Chico Mendes’, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; materiais alternativos; misturas.

INTRODUÇÃO: A necessidade de tornar mais dinâmica e atraente as aulas de Química para alunos do ensino médio é uma preocupação constante dos profissionais da educação. Os estudantes, de um modo geral, possuem uma grande facilidade de dispersão, distraindo-se muito facilmente em razão de eventos externos ao ambiente escolar (possivelmente atraídos pela grande diversidade entretenimentos e recursos eletrônicos atualmente disponíveis). O professor de Química, utilizando recursos de fácil aquisição, poderá mostrar a aplicabilidade do conteúdo no cotidiano dos alunos e discutir a relação existente entre a Química e a vivência desses estudantes. Segundo FREIRE (2007), a supervisão do educador nessas atividades é fundamental para coordenar o processo, já que os alunos necessitam desse apoio para realizar o trabalho e ter um aprendizado mais eficiente. Desse modo, a metodologia do trabalho se constitui a princípio na explanação do contudo sobre misturas homogêneas e heterogêneas à alunos do ensino médio que se deslocaram até o espaço “Chico Mendes” localizado no IFPA. Posteriormente realizaram-se as misturas com os materiais alternativos levados pelos alunos para a instituição.Os resultados obtido foram satisfatórios, os alunos demonstraram bastante interesse pelo conteúdo abordado.



MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia deste trabalho foi dividida em duas etapas, realizadas no IFPA, no espaço “Chico Mendes”, com alunos do ensino médio. Primeiramente realizou-se uma explanação sobre o conteúdo de misturas homogêneas e heterogêneas, explicando-se conceitos e iniciando-se um processo de discussão e de retirada de dúvidas dos alunos. Os estudantes haviam sido previamente avisados para levarem para a instituição materiais alternativos que não fariam muita falta em suas casas como copos de ervilha ou azeitona, grãos de feijão e de arroz, um pouco de sal, um pouco de açúcar, areia, água e vários outros. Na segunda etapa, os alunos fizeram várias misturas classificando-as em homogêneas e heterogêneas e identificando o número de fazes e o número de substâncias presentes em cada composição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização desta metodologia alternativa de ensino sobre misturas no IFPA, foi bem aceita pelos estudantes que foram avaliados ao longo das atividades e que ao término destas demonstraram a satisfação de ter compreendido os conteúdos sobre misturas. Os autores também possibilitaram aos alunos participar mais ativamente das aulas e de contribuírem com sues conhecimentos empíricos, realizando interações com a turma. Segundo Piaget (1977), ensino reversível não significa eliminar o desequilíbrio, e sim, passar de um estado de equilíbrio para outro por meio de uma sucessão de estados de equilíbrio muito próximos (...). O ensino através de recursos alternativo em aulas práticas sobre os conteúdos de Química se constitui em uma ação que complementa a prática cotidiana de professores melhorando as práticas anteriores. Além de contribuir com a sensibilidade necessária que caracteriza uma mudança significativa na prática de professores. Desse modo, a utilização de uma metodologia alternativa de ensino de Química se constituiu em uma ferramenta eficaz para a formação dos estudantes.

CONCLUSÕES: O uso de recursos alternativos para a abordagem de conteúdos de Química, mais especificamente em aulas sobre mistura homogêneas e heterogêneas, tem a grande vantagem de despertar a atenção e o interesse dos alunos, pois se trata de materiais visuais, manipuláveis e que são comuns a todo o publico discente. Esta proposta pedagógica teórico-prática permitiu a internalização na medida em que os alunos passam a contribuir com informações sócio-históricas e culturais na construção da solução do problema. Os alunos demonstraram bastante interesse pela atividade realizada, evidenciando os resultados.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática
Educativa. São Paulo – SP: Editora Paz e Terra, 2007. Ed. 35ª

PIAGET, J. P. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. 178p.