ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE

AUTORES: SANTIAGO E.C.A. (UEA) ; MARINHO, V.L.S. (UFAM) ; SANTIAGO JÚNIOR, C.O. (ULBRA)

RESUMO: A presente pesquisa foi realizada em uma escola estadual da região oeste de Manaus-AM, com 200 alunos finalistas do ensino médio e nove professores de química. Teve-se como proposta investigar a visão do aluno, com relação à disciplina química para o contexto social e levar seus professores a uma reflexão de suas práticas educativas, despertando-os para compreensão de sua repercussão para a sociedade. Por meio dos resultados da pesquisa, observou-se a necessidade de trabalhar com os professores, socializando o que seu ensino tem produzido na mente dos alunos e seus efeitos na sociedade, o que justificou 90% dos alunos não considerarem a química, uma disciplina importante para o desenvolvimento social e causou entre os professores o desejo de reconstruir suas práticas educativas.

PALAVRAS CHAVES: química, alunos, sociedade

INTRODUÇÃO: O ensino de química muitas vezes acontece de forma mecânica, pautado em siglas, fórmulas e tabelas, descrito como algo difícil de ser transmitido pelos professores e muitas vezes impossível de ser assimilado pelos alunos. Por meio deste diagnóstico, vivido pela comunidade escolar e levando-se em conta que, o aluno de hoje pode ser o cientista do amanhã, optou-se por essa pesquisa, que tem como ator principal o aluno finalista do ensino médio, procurou-se detectar suas concepções com relação à importância da disciplina química para a sociedade. Para Chassot (1995), “a ciência é uma linguagem para facilitar a leitura do mundo”. Entretanto, na vida cotidiana escolar, observam-se as dificuldades dos alunos compreenderem de maneira positiva esta disciplina e perceberem sua importância para a sociedade. Conforme Esteves (2008), “o recurso inteligente torna possível a contextualização do ensino-aprendizagem, a construção de saberes pelos próprios alunos, em ambientes ativos e culturalmente ricos, ambientes que raramente existem no contexto escolar”. O professor é responsável em proporcionar ao aluno esse tipo de ambiente, o que possibilitaria um maior envolvimento do aluno com a realidade química, além de demonstrar sua importância para a vida em sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho seguiu uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo, em que a ação metodológica foi realizada de forma empírica, por meio de aplicação de questionários, contendo quatro perguntas, distribuído para 200 alunos finalistas do ensino médio, de uma escola estadual, situada na zona oeste de Manaus. As questões abordadas foram: 1- Você considera a química importante para a construção e o desenvolvimento da sociedade? 2- Que tipo de relação existe entre a química e sua vida cotidiana? 3- Qual a metodologia utilizada pelo seu professor de química? 4- Suas aulas de química no ensino médio abordaram experimentos no laboratório? Com base nos resultados, faze-se uma reunião com os professores de química, procurando levá-los a uma reflexão sobre o efeito de suas práticas educativas e sua repercussão na sociedade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise de dados permitiu verificar que 90% dos alunos, não consideram a química uma disciplina importante para a construção e o desenvolvimento da sociedade, e atribuem isto, a mesma ser uma matéria que exige bastante memorização, não existe relação entre seus conteúdos e a vida, e nunca fizeram uma aula experimental. Detectou-se que 95% dos alunos acham que a química é importante somente para quem vai concorrer no vestibular. Para CHASSOT (1995); “a ciência e uma linguagem para facilitar nossa leitura do mundo”. Todavia, o ensino científico químico está muito aquém de proporcionar aos alunos finalistas do ensino médio a compreensão da química como importante para o desenvolvimento da sociedade. ESTEVES (2008) ressalta que é possível fazer à contextualização de conteúdos relacionados com o ensino e a aprendizagem proporcionando ambientes que desenvolvam as competências dos alunos, entretanto, a formação dos professores não tem proporcionado a diversificação do ensino, fazendo-se necessários cursos de formação continuada que consigam minimizar esta problemática. No momento da reunião com professores de química na escola, fizemos um debate com eles, procurando despertá-los para sua responsabilidade com a formação do cidadão, todos acharam o momento proveitoso e entenderam que a repercussão de suas aulas, poderia de alguma forma, criar barreiras com relação ao conhecimento científico do aluno ou motivá-los a envolverem-se no conhecimento químico.

CONCLUSÕES: As concepções dos alunos do ensino médio expressam uma visão do que têm sido abordado no ensino de química, na escola analisada. Alunos concluem o ensino médio sem compreender a real importância da química e suas possibilidades de colaborar para a construção e desenvolvimento da vida em sociedade. Detectou-se no professor de química o desejo de reconstruir suas aulas, devido sua repercussão na sociedade, estes entenderam que nenhuma ciência, pode sobreviver isoladamente sendo necessária uma interação maior entre os professores, por meio da socialização do conhecimento químico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A.I. Para que(m) é útil o ensino? São Paulo. Ulbra 1995.

ESTEVES, Micaela. ET al. Contextualização da aprendizagem da Programação: estudo exploratório no segundo grau. 2008