ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SILVA, AIRTON MARQUES (UECE) ; UCHÔA, KARINA NOGUEIRA (UECE)

RESUMO: Este estudo busca estabelecer o lúdico histórico e socialmente ao desenvolvimento intelectual do ser humano e suas interações sociais. Como parte integrante aos novos recursos educativos, a ludicidade constrói o saber facilitando e dinamizando o sistema educacional. É importante refletir sobre meios alternativos de ensino, para propiciar as ações eficazes e significativas que privilegiem o aluno a adquirir não somente conhecimentos em Química, mas saber como aplicá-los. Através dos recursos lúdicos os alunos compreendem melhor os conteúdos, tornando prazeroso aprender Química. Promove senso crítico da realidade na qual se insere. As análises dos dados permitiu estabelecer algumas conclusões importantes que servirão como sustentáculo a didática e e metodologia do ensino de Química.

PALAVRAS CHAVES: química, lúdico, aprendizagem

INTRODUÇÃO: O emprego do lúdico na educação aprimora o processo ensino-aprendizagem proporcionando ao aluno um modo facilitador de reter os conhecimentos adquiridos.
A sugestão do lúdico na educação não se restringe ao processo informativo em si mesmo, mas proporciona ao professor diversidades de recursos didáticos e melhorias no processo educativo. Vale ressaltar que os ensejos e intento que justificam e motivam a aprendizagem da Química por meio da ludicidade, estão agregados a facilidade e qualidade na forma de reter os conhecimentos recém adquiridos e na viabilidade da práxis educativa. O lúdico fomenta a motivação, proporcionando empenho e dinamismo no processo educacional, facilitando a memorização dos conteúdos teóricos. Tem como inquietação averiguar os condicionantes que intervêm positivamente na práxis docente e no interesse do discente à disciplina de Química. Os investimentos educacionais, econômicos e sociais captados ao emprego das atividades lúdicas são ainda escassos e pouco creditados, mas observou-se o interesse do corpo escolar pela formas de aplicação da ludicidade na didática e metodologia de ensino, visando melhorias na qualidade e eficiência na aprendizagem.
Os problemas fundamentais da Química como disciplina assentam-se no método empregado, no tipo de ensino do professor, no aluno, escola e currículo escolar. Na tentativa de conhecer as reais causas das dificuldades no processo ensino e aprendizagem da Química, faz-se necessária uma abordagem crítica do tema em questionamento nesse trabalho, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma sociedade mais eqüitativa e fraternal.



MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia foi mediada por meio de dois questionários, um para os alunos e outro para os professores de Química. O objetivo foi analisar a importância e a contribuição da ludicidade na disciplina de Química. Optou-se por distribuir os questionários em escolas da rede pública de ensino do estado do Ceará, devido à disponibilidade dos professores e alunos em realizar a pesquisa. A forma lúdica escolhida, como exemplo, foram os jogos educativos em Química, pela praticidade e a rapidez dos resultados. Utilizaram-se os jogos contidos no livro Aprenda Química Brincando, Volume 01, com a devida autorização dos autores. Segundo Cunha( 2006,p.7), os jogos servem de apoio metodológico aos conteúdos abordados em sala de aula. São diversificados e podem ser aplicados de acordo com o conteúdo programático de cada série.Os tipos escolhidos para ser manuseados em sala de aula foram: Quiminó dos subníveis; Quiminó dos ânions; jogo da memória- funções orgânicas; jogo da memória-estrutura molecular. Esses foram distribuídos por série mediante prévia explanação da teoria dos conteúdos de Química contidos nos jogos manuseados e as instruções de como manipular cada jogo. Participou da pesquisa um total de seis professores e cento e cinqüenta e quatro alunos, dos quais, setenta e sete alunos do 1º ano do Ensino Médio, cinqüenta e dois alunos do 2° ano do Ensino Médio e vinte e cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Você sabe dizer o que é lúdico? Noventa e oito alunos,64%, responderam que sim,revelando entenderem o significado de lúdico. Entre os que responderam sim, quarenta e três alunos, 28%, relacionaram o lúdico com algo atrativo, diferente, criativo e que chama atenção; trinta e um alunos, 20%, a algo alegre, divertido e prazeroso; dezoito alunos, 12%, ao lazer; e seis alunos,4%, a brincadeiras e jogos,ou seja, algo interativo. Cinqüenta e seis alunos, 36%, responderam não, revelando não saberem o significado da palavra lúdico. Você sabe dizer como seria uma aula lúdica de Química? Cento e um alunos, 66%, responderam que sim, mencionaram como seria uma aula de Química usando a ludicidade. Entre os que responderam sim, cinqüenta e oito alunos, 38% que seria uma aula envolvente, interessante e dinâmica; vinte e nove alunos, 19%, sendo uma aula alegre, divertido e prazeroso; oito alunos, 5% seria uma aula ligada a brincadeiras e jogos,ou seja, algo interativo; apenas seis alunos,4%, relacionaram uma aula lúdica com práticas experimentais no laboratório. Cinqüenta e três alunos, 34%, responderam não, do qual 19%, equivalentes a trina alunos não sabiam responder a pergunta e os vinte e três alunos restantes, 15% ,os que não sabiam e não quiseram justificar. Além desses jogos apresentados como exemplificação de ludicidade em sala de aula, você conhece algum outro tipo de jogo educativo em química? Dezoito alunos, 12%, responderam que sim. Entre os que responderam sim, doze alunos,8%,responderam que já brincaram, mas não lembravam o nome do jogo; três alunos, cerca de 2%, conhece, mas nunca brincou com jogos para Química; mais três alunos, 2%, admitiram ter brincado com jogos relacionados a experiências de química. A utilização e contribuição do lúdico facilita a aprendizagem.

CONCLUSÕES: A ação do lúdico na educação prima pela valorização e descoberta do prazer de aprender na qual procura preencher uma lacuna, onde o sistema educacional habitual, falha em não conseguir promover a motivação e o interesse dos jovens de hoje ao estudo da Química, como ciência próxima e próspera aos feitos humanísticos. Aplicabilidade do lúdico no Ensino Médio, como alternativa metodológica, revelou-se ser mediadora da socialização dos alunos, pois estimula o trabalho grupal. O professor interessado em se reciclar, conseguirá através do lúdico uma forma de contextualizar o cotididiano do aluno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: < HTTP://www.cdof.com.br/recrea22.htm>. Acesso em: 10 fev.2007.
ANDRADE, Maria Cecília Gracioli. Jogos: peça importante na construção do conhecimento. Revista Dois Pontos, Campinas, SP, janeiro/fevereiro, 1996, v.3, número 24. p.65.
CUNHA, A. P ; LIBERATO,M.C.T.C; VERAS,A.O.M. Aprenda química brincando. Fortaleza: SEDUC, Vol.1, 2006.
LUCCI, Elian Alabi. A escola pública e o lúdico. Disponível em:
<http://www.hottopos.com/videtur18/elian.htm>. Acesso em: 10 fev.2007.