ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA NA CONSTRUÇAO DA CIDADANIA
AUTORES: SILVA.E.E.P.DA (UEPB) ; SILVA,L.P.G. DA (UEPB) ; LIMA, K. E. B. DE ( UEPB) ; LIMA, K. E. B. DA (UEPB) ; DUDU, R. E. S. (UEPB) ; BRITO, V. V (UEPB)
RESUMO: O ensino de química deve contribuir para formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel como ser humano. Este trabalho tem como objetivo identificar o discurso ideológico e a postura de alguns livros didáticos de química no que diz respeito às questões de capacitação social para o exercício da cidadania, utilizando como método de procedimento o analítico-descritivo aplicado a oito livros de química geral da 1ª serie do ensino médio. A técnica de analise dos dados foi a analise dos conteúdos dos livros didáticos, na tentativa de focalizar questões de conteúdo de química fundamental articuladas com questões de cidadania. Concluiu-se que há carência nessa perspectiva, conteúdos relacionados à questão de cidadania são abordados de maneira superficial, colocados no final de cada conteúdo.
PALAVRAS CHAVES: palavras-chave: ensino de química, cidadania, livro didático.
INTRODUÇÃO: Este tema foi escolhido como fruto da real preocupação com relação ao ensino de química na construção da cidadania nos dias atuais, com as dificuldades de metodologias adequadas e que muitas vezes não atendem as exigências dos parâmetros curriculares nacionais, priorizando um conhecimento alinhado com o interesse atual do sistema produtivo ao construir também competências e habilidades. O ensino de química na construção da cidadania é de caráter altamente direcionado a função social por excelência. Com isso pretende-se aprimorar o aspecto didático que requer de professores de química uma constante busca por novos modelos, que possam conduzir o estudante a refletir, a se inteirar, aprimorar e valorizar o ensino de química como suporte para que o conhecimento científico seja assimilado de forma significativa e ideal. Em vista disso, um dos objetivos do ensino de química é a contribuição para com a formação da cidadania, desse modo a escola passa a ter outras responsabilidades, como a de aprimorar valores e atitudes do indivíduo, capacitando-o a buscar de maneira autônoma o conhecimento do contexto científico e tecnológico em que está inserido. Enfim, fazendo-se o uso de conhecimentos químicos, o cidadão poderá se tornar mais critico e dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade de sua vida e de toda a sociedade.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo, aplicados a livros de química geral da 1ª serie do ensino médio. A técnica de coleta de dados foi a observação indireta intensiva e a analise dos resultados valeu-se da analise do discurso dos temas oferecidos pelos livros didáticos, na tentativa de localizar os conteúdos que articulavam as questões de cidadania e o ensino de química. Para compor a população da pesquisa utilizou-se oito livros de autores importantes da área de química, os mais adotados pelos mestres do ensino médio: Marta Reis, Geraldo Camargo, Tito e Canto, Sardela, Lembo, Usberco Salvador dentre outros mais utilizados nas escolas do país.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise realizada neste trabalho prendeu-se as possíveis articulações dos assuntos de química trabalhados nos livros didáticos com as questões relativas ao exercício da cidadania. Quanto ao tema “Camada de ozônio”, 50% dos livros didáticos pesquisados apresentaram articulação com as questões da cidadania ainda que de forma sutil, como por exemplo: o que destrói a camada de ozônio; e como esta destruição poderia ser evitada pelo homem. Quanto ao tema “Efeito estufa”, 90% dos livros pesquisados apresentaram articulação com as questões do cotidiano, ainda que de forma sutil, como por exemplo, que fatores contribuem para aumentar o efeito estufa. Quanto ao tema “Água: reserva potável”, 60% dos livros pesquisados apresentaram articulação com as questões do cotidiano, ainda que de forma sutil, como por exemplo: a qualidade da água que bebemos e água como uma substancia muito importante para a vida na terra. Quanto ao tema “Reciclagem de plásticos” 20% dos livros didáticos apresentou questões do cotidiano como, por exemplo, o que acontece com o lixo reciclado. Quanto ao tema “Poluição do solo por fertilizantes” 40% dos livros pesquisados apresentaram questões, ainda que de forma sutil como, por exemplo, o que causa o excesso de fertilizantes no solo. Os pressupostos teóricos que fundamentam este trabalho estão organizados em três itens que procurarão delinear progressivamente as reflexões necessárias para a sustentação do desenvolvimento efetivo desta pesquisa.
CONCLUSÕES: Concluímos que os livros didáticos não são satisfatórios, considerando os resultados das analises de conteúdos verificou-se que as questões relativas à cidadania no cotidiano do ensino de química são abordadas de maneira superficial, sendo colocados como se fossem apêndices sem muita importância, no final da apresentação de cada conteúdo. Assim, percebe-se a dificuldade com que os estudantes têm para desenvolverem seu lado critico e cidadão. Enfim, este trabalho de investigação sistemática mostrou a necessidade de se estabelecer algumas regras básicas na confecção de livros didáticos de química, no que concerne a exploração de assuntos do dia-a-dia, articulando-os com as questões sociais.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, R. Química. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2000.
LEMBO, A.; SARDELA, A. Química. 18 ed. São Paulo: Scipione, 2000.
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS- PCN. Conhecimentos de Química. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Media e Tecnológica. Brasília; MEC, 2001.
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L do. Química: na abordagem do cotidiano. 2 ed. São Paulo: Moderna.
USBERCO, J. SALVADOR. E. L. Química geral. 9 ed. São Paulo: Saraiva 2000.