ÁREA: Ambiental
TÍTULO: A Prática da Pedagogia de Projetos e Transdisciplinaridade vivenciados na disciplina de Química Ambiental do Curso de Licenciatura em Química do IFPB - JP
AUTORES: SANTOS, A. O. (IFPB) ; ROCHA, I. F. (IFPB) ; TAVARES, J. K. G. (IFPB) ; SILVA, V. C. P. (IFPB) ; MEDEIROS, V. M. (IFPB)
RESUMO: Os PCNs orientam a prática de temas ambientais de modo transversal. Mas a formação de professores nessa área ainda é restrita. Este trabalho refere-se a uma experiência vivenciada por quatro alunas licenciandas em Química, através da Prática de Pedagogia de Projetos com o tema Reuso de Água, na disciplina Química Ambiental. Onde se desenvolveu um projeto de reutilização de água de destilação do Laboratório de Análises de Água do IFPB - João Pessoa. Podem ser destacados como resultados a viabilidade de uma prática pedagógica inovadora, que permitiu a inserção de conhecimentos acadêmicos, além dos disciplinares e a melhoria das relações interpessoais. Por outro lado, a implantação desse projeto representará uma economia institucional da ordem de R$ 1.714,38 em sua conta de água anualmente.
PALAVRAS CHAVES: reuso de água, meio ambiente, transdisciplinaridade
INTRODUÇÃO: Segundo Soares (2007), apesar do avanço que é a inclusão da temática ambiental como Tema Transversal, levar para a prática o que é proposto nos PCN/Temas Transversais é uma tarefa difícil, principalmente em escolas que não são capacitadas nem instrumentalizadas para tal. Diante dessa problemática, a professora da disciplina de Química Ambiental do curso de Licenciatura em Química do IFPB – JP fez uma discussão com os alunos, mostrando algumas formas simples de inserção da Educação Ambiental nos conteúdos Química, servindo de suporte para os futuros educadores. Com base nisso, a turma foi dividida em grupos para trabalharem temas da área ambiental.
Sabendo-se que, a água utilizada para refrigerar o destilador do Laboratório de Análises de Água (LAA) da instituição era desperdiçada, a equipe autora desse trabalho resolveu desenvolver um projeto que possibilitasse a utilização desse desperdício, na lavagem das vidrarias do referido laboratório. Estabelecendo dessa forma uma prática pedagógica transdisciplinar.
Segundo Mancuso (2002)e Santos (2002):
O reuso das águas possibilita, através do tratamento de efluentes, a recuperação de volumes significativos de água, destinados a usos que requeiram padrões menos exigentes de qualidade, favorecendo a manutenção de mananciais adequados para abastecimento humano.
Apoiando esse pensamento, observa-se que com a implantação deste projeto a instituição irá obter uma economia considerável em suas faturas mensais, principalmente quando essa economia é analisada em longo prazo, pois possibilita a redução de custos com água potável utilizada para lavar as vidrarias, aproveitamento do efluente desperdiçado no destilador, além de contribuir com o meio ambiente.
MATERIAL E MÉTODOS: A elaboração do Projeto que recebeu o nome de: Reuso de Água do Destilador do LAA do IFPB – JP para Lavagem de Vidrarias, contou com um levantamento bibliográfico sobre a questão do reuso de água, como também de observações no processo de destilação de água do laboratório, tendo em vista que esse processo necessita de água de refrigeração e que na maioria dos casos é desperdiçada.
Verificando-se que naquele local havia um problema de desperdício de água o qual precisava ser sanado, foi realizada uma reunião junto a Coordenação de Recursos Naturais que é a responsável pelo LAA, para informar sobre o mesmo e solicitar parceria.
Para quantificar o desperdício e estimá-lo financeiramente, calculou-se a vazão de efluente por um determinado período e depois se solicitou à instituição uma fatura de consumo de água recente, para que se convertesse essa quantidade em custos monetários. Os materiais usados nessa quantificação foram: cronômetro, calculadora, lápis e bloco de anotações.
A fim de saber se o efluente desperdiçado pode ser utilizado sem prejuízos na lavagem das vidrarias, foi feita uma análise físico-química pela própria laboratorista do LAA, com a utilização de todos os equipamentos, reagentes e vidrarias pertinentes a esse processo.
Após essa quantificação, foi elaborado um esquema de Projeto Hidráulico, que viabilizasse a captação e o armazenamento adequado do efluente desperdiçado para posterior utilização na limpeza das vidrarias. Também se elaborou um orçamento com os custos necessários para implantação do mesmo. Para elaboração do esquema, contou-se com o auxílio de uma Técnica em Edificações que foi ao LAA, fez a medição e o esboço do Projeto Hidráulico usando um programa de computação chamado Autocad.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quantificando-se a água desperdiçada durante o período de um mês, de 28 de Abril a 29 de Maio do presente ano, monitorado todas as vezes que o sistema foi ligado, verificou-se que o destilador em funcionamento por 28 horas gera 11.760 litros de desperdício, em função da vazão que é de 420 L/H. Assim, para calcular o desperdício, usou-se a fórmula:
Desperdício = Tempo de Funcionamento x 420(vazão de efluente por hora).
Os resultados obtidos nesse monitoramento podem ser observados no gráfico, que vai em anexo à figura 1. Nele é notória a diferença entre a pequena quantidade de água destilada produzida e a grande quantidade que é desperdiçada.
Convertendo-se o total desse desperdício em valores monetários, de acordo com valor pago pelo metro cúbico de água pela instituição, observa-se um desperdício de custo de R$ 142,86 na fatura do período monitorado e que se esses valores se mantivessem constantes durante um ano o custo passaria para R$ 1714,38.
Para a implantação desse projeto a instituição teria um custo aproximado de R$ 453,08 com a compra de materiais de construção, conforme descreve o orçamento feito com base no Esquema Hidráulico II que está disposto na Figura 2 em anexo. A mão-de-obra não foi incluída, pois será utilizada da própria instituição.
De acordo com o laudo da análise Físico-química, em anexo, realizada pela laboratorista do LAA do IFPB – JP indicou que essa água pode ser usada na limpeza das vidrarias.
CONCLUSÕES: Mediante os resultados obtidos, conclui-se que esse projeto traz resultados bastante significativos, principalmente quando analisado em longo prazo, pois minimiza o consumo e o custo de água potável aproveitando o efluente desperdiçado pelo destilador, na lavagem de vidrarias além de contribuir sustentavelmente com o meio ambiente. Agregando também conhecimentos transdisciplinares a formação pessoal de cada integrante da equipe, pois na elaboração desse projeto podemos aprender um pouco mais sobre gestão de recursos hídricos, elaboração de projeto e orçamento hidráulico e reutilização de água.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos pela colaboração nesse trabalho as laboratoristas do LAA, a Técnica em Edificações Valéria Gomes e a Professora Doutora Vânia Medeiros
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOARES, Andréia de Rosa. Educação Ambiental no currículo escolar: uma análise do
tema transversal Meio Ambiente. Maringá, 2007. Disponível em:
< http://www.linguagensdesenhadas.com/imagens/03-textos/Andrea_XEPEA.pdf > Acesso em 15 de Junho de 2009.
Mancuso, Pedro c. S.; Santos, Hilton F. dos (Eds). Reuso de Água. São Paulo: Universidade de São Paulo/ Faculdade de Saúde Púlblica. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002.