ÁREA: Ambiental

TÍTULO: POLÍMEROS NA FAUNA MARINHA

AUTORES: PAULA, D.M. (FAMASUL) ; MELO, A.C.N. DE (FAMASUL) ; FERNANDES, E.L. (FAMASUL)

RESUMO: Este trabalho tem como abordagem os polímeros na fauna marinha levando em consideração a sensibilização da comunidade escolar com relação a poluição dos mesmos nos oceanos, sob um estudo feito a partir dos problemas causados pelo acúmulo dos plásticos no ambiente marinho. Após, levantamento da literatura, realizou-se um estudo detalhado com alunos, obtendo-se resultados satisfatórios, verificando-se as concepções sobre os polímeros e sua degradação na fauna marinha e mediante o fato exposto, os alunos confeccionaram um folder informativo e distribuíram na comunidade com o intuito de informar como é importante a conscientizar as pessoas quanto a quantidade de plásticos jogados nas praias.

PALAVRAS CHAVES: meio ambiente, polímeros, fauna marinha

INTRODUÇÃO: O trabalho monográfico desenvolvido pela aluna do 9º período de licenciatura em química da FAMASUL – Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul-PE tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre o problema dos resíduos sólidos na fauna marinha, tendo como referência o polímero e sua degradação ambiental. No estudo aqui presente, espera-se que os alunos situem-se sobre a questão “ambiental”. Segundo Minatti (2004), os polímeros biológicos fundamentam a existência da vida e existem desde o surgimento da primeira célula na superfície da terra. Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos (CANTO, 1999). Segundo Spinacé e Paoli (2005), afirmam que os polímeros possuem unidades químicas que são unidas por ligações covalentes, que se repetem ao longo da cadeia, esses polímeros quando naturais podem ser a seda, a celulose e fibras de algodão e quanto sintéticos pode-se citar alguns como o polipropileno (PP), o poliestireno (OS), o polietileno (PE) e o policloreto de vinila (PVC). A durabilidade desses plásticos no ambiente está diretamente ligada à ação da população que não foi preparada, do ponto de vista da educação ambiental, em contribuir para a preservação do meio ambiente Como o plástico é um dos lixo mais difícil de degradar-se no ambiente, e um dos que mais contribuem para a poluição de muitos ecossistemas, e na maioria das vezes terminam no mar e animais como tartarugas e algumas aves acabam comendo por engano e morrendo entaladas (ARAÚJO e COSTA, 2003). Por isso, fez-se necessário conscientizar a comunidade do Cabo de Santo Agostinho em relação a essa questão através de informativos elaborado pelos estudantes da escola Maria Eugênia Lopes Gomes - Cabo de Santo Agostinho-PE.

MATERIAL E MÉTODOS: Iniciaram-se as observações nas aulas de química, em uma turma do ensino médio (3° ano), da Escola Estadual Maria Eugênia Lopes Gomes, situada no município do Cabo de Santo Agostinho-PE. Levantamento bibliográfico sobre polímeros e degradação no meio ambiente. Em seguida foram elaborados instrumentos como questionário para alunos com cinco perguntas abertas e múltipla escolha, um plano de aula estudo sobre a temática partindo da sensibilização da comunidade escolar sobre os problemas dos plásticos na fauna marinha e elaboração de um folder informativo com alternativas para tentar solucionar o problema de degradação da fauna marinha provocado pelos plásticos. Aplicação do questionário com os alunos antes e após a intervenção didática.. Os resultados das atividades desenvolvidas em sala de aula foram sumarizados em gráficos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante uma análise das concepções prévias dos alunos sobre a temática responderam que o conteúdo não era algo desconhecido e difícil de ser compreendido, embora não tenham visto com o professor de química. Quanto a análise do questionário antes e após a intervenção os resultados foram para a primeira questão sobre o que são polímeros? 25% acertaram e 75% não souberam responder, logo após a intervenção essa realidade modificou para 67 % de acertos e 33% de erros. Para a segunda questão sobre o conhecimento do dia-a-dia, todos os polímeros são plásticos? 42% acertaram enquanto que 58% não responderam, após intervenção 86% de acertos para 145 erros. Terceira questão Com base em seus conhecimentos, os polímeros são comuns e importantes em nosso dia-a-dia? 47% responderam com precisão enquanto 53% não. Após explanação mudou para 87% sim e 13% não. Para as questões quatro os alunos sobre o processo de polimerização 15% dos os alunos responderam e 85% não, observou-se mudança logo após para 71,4% de acertos e 28,6 de erros. Questão cinco, o polímero é um dos grandes vilões do meio ambiente? Ambos acertaram 95% sim e apenas 5% não. Após análise dos questionários elaboraram o folder informativo o qual foi divulgado na praia em uma aula de campo com o professor e alunos.

CONCLUSÕES: Observou-se que o uso de dessa temática fez com que os alunos criassem novos conceitos sobre o assunto ministrado, motivando-se na aprendizagem e no querer estudar química. Por isso, o envolvimento de alunos em processos de elaboração de materiais informativos, tende a favorecer a ocorrência de aprendizagem significativa. Pois, observou-se um interesse e curiosidade dos estudantes pelo tema e sua associação com os polímeros visto que não conheciam que plásticos são polímeros e o mesmo polui o meio ambiente, principalmente a fauna marinha.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, M.; COSTA, M. 2003. Ciências Naturais. Lixo no ambiente marinho Revista Ciência hoje. V.32. n.91, 64-66p.
CANTO, E. 1999. Ciências Naturais – Aprendendo com o cotidiano. São Paulo. Moderna. 6p.
SPINACÉ, M. A. da S.; PAOLI, M.A. 2005. Química Nova. Tecnologia da reciclagem de polímeros. V.28. n.1, 1-2 p.