ÁREA: Química Analítica
TÍTULO: ANÁLISES QUÍMICAS DE FERTILIZANTES E CORRETIVOS USANDO A METODOLOGIA OFICIAL DO LANAGRO/PA.
AUTORES: OLIVEIRA, P.M.M (UFPA) ; BARROS, H.C (UFPA) ; DAMASCENO, T.S. (UFPA) ; MONTEIRO,H.O (UFPA) ; CAMPOS,W.E.O (UFPA) ; LOPES, P.A. (LANAGRO/PA)
RESUMO: Neste trabalho foram feitas as análises químicas para fiscalização de fertilizantes, através da metodologia oficial do Lanagro/PA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para atender as exigências de comercialização e produção dos produtos. Nos produtos analisados foram feitas análises quantitativas de substâncias como: Nitrogênio(N), Potássio (K2O), Cálcio (Ca), Enxofre (S) e Fósforo (P2O5). Cada tipo de produto a ser submetido à análise possui uma determinada garantia de nutrientes presentes para atender o mercado. As maiorias das análises realizadas tiveram resultados de aprovação por parte da equipe de analistas.
PALAVRAS CHAVES: fertilizantes; produção agrícola; agronegócio brasileiro
INTRODUÇÃO: Com o avanço tecnológico do agronegócio brasileiro, verifica-se elevação no consumo de fertilizantes minerais, devido às maiores taxas de aplicação por hectare e constata-se, também, a necessidade de um consumo maior de corretivos da acidez do solo, para que se evite o desperdício de fertilizante e promova-se o aumento do volume radicular da planta, que resultará em aumentos crescentes da produção e produtividade das culturas. Neste cenário em que os insumos são fundamentais para a produção agrícola nacional e considerando a relevante participação dos mesmos no custo de produção. Neste trabalho é proposta a fiscalização sobre a produção de fertilizantes, se faz necessária para garantir a conformidade dos insumos agrícolas colocados à disposição dos produtores rurais.
MATERIAL E MÉTODOS: As análises químicas foram realizadas das seguintes maneiras: para nitrogênio (N) total foi utilizado o método fundamenta-se na amoniação de todas as formas não amoniacais de nitrogênio seguidas da destilação alcalina da amônia, que é recebida em excesso de ácido bórico. O borato de amônio formado é titulado com ácido padronizado. A amoniação, em meio ácido, do nitrogênio nítrico é feita por redução deste pela liga de Alumínio-níquel. Para potássio (K2O) solúvel em água foi utilizado o método do tetrafenilborato de sódio que se baseia na solubilização a quente do potássio solúvel em água, precipitação deste com uma quantidade em excesso de solução padronizada de tetrafenilborato de sódio e titulação desse excesso com solução padronizada de brometo de cetil trimetil amônio(BCTA). Para determinação de cálcio (Ca) foi usado o método permanganométrico usando a solução de Bromofenol azul a 0,2% como indicador. Para a determinação de Fósforo solúvel em Citrato Neutro de Amônio mais fósforo solúvel em água, foi utilizado o método do Quimociac que consiste na extração do fósforo com água e com citrato neutro de amônio a 65°C, seguida de precipitação desse fósforo como fosfomolibdato de quinolina, filtração, secagem e pesagem desse precipitado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na tabela a seguir obtivemos os seguintes resultados :
CONCLUSÕES: (*) AMOSTRAS REPROVADAS NA FISCALIZAÇÃO
(*) QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIA EM EXCESSO
A tabela acima mostra os resultados das análises químicas, cada amostra possui uma determinada garantia em percentagem de cada elemento químico, e esses resultados devem coincidir com as garantias relatadas do fabricante da amostra, esses resultados devem variar entre + ou -1%. As amostras B, C, E e F foram reprovadas na fiscalização de K2O.
As amostras dos produtos submetidos à análise obtiveram resultados satisfatórios por parte da fiscalização. As amostras que não atenderam as exigências da fiscalização foram impedidas de serem comercializadas até que passe pelas devidas correções por parte do produtor.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Manual de métodos analíticos oficiais-Fertilizantes minerais, orgânicos, organo-minerais e corretivos (Brasília-2007). www.agricultura.gov.br