ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: INFLUÊNCIA DO SURFACTANTE (DIFENIL-4-AMINA SULFONATO DE FERO II) NA SOLUÇÃO DE ANILINA

AUTORES: RODRIGUES R.V.; MACHADO L. C. (UFES) ; PERINI N.; PRADO A. R. (UFES)

RESUMO: A síntese da polianilina é extensivamente estudada devido a sua facilidade de produção, pelas propriedades físico-químicas e de condutividade elétrica. Na síntese eletroquímica o controle dos parâmetros como pH e concentração do surfactante podem influenciar a velocidade de reação de eletro polimerização(Chien-Hsin Y. 1998; Cotarelo M.A. 2004; Franco D 2006; Kilmartin P.A. 1998).
O objetivo deste trabalho é analisar as soluções de anilina na presença do surfactante [Fe(DAS)2] com concentrações diferentes e observar as possíveis formas de oxidação, assim como a melhora no transporte de carga elétrica(hopping)

PALAVRAS CHAVES: surfactante; eletroquímica; oligômero

INTRODUÇÃO: A síntese da polianilina é extensivamente estudada devido a sua facilidade de produção, pelas propriedades físico-químicas e de condutividade elétrica. Na síntese eletroquímica o controle dos parâmetros como pH e concentração do surfactante podem influenciar a velocidade de reação de eletro polimerização(Chien-Hsin Y. 1998; Cotarelo M.A. 2004; Franco D. 2006; Kilmartin P.A. 1998). Neste trabalho foi estudado a influência da concentração de surfactante DIFENIL-4-AMINA SULFONATO DE FERRO II [Fe(DAS)2] na síntese eletroquímica da anilina em solução ácida. A adição do dopante na solução de anilina aumentou a condução elétrica conforme mostrado nas figuras.

MATERIAL E MÉTODOS: Do oligômero utilizado neste trabalho já caracterizado(Machado, L. C. 2008), as medidas foram realizadas com um eletrodo auxiliar e de trabalho constituídos de carbono. O eletrodo de trabalho tinha a área de 0,20 cm2 e o auxiliar 10 cm2. O eletrodo de referência utilizado foi o de Ag/AgCl. A concentração de anilina utilizada foi 0,01 mol/L em H2SO4 0,50 mol/L a concentração de surfactante variou de 0,001 mol/L a 0,01 mol/L. Foram utilizadas diferentes velocidades de varredura (50, 100 e 200 mV/s) para a solução mais concentrada em surfactante e os resultados serão mostrados nos gráficos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As varreduras foram iniciadas em 0,0 V (região onde não ocorriam reações de transferência de carga) para todas as concentrações de surfactante. Observa-se a presença de três picos de oxidação em todas as condições de concentração de surfactante. O Primeiro pico pode estar associado com a oxidação da água(Kilmartin P.A. 1998), pois o aumento da concentração de surfactante praticamente não influencia a magnitude da corrente gerada no sistema, e os demais picos e oxidações com amplitudes diferentes devido a ação do surfactante :

A adição do surfactante na solução ácida de anilina promove uma melhora na condução de carga devido a formação do oligômero(Franco D. L. 2006) e as alterações nos estados de oxidação com variação na concentração do surfactante e nas velocidades de varredura.





CONCLUSÕES: É possível a formação de filmes a partir da solução ácida de anilina frente ao oligômero difenil-4-amina sulfonato de Ferro II [Fe(DAS)2](Machado.L.C. 2008) assim como a melhora no transporte de carga(Franco D. L. 2006). Os valores de condutividade e as propriedades eletroquímicas mostraram-se promissoras, pois sugerem um grande potencial do material em possíveis aplicações em dispositivos eletrônicos.

AGRADECIMENTOS: UFES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Chien-Hsin Yang. Electrochemical polymerization of aniline and toluidines on a thermally prepared Pt electrode. Kung Shan Institute of Technology. Taiwan 1998

Cotarelo M.A. a, Huerta F. b, Quijada C. b, Cases F. b, Vázquez J.L. a,The electrocatalytic behaviour of poly(aniline-co-4adpa) thin films in weakly acidic medium. ∗ Universidad Politécnica de Valencia, Paseo Viaducto 1, E-03801 Alcoy, Spain Received 7 January 2004; accepted 11 March 2004.

Franco D. L1 (PG), Madurro A. G. B 1(PQ), Madurro J.M. 1* (PQ). Preparação de filmes poliméricos em eletrodos de grafite por eletropolimerização de o-aminofenol. jmadurro@ufu.br. Instituto de Química – Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia –MG. 29° SBQ. 2006.

Kilmartin P.A..; G.A. Wright. Anion insertion and expulsion in polyaniline electrodes studie by photocurrent transients,. University of Auckland, New Zealand.1998.

Machado, L. C.; Marins, A. A. L.; Rodrigues, R.V; Síntese e caracterização do complexo difenil-4-amina sulfonato de Fe(II). ;CBQ Out-2008, Rio de Janeiro.