ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Jogo Didático "Deuses da Ciência", como Instrumento Faclilitador no Processo de Ensino-aprendizagem da Química
AUTORES: MEDEIROS, T. J. M (UERN) ; MESQUITA, K. F. M. (UERN) ; RIBEIRO, L. H. F. (UFERSA) ; NETO, L. G. L. (UFRN) ; NETO, O. F. O. (CDSL)
RESUMO: O ensino da Química tem sido caracterizado pela antiga tradição de transmissão verbal de conhecimentos, baseado na memorização de fórmulas e conceitos. Com isso, construiu-se um jogo didático, objetivando favorecer o desenvolvimento cognitivo do educando facilitando uma melhor compreensão dos conceitos de química estudados. O tabuleiro possui formato de cruz, onde cada extremidade é representada por uma área de conhecimento (matemática, química, física e biologia) e no centro possui um laboratório de química, com experimentos de fácil execução. Essa atividade lúdica foi aplicada em todas as séries do Ensino Médio, que se mostraram atraídas pela dinâmica dos experimentos realizados, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados, em quase 100% das situações-problemas apresentadas.
PALAVRAS CHAVES: jogo didático, experimento, ensino de quimica
INTRODUÇÃO: A escola por muito tempo em nossa sociedade, foi sinônima de disciplina, rigidez extremada e transmissão oral de conhecimentos. Atualmente, o cenário educacional passou por muitas transformações na qual o professor vem refletindo e redimensionado a sua prática, utilizando novos instrumentos, tornando as aulas mais interessantes com metodologias alternativas de ensino, facilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem. Apesar dessas mudanças, ainda existem professores que permanecem com a prática pedagógica ultrapassada, desestimuladora utilizando apenas lousa e giz, sem despertar o interesse no aluno. Neste sentido, consideramos como uma alternativa viável a utilização dos jogos didáticos, pois este material pode preencher muitas lacunas deixadas pelo processo de transmissão-recepção de conhecimentos, favorecendo a construção pelos alunos de seus próprios conhecimentos num trabalho em grupo, a socialização de conhecimentos prévios e sua utilização para a construção de conhecimentos novos e mais elaborados.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1998), Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações.
Mediante o exposto, desenvolvemos uma proposta que visava elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar um jogo didático que auxiliasse no desenvolvimento cognitivo do educando, facilitando uma melhor compreensão dos conceitos de química estudados no Ensino Médio de forma interdisciplinar.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo didático foi elaborado baseado em um jogo de tabuleiro infanto-juvenil, “Combate” e intitulado de “Deuses da Ciência”. Essa atividade permitiu a interdisciplinaridade da Química com as disciplinas de Matemática, Física, Biologia, na elaboração das questões, respostas e experimentos, por fim, Educação Artística, na confecção de materiais.
Primeiramente, foi confeccionado o protótipo do jogo e, posteriormente, a versão final. Os materiais utilizados para a confecção do jogo foram diversificados, de baixo custo (cartolina, folha de ofício, papel laminado, canetas, etc.) e recicláveis como, papelão para o tabuleiro e tampas de garrafas PET para as peças. O tabuleiro possui formato de cruz onde cada jogador fica em uma extremidade que é representada por uma das áreas de conhecimento citadas anteriormente e no centro encontra-se o laboratório de química onde são realizados experimentos com materiais de baixo custo e fácil aquisição. Cada participante (no máximo 04) possui um total de 26 peças, sendo 15 soldados (cientistas), 10 bombas (munição) e uma bandeira. O jogo consiste na elaboração de estratégias de ataque, defesa, resolução de questões e experimentos, à medida que cada um de seus oponentes se confrontava. Vencia o jogo, o participante que conseguisse obter a bandeira de seu oponente ou conquistar o território de seus adversários. Essa atividade lúdica foi aplicada em 02 colégios de Ensino Médio, totalizando 10 turmas (04 da 2ª série e 03 da 1ª e 3ª série).
Sugere-se a aplicação do jogo após o término dos conteúdos ministrados para discutir, refletir e exercitar os assuntos abordados. Em todas as preleções do jogo foi aplicada uma ferramenta de averiguação (investigação-intervenção), através de questionário qualitativo e tabularam-se os resultados obtidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa foi realizada em 10 sessões de intervenção pedagógica, em sala de aula, com duração média de duas horas aulas cada (90 minutos), após cada sessão era aplicado aos alunos, um questionário elaborado que continha 08 questionamentos. 07 questões com alternativas sim ou não, mas pediam justificativas, abordando interdisciplinaridade, dinamismo, aprendizagem e a inter-relação teoria e prática dos experimentos. E uma questão discursiva direcionada apenas para alunos 3ª série do Ensino Médio, para averiguar de que forma o jogo poderia auxiliá-los no pré-vestibular. As salas eram bem heterogêneas e com uma média de 30 alunos por turma.
Na investigação realizada, ficou evidente os elementos relevantes do estudo de caso com enfoque qualitativo, na medida em que foi focalizado o processo de construção da aprendizagem, da química a partir dos procedimentos elaborados pelos sujeitos, na resolução dos problemas do jogo. E com isso, constatou-se que houve uma maior aproximação dos conteúdos abordados em sala de aula através dos experimentos realizados durante o jogo (figura-1), tendo em vista que nessas instituições não havia laboratório e com isso despertando em 100% dos educandos o interesse pela disciplina, contribuindo assim em uma aprendizagem mais significativa. Observou-se também, uma melhoria no aspecto disciplinar em sala de aula.
Conferiu-se ainda que essa ferramenta metodológica pode auxiliar os alunos das 3as séries do ensino médio na revisão dos conteúdos, já que todos relataram que a medida em que se confrontavam revisavam os conteúdos estudados nas séries anteriores. Outro ponto a ressaltar é que o referido jogo (figura-2) possibilita a interdisciplinaridade com diversos conteúdos das áreas exatas e naturais sendo a química o ponto de interação.
CONCLUSÕES: Utilizando-se das discussões feitas ficou evidente que os objetivos como despertar interesse pela aula, melhorar desempenho dos alunos no processo de aprendizagem em conteúdos de Química e outros objetivos que segundo MIRANDA (2001) podem ser trabalhados com a aplicação dos jogos didáticos como a cognição, afeição, socialização, motivação e a criatividade foram alcançados de forma satisfatória estabelecendo assim uma importante relação de concordância entra a teoria e prática.
AGRADECIMENTOS: A Deus, A minnha mãe Francisca, Orientadora Kelânia e aos alunos dos colégios ESTUDIO VISÃO E DIOCESANO SANTA LUZIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MEC. – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília; MEC/SEF, 1998.
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001.