ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL LARVICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE CROTONS DO NORDESTE DO BRASIL
AUTORES: VIEIRA, P. R. N. (UECE) ; BEZERRA, F. H. Q. (UECE) ; PEREIRA, D. S. (UECE) ; MORAIS, S. M. (UECE) ; DIAS, P. M. D. (UECE)
RESUMO: A atividade larvicida dos óleos essenciais dos Crótons Jacobinensis, C. sincorensis e C.sp, foi verificada contra larvas do Aedes aegypti. Os bioensaios foram feitos com as concentrações de 1000, 500, 250, 100, 25, 10 e 1ppm sendo cada concentração testada em triplicata. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho, se pode perceber que os óleos em questão possuem uma boa atividade larvicida, necessitando-se dar maior importância aos efeitos de óleos frente às larvas do Aedes aegypti.
PALAVRAS CHAVES: larvicida, óleos essenciais, aedes aegypti
INTRODUÇÃO: A dengue, infecção viral transmitida por mosquitos do gênero Aedes, é considerada uma das maiores preocupações mundiais de Saúde Pública. A enfermidade apresenta ampla incidência nos países tropicais e subtropicais, e estima-se que aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas estejam em risco de serem infectadas com o vírus da dengue (WHO 2004).
Os óleos essenciais obtidos de plantas têm sido considerados como fontes potenciais de substâncias biologicamente ativas, com ênfase para às propriedades antimicrobiana, antitumoral e inseticida de compostos voláteis, além de sua ação sobre o sistema nervoso central (Kelsey, 1984).
Croton jacobinensis, conhecido popularmente como velame de orelha, é uma espécie nativa do Nordeste do Brasil (ARAÚJO et al., 1999), cujo óleo essencial possui como constituintes majoritários o gama-elemeno, beta-elemeno e beta-cariofileno (CRAVEIRO et al., 1981). O extrato etanólico do caule e das folhas de C. jacobinensis possui atividade larvicida frente a Plutella xylostella, larva que ataca cultivos como o de couve e repolho (VIEIRA E SILVA, 2007) e ascaricida contra o ácaro-rajado Tetranychus urticae, praga agrícola que infesta culturas como o algodoeiro, videira e tomateiro (PONTES et al., 2006).
O C. sincorensis, conhecido popularmente como marmeleiro branco, pode ser encontrado no bioma Caatinga (ALVES, 2007). A literatura não relata suas características botânicas, uso popular, composição química ou atividades biológicas.
O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial larvicida dos óleos essenciais de C. jacobinensis e C. sincorensis, bem como de uma espécie ainda não identificada, referenciada como Croton sp.
MATERIAL E MÉTODOS: As folhas de C. jacobinensis, C. sincorensis e C. sp. foram coletadas na cidade de Fortaleza, Ceará. Os óleos essenciais das espécies de Croton foram extraídos pelo método de hidrodestilação a vapor em aparelho do tipo Clevenger (Craveiro et al. 1976) por duas horas, onde, através desse método, o material vegetal é imerso em água destilada sob aquecimento até a fervura, resultando na formação de vapores que arrastam os compostos voláteis, os quais, após condensação, separam-se da fase aquosa por decantação. Após a coleta do óleo, fez-se o tratamento com sulfato de sódio anidro para eliminação dos resíduos de água. Para a realização dos bioensaios, larvas de 3º estágio de Aedes aegypti, foram cedidas pelo Laboratório de Entomologia do Núcleo de Vetores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (NUVET/SESA).
As amostras foram testadas nas concentrações de 500 a 25ppm e diluídas em 0,3ml de dimetilsufóxido, o volume final foi ajustado para 20ml com água e foram acrescentadas 25 larvas. Foram preparados controles negativos com dimetilsulfóxido e água, sendo todos os experimentos feitos em triplicata. Após 24h de exposição das larvas aos tratamentos, o número de larvas mortas foi registrado e os resultados foram analisados utilizando o software estatístico Origin 7.0, sendo possível encontrar a concentração letal capaz de matar 50% das larvas (CL50).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os óleos essenciais dos Crotons em estudo apresentaram uma alta mortalidade das larvas nas concentrações de 500 e 250ppm, sendo necessário realizar bioensaios com menores concentrações para que se encontrasse a CL50. Aplicando os valores obtidos nas concentrações menores e aplicando os valores no sotware estastítico, pôde-se encontrar o CL50 com os valores de 37,28ppm, 43,70ppm e 51,88ppm para o C. jacobinensis, C. sincorensis, C. sp. , respectivamente.
Estudos anteriores avaliaram o efeito de óleos essenciais do gênero Croton frente ao Aedes aegypti. Os resultados mostraram ser promissores, e entre as espécies testadas o C. zenhtneri exibiu melhor poder larvicida com a CL50 de 28 ppm, os prováveis compostos responsáveis por esta atividade foram identificados dentre eles o anetol.
Este trabalho mostra que os óleos essenciais das plantas em questão são importantes fontes naturais e novas opções a serem estudadas no combate ao vetor e/ou as larvas deste mosquito.
CONCLUSÕES: Os óleos essenciais dos Crotons em estudo mostraram ser um bom larvicida, reforçando os estudos feitos com outras espécies, fazendo-se necessário um estudo de toxicidade e constituintes. Sendo assim este estudo mostra que os produtos naturais são uma importante fonte de compostos com bioatividade e trazem perspectivas para o desenvolvimento de inseticidas com melhor custo benefício e totalmente biodegradáveis.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, J. J. A.; Geoecologia da caatinga no semi-árido do nordeste brasileiro. Climatologia e estudo da paisagem, v. 2, n. 1, p. 58, 2007.
ARAÚJO, F. S.; MARTINS, F. R.; SHEPHERD, G. J. Variações estruturais e florísticas do carrasco no planalto da Ibiapaba, estado do Ceará. Revista Brasileira de Biologia, v. 59, n. 4, p. 663-678, 1999.
CRAVEIRO, A . A., FERNANDES, A. G., ANDRADE, C.H.S, MATOS, F. J. A . & ALENCAR, J. W .Óleos essenciais de canelas silvestres regionais. Ciência e Cultura. v. 29, p. 445, 1976.
CRAVEIRO, A. A.; RODRIGUES, A. S.; ANDRADE, C. H. S.; MATOS, F. J. A.; ALENCAR, J. W.; MACHADO, M. I. L. Volatile Constituents of Brazilian Euphorbiaceae. Genus Croton. Journal of Natural Products, v. 44, n. 5, p. 602-608, 1981.
KELSEY, R. G.; REYNOLDS, G. W.; RODRIGUEZ, E. In: Rodriguez, E.; Healey, P. L.; Mehta, I., eds.; Biology and Chemistry of plant trichomes. Plenum Press: New York, 1984.
PONTES, W. J. T.; SELVA, T. M. G.; OLIVEIRA, J. C. S.; CÂMARA, C. A. G.; ASSIS, C. P. O.; OLIVEIRA1, J. V.; GONDIM JÚNIOR, M. G. C.; BARROS, R. Efeito de extratos etanólicos de folhas e caule de quatro espécies do gênero Croton sobre o ácaro-rajado Tetranychus urticae. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 29, 2006, São Paulo. Química é energia: transforma a vida e preserva o ambiente. São Paulo: Editora, 2006.
VIEIRA E SILVA, C. G. Bioatividade de extratos etanólicos de Croton sobre Plutella xylostella (l.)e ação fumigante e composição química de óleos essenciais de Croton grevioides (baill.) sobre Zabrotes subfasciatus (boheman). Dissertação (Mestrado em Entomologia Agrícola). Universidade Federal de Pernambuco, 2007
WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2004. Dengue bulletin: Situation of dengue/dengue haemorrhagic fever in SEA countries.