ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: ORGANIZAÇÃO DOS REAGENTES DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO IFSP DE FORMA A EVITAR ACIDENTES E DESPERDÍCIOS

AUTORES: MIRANDA JR, P. (IFSP) ; VALENÇA, J. (IFSP)

RESUMO: O armazenamento de substâncias químicas deve ser organizado de forma a se obter uma disposição adequada dos reagentes para não gerar acidentes e evitar compras desnecessárias. O objetivo deste trabalho é a organização dos reagentes do laboratório de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus São Paulo, para manter o local em segurança e facilitar o controle de estoque. Foram organizados 255 reagentes, classificados de acordo com suas características químicas. Constatou-se que 38 desses produtos encontravam-se estocados em quantidades muito acima da demanda do laboratório, sendo que alguns apresentavam rótulos danificados e muitos com datas de validade vencidas, mostrando a necessidade de um planejamento de aquisição de reagentes.

PALAVRAS CHAVES: organização, incompatibilidade química, reagentes químicos

INTRODUÇÃO: O grande número de problemas de estocagem em laboratório químico deve-se à diversidade de reagentes que devem ser armazenados. A estocagem sem as especificações de produtos químicos associada com a falta de planejamento e controle propicia acidentes pessoais e danos materiais. (GOBBI, 2006)
Diferentemente do estoque de qualquer material, critérios rígidos devem ser seguidos para a armazenagem de produtos químicos. Este tipo de armazenamento deve-se levar em consideração o tipo de produto a ser armazenado: voláteis, corrosivos, tóxicos inflamáveis, explosivos, e peroxidáveis, assim como a incompatibilidade química. (OLIVEIRA et al., 2007)
Qualquer laboratório químico deve ter um sistema ágil de controle de estoque que precede a compra de reagentes segundo as necessidades, subsidiando um armazenamento mais seguro. (SILVA, 2009) Manter reagentes desnecessários estocados consome recursos financeiros, espaço, perdas e danos, já que alguns estão sujeitos a se deteriorar com o tempo ou gerar acidentes. (FRANCISCHINI, 2002)
A organização do inventário de reagentes está em consonância com o princípio básico da gestão ambiental da redução, expresso pelo primeiro “R”. (PORTUGAL, 2009) Uma vez que o resultado final deste trabalho de organização é a redução de produtos químicos em estoque.
Este trabalho tem como objetivo descrever a etapa de organização dos reagentes químicos do laboratório de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus São Paulo, de acordo com as características químicas das substâncias, mantendo a segurança e, por meio do controle de estoque, evitar que quantidades de reagentes sejam adquiridas desnecessariamente.


MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, fez-se o levantamento para saber onde estavam e quais eram os reagentes do laboratório de química. Armazenados em 7 armários no Interlab (região entre os laboratórios de química e biologia), determinados frascos de reagentes do mesmo tipo encontravam-se espalhados em dois ou mais armários. Foram agrupados os reagentes iguais e, de acordo com a Tabela de Incompatibilidade (Oliveira, 2007), foram adequadamente distribuídos nos armários numerados e classificados como: 1 – soluções, 3 – orgânicos, 4 - ácidos, 5- metais e sólidos, 6 – sais (parte I), 7- Sais (parte II).
Os armários apresentam dois lados que para uma localização mais rápida, dividiu-se em Lado A (esquerdo) e Lado B (direito), assim como suas prateleiras foram numeradas de 1 a 4. Portanto, a localização de qualquer reagente se dá por 3 dígitos: armário, lado e prateleira. Etiquetas de localização foram afixadas nas portas e nas prateleiras dos armários. Foi compilada uma planilha com a correspondência entre cada reagente, sua localização e quantidade, para controle de estoque.
Depois da organização dos reagentes nos armários, foi possível fazer uma relação do número de frascos de cada reagente e a sua quantidade em massa ou volume, para possibilitar o controle de estoque. Reagentes com problemas de identificação foram separados em local à parte.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os tipos de substâncias químicas presentes no laboratório totalizaram 255, ou seja, inúmeras possibilidades de fazer um armazenamento incorreto e poder gerar acidentes. A organização dos reagentes nos armários, de acordo com as características das substâncias, possibilitou aos professores e monitores encontrá-las e guardá-las com maior facilidade e segurança.
Na relação do inventário dos reagentes, verificou que 38 deles estavam presentes em grandes quantidades, muito superiores àquelas necessárias para as aulas práticas por um período de mais de dois anos. Alguns reagentes nessa situação e as suas quantidades estimadas são apresentados na Tabela 1.
Foram encontrados diversos problemas de armazenamento, descritos a seguir. Alguns frascos de ácido sulfúrico, substância corrosiva, apresentavam tampas de plásticos deterioradas, contaminando o reagente e com risco de vazamento. Frascos contendo líquidos voláteis, como o hidróxido de amônio, ainda não abertos, estavam com o volume reduzido. Alguns sais, antes anidros, tornaram-se soluções devido à deliqüescência, que é a dissolução do sal na umidade absorvida do ar. Situações como essas causadas pelo tempo de armazenamento, provam que quantidades desnecessárias de reagentes não são vantajosas.
Outro problema encontrado foi na própria disposição dos reagentes nos armários, alguns estavam agrupados de forma inadequada de acordo com a compatibilidade química. A Figura 2 exemplifica situações de compatibilidade e incompatibilidade química de substâncias.






CONCLUSÕES: A organização dos reagentes na forma descrita resultou em melhor aproveitamento dos espaços internos dos armários, facilitando a localização e o manuseio dos reagentes. Além disso, esse trabalho é fundamental para evitar que quantidades em excesso de reagentes sejam adquiridas, evitando acidentes e degradação com o tempo ou pelo armazenamento incorreto. Tais ações evitam futuros descartes de reagentes ainda não utilizados.

AGRADECIMENTOS: À Bolsa de Iniciação Científica do IFSP, por possibilitar a realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANSCISCHINI, P.G. GURGEL, F.A. 2002. Administração de materiais e do patrimônio, 81-83.
GOBBI,M. 2006. Estocagem e Manuseio. Manual de Segurança para usuários de produtos químicos perigosos, 7-18.
OLIVEIRA,C.M.A. MANCILHA, J.C. ROCHA, L.M.S. SASSA,L.H. MELLO, M.A. SANVIDO, M.C. BERGAMO, M.E. REY, M.D. OLIVEIRA, P.C.A. LOPES, W.A.C. 2007. Guia de Laboratório para o Ensino de Química: Instalação, montagem e operação. Conselho Regional de Química – IV Região, 20-21.
PORTUGAL, G. Os 3R’s e o lixo. 2009. http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm.
SILVA, M.S. 2002. Armazenamento de produtos químicos. Segurança química em Laboratórios, 11-15.