ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS VOLTADO PARA O ENSINO DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: NASCIMENTO, Y. I. F. (IFPB) ; RESENDE FILHO, J. B. M. (IFPB)
RESUMO: Este projeto apresenta um kit didático que proporciona a execução de aulas
experimentais sem o auxílio de um laboratório de Química, visando facilitar a
aprendizagem da disciplina no Ensino Médio, trabalhando-se várias práticas que
agucem o interesse dos alunos nas aulas. O kit foi elaborado com materiais
alternativos, utilizando-se acessórios e materiais comuns, encontrados em
supermercados, perfumarias, entre outros. Além disso, foram confeccionados alguns
sistemas que auxiliassem no desenvolvimento de algumas práticas aplicadas em aula. Os alunos se mostraram interessados na aula participando e discutindo o conteúdo
ministrado. As aulas com o kit permitem uma melhor efetivação do processo de aprendizagem, pois surge como um instrumento motivador para o ensino de Química.
PALAVRAS CHAVES: kit didático, materiais alternativos, ensino de química.
INTRODUÇÃO: Ensinar Química não é simplesmente jogar conhecimentos sobre os alunos e esperar que
eles, num passe de mágica, passem a dominar a matéria. Freire (1998) ressalta que
ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção. Segundo Libâneo (1990) a aprendizagem escolar é um
processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e
mental, organizados e orientados no processo de ensino.
Sabendo que a Química é uma disciplina experimental, relacionar aulas teóricas com
aulas práticas, possibilita uma maior compreensão dos temas, aguçando a atenção do
aluno para a disciplina, motivando e incentivando a participação dos sujeitos do
conhecimento, o que, por sua vez, permite que as aulas sejam mais dinâmicas e que os
alunos apresentem um maior desempenho em toda a disciplina de Química.
Dados do MEC/INEP (2006) mostram que, no Brasil, apenas 20% das escolas públicas e
47% das escolas privadas dispõem de um espaço físico para a realização de aulas
práticas e na situação da região Nordeste e Centro-Oeste a situação é anda mais
crítica, o que dificulta a atuação do profissional da educação nos exercícios de
aulas experimentais. Tendo em vista este panorama, foi desenvolvido um kit didático
(KIT LAB) voltado para a aplicação de experimentos durante as aulas de Química no
Ensino Médio e que possam ser desenvolvidos nos mais diversos ambientes. Este kit
didático foi confeccionado a partir dos denominados materiais alternativos.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a confecção do kit foram utilizados os denominados materiais alternativos, que
compreendem materiais convencionais (recursos de baixo custo e fácil acesso que podem
ser facilmente encontrados nas casas dos alunos ou no comércio) e materiais descartados (sucatas e outros objetos que comumente encontramos nos lixos, mas que
podem ser reaproveitados).
O KIT LAB foi desenvolvido em etapas, a fim de estruturar e facilitar a montagem do
mesmo. Primeiro foi feito uma listagem de substâncias comumente encontradas em casas, farmácias, supermercados, sucatas, lojas de materiais de construção, perfumarias, entre outros, e materiais que poderiam substituir os instrumentos e as vidrarias que substituíssem as de laboratório, seguindo o trabalho de CHRISPINO (1989).
Por fim, foi realizada a seleção de práticas adaptadas aos materiais presentes no kit didático que podem ser facilmente executadas durante as aulas de Química no Ensino Médio. O KIT LAB foi aplicado em uma aula de reações químicas no 2º ano do Ensino Médio do IFPB, onde foram trabalhados os conteúdos pertinentes às reações de decomposição (desidratação do sulfato de cobre pentahidratado, encontrado em lojas de materiais para piscinas, utilizando-se uma vela, um pegador e uma tampa de leite), deslocamento (reação entre papel alumínio e ácido muriático), síntese (combustão do gás hidrogênio produzido na reação de deslocamento) e dupla troca (reações de precipitação de hidróxidos de ferro e de cobre realizadas nos tubos de amostras de perfume), em uma aula teórica e prática. Para a realização das reações de deslocamento e síntese, foi-se confeccionado recipiente adequado para encaminhar o gás hidrogênio a um copo contendo água e detergente, onde o gás ficava retido para a reação de combustão (síntese).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O KIT LAB (figura 1) se denotou de fácil estruturação e alta aplicabilidade. Com a
confecção de um caderno contendo vários experimentos, pôde-se abranger uma gama de
conteúdos de Química do Ensino Médio, em especial, os conteúdos pertinentes ao
primeiro e segundo ano.
O KIT LAB foi inicialmente aplicado em uma turma do segundo ano do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em uma aula cujo tema era Reações Químicas. Nesta aula, utilizamos vários dos reagentes encontrados comumente em casa ou no comércio (figura 2) e os acessórios que substituíssem as vidrarias comuns de laboratório, o que permitiu a elaboração de três práticas que englobavam os conceitos de reação de síntese, decomposição, deslocamento e dupla troca.
Ao término da aula, os alunos queriam que continuássemos com outras práticas, pois
com elas os conceitos de Química são trabalhados de uma forma mais dinâmica e interessante. A presente aula nos denotou que o KIT LAB pode ser fácil e amplamente
utilizado em sala de aula, possibilitando a execução de experimentos durante aulas
teóricas, além de funcionar como um instrumento motivador para o ensino da Química no Ensino Médio.
CONCLUSÕES: O desenvolvimento de um kit didático a partir de materiais alternativos possibilita a
execução de aulas práticas em escolas sem a necessidade de um laboratório de Química,
visto que a execução destes experimentos está fundamentada em objetivos didático-
pedagógicos.
A relação entre teoria e prática influencia na aprendizagem acadêmica, estimulando e
incentivando o aluno a pensar, de forma que possa construir seu próprio conhecimento
durante as aulas. Portanto, o KIT LAB proporciona aulas de Química mais dinâmicas e
integradas, trabalhando-se tanto conhecimentos teóricos como experimentais.
AGRADECIMENTOS: Ao DEPEM/SESu/MEC, ao IFPB, à professora Maria de Fátima Dantas Ribeiro Correia, aos amigos Ranieri Menezes Rodrigues de Souza e Antônio José de Assis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHRISPINO A., Ensinando Química Experimental com Metodologia Alternativa. Revista Química Nova. São Paulo: Editora Química Nova, 1986, pg 187-191.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática educativa. 13ª edição. São Paulo (SP): Editora Paz e Terra, 1999, pg. 52-101.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção magistério. Série formação do professor. 28ª edição. São Paulo (SP): Editora Cortez, 2008, pg. 51-102.