ÁREA: Iniciação Científica
TÍTULO: Aulas Práticas de Química para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica com Alunos das Séries iniciais do Ensino Fundamental I
AUTORES: MEDEIROS, THAISA (UERN) ; MESQUITA, K. F. M. (UERN)
RESUMO: As atividades experimentais desenvolvidas no início da vida acadêmica do individuo contribui para uma base intelectual fundamentada em conhecimentos científicos, preparando melhor o discente em um contexto atual. Pensando nisso objetivou-se trabalhar atividades práticas de química de forma contextualizada e interdisciplinar, nas aulas de Ciências do 1° ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I (antiga alfabetização). Reunimos-nos com a professora da série em questão para planejar e adaptar os conteúdos das aulas de acordo com o conteúdo programático do ano letivo e a faixa etária do educando.Os alunos foram avaliados por meio de atividades escritas e observações in loco. Obtivemos resultados bastante satisfatórios (100% de aprendizagem na maioria dos experimentos realizados).
PALAVRAS CHAVES: aulas práticas, experimentos, metodologia
INTRODUÇÃO: O ensino das ciências por meio das aulas experimentais nas séries iniciais é pouco focado no processo de ensino-aprendizagem das escolas brasileiras e quando trabalhado, é realizado de forma desvinculada da realidade do educando, sendo apenas uma transcrição de livro. Esse tipo de atividade experimental no início da vida acadêmica do indivíduo contribui para uma base intelectual fundamentada em conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais, de forma integrada, preparando melhor o discente em um contexto atual (MORTIMER, 2003). Com isso se fez necessário a elaboração de uma nova metodologia, que objetivasse promover a implementação de atividades experimentais de química de forma contextualizada e interdisciplinar nas aulas de ciências do 1º ano do Ensino Fundamental I (antiga alfabetização), desenvolvendo o raciocínio lógico do educando, por meio de problemas. Pretende-se alcançar esse foco, trazendo para a sala de aula atividades experimentais que façam parte do cotidiano do educando, facilitando, desse modo, a compreensão dos conteúdos abordados, seu processo de letramento e principalmente dos saberes científicos a serem trabalhados. Assim, os discentes terão, futuramente, mais facilidade em compreender assuntos referentes às matérias de química, física e biologia, por terem uma boa base conceitual, já que eles vêm interagindo com tais disciplinas desde as séries iniciais. E, por fim, os educandos poderão desenvolver sua capacidade cognitiva, para uso ético e transformador na sua vivência cotidiana em sociedade.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho for realizado em instituição privada de ensino, com uma turma de 12 alunos do 1º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental I. Realizaram-se reuniões com a professora da serie em questão, para planejar sobre as aulas de acordo com os conteúdos programáticos de ciências do ano letivo. Em seguida analisou-se o material didático utilizado na referida série e adaptaram-se os conteúdos programáticos para as aulas experimentais de ciências inserindo a química interdisciplinarmente com a Física, Biologia e meio ambiente, de acordo com a faixa etária do aluno.
Realizaram-se 12 práticas experimentais trabalhando situações problemas que eram previamente, planejadas, pesquisadas, adaptadas e testadas antes de cada preleção ministrada. Sendo realizada quinzenalmente, em período de 05 meses. Para tanto, utilizaram-se materiais alternativas e de baixo custo e fácil aquisição que fizessem uma estreita conexão com o cotidiano do educando sendo adaptados de acordo com o experimento planejado. Os alunos eram avaliados ao término de cada experimento, por meio de atividades escritas e/ou orais por meio de ivestigação-ação-intervenção, de forma qualitativa (habilidade e competências) como também quantitativa (aprendizagem conceitual e procedimental). As aulas ministradas eram devidamente registradas, sendo fotografadas e/ou filmadas em todas as etapas dos experimentos executados pelos alunos, para que pudéssemos avaliar cuidadosamente (observação in loco) o processo de aprendizagem do educando através, de questionamentos, (re)formulação de hipóteses e conceitos. Logo após os resultados eram tabulados, analisados e discutidos. Elaborou-se uma apostila e um CD-R com 22 experimentos contendo objetivo, habilidades e competências, materiais, procedimento, orientações e avaliações
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para a consecução dos resultados obtidos foram realizadas situações-problemas durante a execução dos experimentos, tendo em vista que estas são essenciais para o desenvolvimento cognitivo do educando. Tendo em vista que os alunos estavam em fase de letramento, as atividades escritas (Figura-1) foram também analisadas por meio de desenhos e suas justificativas, onde os discentes relatavam o que havia ocorrido naquela situação.
CONCLUSÕES: Através das análises dos resultados obtidos das aulas práticas e pedagógicas, realizadas no decorrer do ano letivo, o objetivo principal, que consiste em promover a implementação de atividades práticas laboratoriais e experimentais de Química nas Séries Iniciais do 1o ano do Ensino Fundamental I, foi alcançado de forma satisfatória. Tendo em vista, que esta pesquisa é importante para o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e moral do educando, pois essas são algumas das contribuições desencadeadas continuamente na elaboração e execução de aulas experimentais no inicio da vida acadêmica.
AGRADECIMENTOS: A DEUS, A MINHA MÃE E ORIENTADORA E AOS MEUS MONITORES DO COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA, ANNA CAROLINA, DEDIVALDO JÚNIOR e MAÍRA KÉZIA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORTIMER, E. F. e Scott, P. , Investigações no Ensino de Ciências,2003, P.7
CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992. p. 224