ÁREA: Materiais

TÍTULO: Síntese de Nanobarras de Ouro estabilizadas em sistema orgânico e aquoso

AUTORES: DA SILVA, M. G. A. (UFAL) ; JUNGES, F. V. (UFAL) ; MORAIS, S. F. DE A. (UFAL) ; MENEGHETTI, M. R. (UFAL) ; MENEGHETTI, S. M. P. (UFAL) ; GELESKY, M. A. (UFAL) ; ALMEIDA, R. M. (UFAL)

RESUMO: O desafio é desenvolver materiais nanoestruturados com elevado controle de forma e tamanho, modelando assim as propriedades de um mesmo material. O método de preparação de nanobarras por crescimento mediado por semente é um método relativamente simples e o controle da variação do tamanho pode ser controlada pelas condições de síntese. A síntese e o controle de tamanho e forma das nanopartículas sintetizadas foram monitoradas por Uv-Vis e MET em função da concentração relativa de CTAB presente no meio reacional e da transferência de meio aquoso para orgânico.

PALAVRAS CHAVES: nanobarras, ouro

INTRODUÇÃO: Toda matéria é um material em potencial. A linha divisória para que algo possa ser tratado como um material corresponde ao momento em que alguma de suas propriedades (ópticas, magnéticas, mecânicas, catalíticas, elétricas etc.) lhe confira uma função específica. (ZARBIN,2007) Nanomateriais são materiais cujos tamanhos das partículas que os constituem encontram-se na faixa do nanômetro e, além disso, manifestam propriedades físicas e químicas diferenciadas a partir de um determinado tamanho crítico. Cabe salientar que as propriedades do material dependem também da forma das partículas que o constituem. Apesar dos avanços alcançados, a comunidade científica tem como desafio desenvolver materiais nanoestruturados com elevado controle de forma e tamanho, modelando assim as propriedades de um mesmo material.

MATERIAL E MÉTODOS: Existem vários métodos de preparo desses nanomateriais. O método de preparação de nanobarras por crescimento mediado por semente é um método relativamente simples e o controle da variação do tamanho pode ser controlada pelas condições de síntese.(MURPHY et al, 2005) O processo envolve redução de AuCl4- por ácido ascórbico (AA), em presença de brometo de cetiltrimetilamômio (CTAB) em meio aquoso. Após preparadas as nanopartículas, segue-se a transferência para diferentes dispersantes orgânicos, neste caso o castor oil e algumas tentativas com líquido iônico. O controle de tamanho e forma das nanopartículas sintetizadas foram monitoradas por Espectroscopia no Uv-Vis e por Microscopia Eletrônica de Transmissão em função da concentração relativa de CTAB presente no meio reacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em todos os experimentos foi observado duas bandas de absorção na região de ressonância de plásmon (transversal e longitudinal) das partículas sintetizadas, evidenciando assim a formação de nanobarras (ver Figura 1). Além disso, foi possível observar uma alteração nos lmax dos plásmons, quando diferentes quantidades de CTAB foram empregadas. Na Figura 2 são apresentadas imagens de MET das nanobarras sintetizadas.





CONCLUSÕES: A concentração relativa de CTAB presente no meio reacional é um fator determinante no rendimento, visto que os tamanhos dos bastões ficaram em torno de 45 ± 6nm por 14± 5nm em todas as sínteses com pequenas taxas de variação. Após transferidas para meio orgânico verificamos que o material mantém suas propriedades diferenciadas e características.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq, FAPEAL e a CAPES pelo auxílio financeiro. E ao Dr. Eduardo Padrón Hernández pelas microscopias realizadas no CETENE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Murphy, J C.J.; Sau, T.K.; Gole, A.M.; Orendorff,C.J.; J.Gao, L. Gou, S.E. Hunyadi and T. Li, J. Phys. Chem. B 109 (2005), pp. 13857–13870

Zarbin, A. J. G., Quim. Nova, Vol. 30, No. 6, 1469-1479, 2007