ÁREA: Alimentos

TÍTULO: ANALISE QUANTITATIVA DA GORDURA TRANS EM ALGUNS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E SEUS EFEITOS A SAUDE

AUTORES: BITTENCOURT, R. M (UFPA) ; DIAS, K.C. A (UFPA) ; BASTOS, T. R (UFPA) ; FURTADO, C. P (UFPA)

RESUMO: O trabalho fará uma analise da gordura trans em alguns produtos industrializados e seus efeitos a saúde humana. Apenas alguns produtos foram pesquisados, em supermercados de Belém, como biscoitos, margarinas, massa para bolos, farinhas lácteas e salsichas. Algumas marcas dos produtos analisados apresentaram a gordura hidrogenada em sua composição, como as massas para bolo (Dona Benta e Araguaia), as margarinas (Margareth e Adorita) e as marcas de salsichas. A quantificação da gordura foi estabelecida analisando os rótulos dos produtos, com os dados numéricos do quanto o alimento contém de gordura trans, estabeleceu-se uma tabela e um gráfico mostrando essa quantificação.

PALAVRAS CHAVES: gordura trans, colesterol, insdustrialização

INTRODUÇÃO: Na natureza, a maioria dos ácidos graxos insaturados está presente na forma cis, significando que os átomos de hidrogênio estão do mesmo lado da dupla ligação de carbono. Nos ácidos graxos trans, os dois átomos de hidrogênio estão de lados opostos da dupla ligação. As gorduras hidrogenadas estão presentes em alimentos industrializados como margarinas, biscoitos, pães, bolos, sorvetes, chocolates e snacks. Os alimentos que mais provavelmente contêm gordura trans são frituras, molhos de salada e biscoitos recheados. A gordura trans é muito utilizada nestes produtos por aumentar sua validade e dar mais crocância, porém é extremamente nociva para o organismo. Embora alguma gordura trans seja encontrada na natureza (no leite e na gordura de animais como vaca e carneiro) por influência de uma bactéria presente no rumén dos animais, a maioria é formada durante a manufatura de alimentos processados. As gorduras trans: Elevam as concentrações de LDL (conhecido como o “mau colesterol”) um grau semelhante aos ácidos graxos saturados, diminuem as concentrações de HDL (conhecido como o “bom colesterol”), aumentam os níveis de triglicerídeos plasmáticos, associados com o aumento do risco de doenças cardiovasculares. As autoridades da área da saúde determinaram que os rótulos dos alimentos devam descrever a quantidade de gordura trans contida por porção. Essa quantia muitas vezes nem é notada pelo consumidor, e o fator que ocasiona esse desconhecimento é a falta de interesse e de informação (RIBEIRO, A. P. B.; DE MOURA, J. M. L. N.; GRIMALDI, R e GONÇALVES, L. A. G.)

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com pesquisa de campo, em supermercados de Belém. Entre os produtos analisados estão margarinas (as marcas são: Margareth, Adorita, Doriana, Delicia supreme); biscoitos (Bono, Negresco, Passa tempo, Gulosos); salsichas (Carioca, Target, Bordon, Anglo); Massa para bolos (Marisa, Dona benta, Araguaia, Saborelle) e farinha láctea (Nestlé, All nutri, Nutrimental, Nutriday), a quantificação da gordura hidrogenada foi realizada através da análise nos rótulos dos produtos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que alguns produtos desta pesquisa contem gordura hidrogenada em alguma quantidade, de acordo com as rotulações, obtiveram-se seguintes os resultados, as margarinas: Margareth possui 1,1g de gordura trans, já a Adorita possui 0,6g, as marcas Doriana e Delicia supreme possuem em suas rotulações 0% de gordura trans. Os biscoitos (Bono, Negresco, Passa tempo, Gulosos) possuem 0% de gordura trans. As salsichas (Carioca, Target, Bordon, Anglo) possuem 0,4g de gordura trans em sua composição. As massas para bolo: Marisa e saborelle possuem 0%, já a marca Dona benta possui 0,3g e a Araguaia 0,8g. Todos esses produtos pesquisados estão de acordo com as normas da ANVISA que estabelece quando o conteúdo de gorduras trans for menor ou igual a 0,2g, a informação nutricional por porção será expressa como “zero”. Segue abaixo um quadro e um gráfico relacionando os produtos que contem gordura trans.



CONCLUSÕES: A gordura trans possui efeitos nocivos ao organismo humano, pois além de diminuir o colesterol bom (HDL), aumenta o colesterol mau (LDL), por isso o cuidado do consumo desses alimentos industrializados é imprescindível, pois no futuro a visita ao cardiologista será cada vez mais freqüente. É impossivel evitar que o cnsumidor seja vítima dessa gordura, por isso a busca por alimentos não industrializados, seria uma alternativa de encontrar fuga, ou então evitar o consumo excessivo destes produtos. A quantidade de gordura trans nos produtos analisados está de acordo com as normas da ANVISA.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - RIBEIRO, Ana Paula Badan; DE MOURA, Juliana Maria Leite Nóbrega;GRIMALDI, Renato e GONÇALVES, Lireny Aparecida Guaraldo. interesterificação química: alternativa para obtenção de gorduras zero trans.Departamento de Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Quim. Nova, Vol. XY, No. 00, 1-x, 2000.