ÁREA: Alimentos

TÍTULO: CONTROLE DE QUALIDADE E ANÁLISE ESPECTROFOTOMÉTRICA DE FERRO EM AMOSTRA DE SUPLEMENTO ALIMENTAR

AUTORES: SILVA NETO, H. G. (UFPE) ; GUEDES, J. M. (UNICAP-PE) ; DÍAZ. J. M. R. (UFPE) ; AGUIAR, U. S. (UNIT-SE)

RESUMO: Uma das maneiras mais comuns de se tratar anemia ferropriva é através da ingestão de suplemento alimentar contendo ferro. A sua suplementação em períodos de grande necessidade orgânica é a forma de maior eficácia no combate as deficiências. O efeito benéfico do ferro como nutriente indispensável em alimentos, leva-nos a desenvolver novos procedimentos analíticos para a sua determinação. Neste trabalho analisaram-se os teores de ferro presentes em cinco amostras de suplemento alimentar feita por espectrofotometria no UV-Visível através do método orto-fenantrolina, com a finalidade de avaliar a sua qualidade no mercado consumidor. Os resultados indicaram que os teores de ferro não correspondem aos valores citados nos rótulos desses produtos.

PALAVRAS CHAVES: análise espectrofotométrica, ferro, suplemento alimentar

INTRODUÇÃO: No corpo humano, o ferro está presente em todas as células e exerce várias funções vitais. A carência desse nutriente, denominada anemia ferropriva, possui origem multicausal tendo como fatores determinantes as condições socioeconômicas, as condições de assistência à saúde da criança, seu estado nutricional, a presença de morbidades, o consumo alimentar e os fatores biológicos (BOOTH et al., 1997). Uma das maneiras mais comuns de se tratar anemia é através da ingestão de suplemento alimentar contendo ferro, o qual geralmente encontra-se na forma de sulfato ferroso. A sua suplementação em períodos de grande necessidade orgânica é a forma de maior eficácia no combate as deficiências. O ferro tem a capacidade de aceitar e doar elétrons, prontamente, interconvertendo-se entre a forma férrica (Fe3+) e ferrosa (Fe2+). Esta propriedade o torna um componente muito útil em moléculas que ligam e transportam o oxigênio (hemoglobina e mioglobina), e em muitas enzimas que realizam processo redox, funcionando como transportadoras de elétrons. O efeito benéfico do ferro como nutriente indispensável em alimentos, leva-nos a desenvolver novos procedimentos analíticos para a sua determinação. Portanto, vários procedimentos analíticos têm sido reportados na literatura, sendo o método da orto-fenantrolina o mais empregado pela simplicidade da técnica. O método menos sujeito a interferências, entretanto, é o da absorção atômica em que consiste na determinação da presença e quantidade de um metal em uma solução qualquer, usando como princípio a absorção de radiação ultravioleta por parte dos elétrons ao sofrerem um salto quântico (WELZ et al., 1999). Avaliar a quantidade desse nutriente constitui um importante fator para o controle da qualidade de alimentos. Sendo assim, este trabalho apresenta os resultados obtidos na determinação do teor de ferro presentes em amostra de suplemento alimentar com detecção espectrofotométrica via método da curva analítica.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado no Laboratório do DQF-UFPE, onde foram analisadas cinco amostras de suplementos alimentares de diferentes marcas, obtidos comercialmente. O teor de ferro foi determinado por Espectroscopia no UV-Visivel após a digestão ácida, utilizando um espectrofotômetro de absorção molecular modelo SP395-D, Coleman pelo método da orto-fenantrolina. Construiu-se a curva analítica para as seguintes concentrações de Fe (II): 0,26; 0,50; 1,00; 2,00 e 3,00 mg L-1, obtendo-se um coeficiente de correlação linear de 0,997 e, a partir da equação da reta calculou-se o teor de ferro nas amostras. As analises foram realizadas em triplicatas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A tabela mostra as médias dos resultados obtidos na determinação de ferro em suplementos alimentares vendidos comercialmente. As concentrações de ferro nas amostras foram calculadas com base na curva de calibração. Mostra também os erros relativos de Fe (II) existente em cada amostra.

Os teores de ferro encontrados nas amostras de suplementos alimentares apresentam valores muito altos comparados com os valores estabelecidos no rótulo do produto. O excesso pode está associado ao condicionamento inadequado da amostra ou por outro lado, os fabricantes não estão tendo um controle de qualidade rigoroso tendo em vista que os teores de ferro determinados em todas as amostras não apresentaram valores correlativos aos citados nos rótulos desses produtos.



CONCLUSÕES: A técnica espectrofotométrica no UV-Vísível se mostrou viável e eficiente para a determinação de ferro para amostras de suplementos alimentares. Entretanto, a análise dos resultados constatou-se que o teor de Fe (II) encontrado nas amostras não está coerente aos citados nos rótulos desses produtos o que seria necessária uma maior fiscalização no controle de qualidade na fabricação desses produtos.

AGRADECIMENTOS: DQF-UFPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. BOOTH, I. W, AUKETT, M. A. Iron deficiency anaemia in infancy and early childhood. Arch Dis Child 1997;76:549-554 (June )
2. WELZ, B.; SPERLING, M.; Atomic Absorption Spectrometry, 3th ed., VCH: Weinheim, 1999.