ÁREA: Química Orgânica
TÍTULO: Avaliação Antiparasitária Leishmanicida e Tripanocida de Complexos de Zinco e Cobre (II).
AUTORES: SILVA, L.E. (UFMT) ; FRANCISQUINI, E. (UFMT) ; STEINDEL, M. (UFSC) ; NUNES, R.K. (UFSC)
RESUMO: Neste trabalho efetuou-se a síntese de 2 derivados sulfonamídicos baseado no núcleo quinolínico, bem a complexação do derivado benzenosulfonila (2) com zinco e cobre. Os compostos foram submetidos à triagem antiparasitária frente a cepas de cultura de Leishmania amazonensis e L. chagasi e de Trypanosoma cruzi. A citotoxicidade foi realizada com macrófagos murinos. Os resultados demonstraram que os compostos sintetizados apresentam atividade antiparasitária, porém uma alta citotoxicidade.
PALAVRAS CHAVES: zinco,quinolina,antiparasitários
INTRODUÇÃO: Tratamentos atuais para doenças parasitárias como leishmaniose e tripanossomíases são insatisfatórios devido à sua via de administração, toxicidade e efeitos colaterais.1 Muitos grupos têm trabalhado na busca de novos agentes antiprotozoários pela coordenação de metais a compostos orgânicos.2 Complexos de zinco e cobre têm mostrado importante papel no sistema biológico, realizando funções catalíticas e estruturais.3 Na busca de novas entidades químicas que combinem alta atividade e baixa toxidez, a nossa estratégia é a coordenação de cobre e zinco a sulfonamidas baseadas no núcleo quinolínico.4 Assim, neste trabalho, efetuamos a síntese de dois derivados 8-arilaminoquinolinosulfonamídicos e seus respectivos complexos de cobre(II) e zinco e avaliamos sua atividades antiparasitária frente a cepas de Leishmania amazonensis, L.chagasi e Tripanossoma Cruzi.
MATERIAL E MÉTODOS: A obtenção dos ligantes se deu pela reação de um núcleo quinolínico (8 – aminoquinolina) com sulfonamidas (cloreto de p - tolueno sulfônico e cloreto de sulfonila), foi utilizado como agente precipitante água destilada sendo em seguida filtrado e lavado. A complexação realizou - se com cloreto de zinco e sulfato de cobre utilizando como solvente metanol, o precipitado formado foi filtrado e lavado com metanol. Todo o material produzido foi encaminhado para triagem antiparasitária frente a cepas de cultura de Leishmania amazonensis e L. chagasi e de Trypanosoma cruzi. A avaliação da citoxicidade ocorreu com macrófagos murinos. Ligantes e complexos, foram produzidos em balão de 50mL e utilizado agitador magnético para a total solubilização. Realizou-se as filtragens em funil de buschner com auxilio de bomba a vácuo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O complexo de zinco (3) foi obtido a partir da reação do ligante (2) com ZnCl2 em metanol (2:1). Para a desprotonação do hidrogênio amídico gotas de NH4OH também foram utilizadas4. O complexo de cobre (4) também foi obtido pela reação do ligante (2) com acetato de cobre (2:1). Os compostos foram submetidos a ensaios de avaliação antiparasitária, nominalmente tripanocida e leishmanicida. Os resultados são sumarizados na Tabela 1. Os compostos que estão na tabela abaixo mostraram atividade a 500 uM em triagem preliminar e foram testados em concentações decrescentes contra formas de cultura de Leishmania amazonensis e L. chagasi e de Trypanosoma cruzi. A citotoxicidade foi realizada com macrófagos murinos.
CONCLUSÕES: A triagem inicial mostrou que os ligantes 1 e 2 bem como os complexos 3 e 4 apesar de apresentarem resultados promissores, são citotóxicos. Estudos com os complexos obtidos a partir do ligante 1 estão em andamento
AGRADECIMENTOS: CNPQ
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1Croft, S.L.; Barret, M.P.; Urbina, J.A. Trends in Parasitology. 2005, 19, 502
2Pérez-Rebolledo,A. et al. Eur. J. Med.Chem. 2008, 43, 939.
3Daniel, K.G.; Chen, D.; Orlu, S.; Cui, Q. C.; Miller, F. R.; Dou, O. P. Breast Cancer Research 2005, 7, R897.
4Silva, L.E.da. ; Joussef, A.C. ; Pacheco, L.K. ; Silva, D.G.da. ; Steindel, M. Rebelo, R.A. Bioorg. Med. Chem. 2007, 15, 7553.