ÁREA: Produtos Naturais
TÍTULO: ESTUDO TEÓRICO DE PREDIÇÃO DE DADOS DE RMN DA DESIDROCROTONINA
AUTORES: SOUZA, C. S. (UFPA) ; SILVA, S. O. (UFPA) ; BRASIL, D. S. B (UFPA) ; ALVES, C. N (UFPA) ; GUILHON, G. M. S. P (UFPA) ; MÜLLER, A. H., (UFPA)
RESUMO: A Croton cajucara, vulgarmente conhecida como “sacaca”, é utilizada no tratamento de várias doenças na região Amazônica do Brasil. Os estudos mostraram que as cascas do caule são ricas em diterpenos do tipo clerodano, tendo sido isolado, entre eles, a trans-desidrocrotonina (DCTN) que apresenta atividade biológica comprovada. Neste trabalho foram utilizados métodos teóricos para determinação de dados estruturais e espectrométricos de RMN (¹H e ¹³C) para a DCTN a fim de verificar a eficácia do método DFT e a concordância estatística entre os valores teóricos e experimentais através de dados de regressão linear. Os dados teóricos de RMN para DCTN foram comparados com aqueles descritos na literatura. Os resultados obtidos foram satisfatórios para a metodologia empregada.
PALAVRAS CHAVES: trans-desidrocrotonina, dft, rmn
INTRODUÇÃO: A Croton cajucara, pertencente a família botânica Euphorbiaceae, é uma das mais conhecidas na Amazônia dentre as espécies Croton existentes nesta região, sendo muito utilizada na medicina popular. Ela é utilizada como fármaco ou fonte de fármacos. A trans-desidrocrotonina (DC) (Figura 1), isolada de C. cajucara, apresenta atividade antitumoral proporcionando uma taxa de sobrevida de 80% e não possui taxa de toxidade em animais, no entanto o seu uso indiscriminado em humanos acarreta problemas hepatotóxicos graves1. Outras atividades biológicas apresentadas por DC são: hipoglicêmica, antigenotóxica, hipolipidêmica, antiulcerogênica, antiflamatória, antinociceptiva, antiestrogênica e cardiovascular1. Com o objetivo de analisar a eficácia do método DFT (B3PW91/DGDZVP) na predição de dados de RMN dessas substâncias, os resultados obtidos nos cálculos teóricos foram correlacionados aos experimentais2 através de regressão linear. Adicionalmente, o erro absoluto médio (EAM) e o erro absoluto médio corrigido (EAMC) foram também determinados.
MATERIAL E MÉTODOS: Neste trabalho, utilizaram-se métodos teóricos para determinação de dados estruturais (geométricos) e espectrométricos (RMN de 1H e 13C) da desidrocrotonina. Inicialmente realizou-se a otimização estrutural com o método DFT tendo como funcional híbrido B3LYP com o conjunto de funções de base 6-31G**. Cálculos de freqüências dos modos normais de vibração ao nível B3LYP/6-31G** a fim de confirmar o ponto estacionário. Para os cálculos de RMN foi utilizada a metodologia B3PW91/DGDZVP. Os valores teóricos obtidos foram correlacionados aos valores experimentais através de regressão linear revelando boa correlação estatística. Adicionalmente foram determinados o erro absoluto médio (EAM = n  calc - exp /n) e o erro absoluto médio corrigido (EAMC = n  corr - exp /n).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na figura 2 observam-se as correlações entre os deslocamentos químicos experimentais e calculados para o espectro de RMN 13C e de 1H dessas substâncias. Os resultados dos cálculos de RMN obtidos são bastante significativos considerando os parâmetros estatísticos calculados: R2 = 99,0 %, EAM = 0,17 ppm, EAMC = 0,16 ppm, para os dados de RMN 1H e R2 = 99,9 %, EAM = 4.75 ppm, EAMC = 2.20 ppm, para os dados de RMN 13C
CONCLUSÕES: Pelos resultados obtidos, pode-se afirmar que a metodologia empregada para determinação dos dados é satisfatória podendo ser utilizada no estudo geométrico e espectrométrico de RMN da trans-desidrocrotonina e compostos similares.
AGRADECIMENTOS: Os autores são gratos FUNTEC-SECTAM, a FINEP e ao CNPq pelo suporte financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ¹ Costa, M. P. da ; . Magalhães N. S. S; Gomes ,F. E. S.; Maciel ,M. A. M.
Revista Brasileira de Farmacognosia Brazilian Journal of Pharmacognosy.17(2) 275-286, Abr./Jun. 2007
² MACIEL, M. A. M. ; PINTO A. C. , BRABO, S. N. ; and DA SILVA, M. N.
Phytochemistry Vol. 49. No. 3, pp.823-828. 1998